Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Causa de Frei Bruno: mais uma etapa nesta quarta

28/10/2013

Notícias

Foto Moacir Beggo

Estátua de Frei Bruno em frente à Matriz de Xaxim

Moacir Beggo

Xaxim (SC) – Com o edital do Vaticano concedendo o “Nihil obstat” (nada obsta) para a causa do Servo de Deus Frei Bruno Linden, o bispo diocesano de Joaçaba, D. Mário Marquez,  dará início solenemente nesta quarta-feira, dia 30 de outubro,  à sessão de abertura da causa do Servo de Deus Frei Bruno Linden.

Este momento histórico para a Igreja – especialmente aos franciscanos e à Diocese de Joaçaba – e para os milhares de fiéis devotos do frade franciscano terá início às 15 horas no Salão da Catedral de Santa Terezinha,  em Joaçaba, SC. Ele acontecerá em seguida a um momento de oração e, além de Dom Mário, estarão presentes o Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Fidêncio Vanboemmel,  e os Vice-postuladores da Causa, Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorski.

Segundo Frei Estêvão, o processo que visa à beatificação e à canonização de Frei Bruno obedecerá três etapas bem distintas:
1ª) O Processo diocesano que tem início nesta quarta-feira;
2ª) Concluída esta etapa, será recolhida a documentação para enviar a Roma, onde será estudada pela Congregação para a Causa dos Santos, incluindo nesta etapa a Comissão Teológica e a Comissão dos Cardeais;
 3ª) A decisão do Papa, que se apoiará na comprovação da prática heroica da vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus, na voz do povo de Deus e no milagre obtido pela intercessão do Servo de Deus.
O Vice-postulador explica os passos a serem dados a partir desta quarta-feira, com a sessão de abertura da causa: introdução da Causa, a constituição do Tribunal Eclesiástico e a preparação dos interrogatórios.
1. A introdução da causa se dará através do decreto do bispo diocesano D. Mário aceitando a solicitação do Postulador da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Giovan Giuseppe Califano;
2. Em seguida vai ser lido o decreto da nomeação do Tribunal com os seguintes integrantes: um delegado do bispo,  Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos; um promotor de justiça, Pe. Clair José Lovera; uma notária (secretária) Michelle Selig; e um notário auxiliar Cláudio Orço. “Tanto o bispo como os membros do Tribunal farão um juramento solene”, explica Frei Estêvão, também informando que vai ser nomeada a Comissão Histórica, que contará com Frei Clarêncio Neotti e Iraci Lopes.
3. Por último, os interrogatórios. Um dos vice-postuladores vai apresentar o elenco das testemunhas a serem interrogadas. Também se marcará local, data e hora do primeiro interrogatório.
Concluídos os interrogatórios, encerra-se o processo diocesano, que será anunciado em outra sessão solene, quando toda documentação será lacrada e receberá o selo de inviolável do bispo para ser enviada a Roma, onde começará a segunda etapa.

Frei Estêvão lembra que, simultaneamente a este processo, serão recolhidas as manifestações de possíveis milagres obtidos pela intercessão do Servo de Deus Frei Bruno Linden.
Frei Estêvão confessa que está muito contente com o processo e pede orações para o bom andamento da causa. “Eu estou muito confiante e vejo que os envolvidos também estão muito animados pela causa, porque Frei Bruno se enquadra perfeitamente na perspectiva pastoral do Papa Francisco, que conduz o povo de Deus acentuando a simplicidade, a humanidade e total confiança em Deus”, acredita o Vice-postulador.

O Vigário Provincial também pede para chamar Frei Bruno sempre de Servo de Deus, conforme a orientação do Vaticano: “§ 2. É chamado Servo de Deus o fiel católico do qual já se iniciou a causa de beatificação e canonização” (Sanctorum Mater).