Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Evangelização e missão na pauta do Capítulo

21/07/2016

Notícias

Luanda (Angola) – Depois da manifestação de alegria pela eleição do novo governo, o terceiro dia (20/7) do Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, que está em andamento na capital de Luanda, teve os trabalhos capitulares centrados no tema da evangelização e formação, pertinente na grande missão que é manifestar o amor de Deus à humanidade no caminho começado por Francisco de Assis. Esse mesmo amor que é testemunhado anós, angolanos, há 26 anos pelos frades brasileiros da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

capitulares_1Na Celebração Eucarística deste dia, o Definidor Frei João Francisco da Silva, que também é secretário para a Formação e Estudos, rezou pelas vocações religiosas e alertou para a necessidade de não transformar o Evangelho em ideologias, mas trabalhar pela messe do Senhor. Ao exortar os capitulares sobre o medo que, muitas vezes, toma conta das pessoas, como ao jovem Jeremias, Frei João lembrou que não estamos sozinhos. “O Senhor está sempre conosco, assim como esteve com Jeremias, com São Francisco e tantos outros que se confiaram no Senhor, apesar de todas limitações humanas”, disse o presidente da celebração, lembrando que não somos chamados para a negatividade e destruição, mas para a construção e plantação (Jer 1, 10). Frei João evocou o Papa Francisco para dizer que Deus espera de nós uma “atitude se saída”, para não “acomodarmo-nos e perdemos o espírito missionário que deve ser a mola mestra da nossa vocação e missão”, como lembra o Plano de Evangelização da Província.

Na Sala Capitular, os capitulares se debruçaram sobre o aspecto da Evangelização. As discussões foram muitas, mas grandes e boas ideias surgiram. Já à tarde, os trabalhos continuaram com a exposição do relatório do secretário para a Formação e Estudos da Fundação, Frei Alisson Luís Zanetti. Ele serviu de base para a reflexão: o que se espera da FIMDA em termos de evangelização e formação?

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanböemmel, lembrou que todos somos agentes de formação e evangelização enquanto frades, de modo que não devemos delegar nossa consagração. Ja Frei Ivair Bueno, eleito neste Capítulo conselheiro, frisou que todos juntos, angolanos e brasileiros, estarão cosolidando a missão num espírito de pertença à Fraternidade da Ordem, da Província e da Fundação.

Equipe de Comunicação do Capítulo

capitulares_oficial