Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Auto de São Francisco” de Ciro Barcelos estreia amanhã em São Paulo

04/03/2020

Notícias

Os jovens que estiveram em Xaxim, no Oeste Catarinense, durante as Missões Franciscanas da Juventude já viram em primeira mão o “Auto de São Francisco”, de Ciro Barcelos. Agora, a população de São Paulo poderá ver o “Auto-musical”, como define o autor, na estreia do dia 5 de março, às 20 horas, no Teatro D, no Itaim Bibi, juntamente com a exposição intitulada “Ícones”, do artista plastico, figurinista e ator Claudio Tovar.

Ciro Barcelos foi ovacionado durante a estreia do “Auto de São Francisco” para 800 jovens que participaram das Missões Franciscanas da Juventude desta Província da Imaculada. Segundo Ciro o espetáculo, adaptado a partir do musical original “Francisco de Assis”, é composto por três atores: o musico André Perine, que assina a direção; a atriz e cantora Patricia Barbosa; e o própio Ciro Barcelos, tambem diretor e protagonista.

Baseado na Legenda dos Três Companheiros, escrita no século XIII por três fiéis companheiros de Francisco de Assis, e, em sua experiência vivida na cidade de Assis ao longo de um ano, o autor conta a trajetória do jovem Francisco Bernadonne através do olhar de três artistas saltimbancos e moradores de rua da Idade Média, os quais afirmam tudo saberem sobre o amado mestre. Os três se revezam em vários personagens num alegre e divertido trio de menestréis devotos de São Francisco que, através das cantorias de romeiros, repentes, poemas e canções originais, que vão do folclore popular brasileiro ao rock and roll, narram a trajetória de um jovem revolucionário, canonizado santo pela Igreja, mas que, acima de tudo, deixou um legado de amor à natureza, urgente e necessário aos dias de hoje.

Nas Missões de Xaxim, os frades participaram da última cena do Auto

Ciro Barcelos viveu dois anos na Itália, trabalhando como coreógrafo e estudando teatro. Em Assis passou por uma intensa experiência espiritual vivendo em mosteiros como noviço franciscano, de onde tirou a inspiração para escrever e protagonizar um dos musicais de maior sucesso do Brasil, o “Musical Francisco de Assis”. Foram doze anos de temporada em grandes teatros do Rio de Janeiro e nas capitais brasileiras. A convite da Secretária de Cultura de Assis, o espetáculo foi apresentado no Lyric Yheatre com lotações esgotadas para uma plateia diária de duas mil pessoas. Elogiado pela crítica italiana, o musical foi aclamado pelo público italiano, tendo na plateia ninguém menos do que o cineasta Franco Zefirelli, do filme “Irmão Sol Irmã Lua”. De volta ao Brasil, prosseguiu sua temporada, e pelas mãos do cineasta Roberto Farias tornou-se Especial da Rede Globo, conquistando vários prêmios de teatro.

Em São Paulo, estreia dia 5 de março no Teatro D, juntamente com a exposição intitulada “Ícones”, do artista plastico, figurinista e ator Cláudio Tovar, que fez parte do elenco original do “Musical Francisco de Assis”, e, assim como Ciro, foi um dos fundadores do grupo Dzi Croquettes.

O Auto pode ser visto, de 5 a 29 de março, às quintas às 20h00; sextas e sábados, às 21h00; e aos domingos, às 18h00. Depois, o autor seguirá em turnê pelo pais. Paróquias, colégios e outras instituições que quiserem receber o espetáculo pode fazer contato com Sirlei Paiva: paivasirlei@yahoo.com.br

O Teatro D fica na Rua João Cachoeira, 899 – piso G2, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).

Os ingressos, que custam de 40 a 80,00 reais, podem ser comprados no endereço: https://site.bileto.sympla.com.br/teatrod/


Ficha Técnica:

Texto, Concepção e Direção: Ciro Barcelos
Direção Musical: André Perine
Trilha Sonora original: Flávio de Lira/ André Perine/ Ciro Barcelos
Fugurinos, adereços e visagismo: Claudio Tovar
Direção de movimento: Ciro Barcelos
Preparação vocal: Maúde Salazar
Desenho de Luz: Carlos Zulu
Arte visual: Patricia Barbosa
Produção: Teatro D e TTD-Trupe Teatro da Desordem.
Assistente de Produção: Sirlei Paiva
Atores e musicos: Ciro Barcelos, André Perine e Patricia Barbosa