Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos: Concerto de aniversário das Meninas toca as cordas da alma e do coração

05/11/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – O aniversário de 34 anos do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis foi celebrado em grande estilo na última sexta-feira (4/11), com um Concerto de clássicos do rock e músicas populares, no Instituto Teológico Franciscano (ITF), às 20 horas. O repertório contou com doze apresentações, além do bis e com a presença de uma banda no acompanhamento.

Depois de dois anos com festividades remotas, a emoção tomou conta das coralistas que não esconderam a satisfação de estarem celebrando presencialmente a passagem desta importante data para todo o coro. O público que lotou o Salão Acadêmico do ITF pode prestigiar uma noite envolvente. Na plateia, destaca-se a presença de ex-coralistas, pais e simpatizantes do canto coral.

“Com muita alegria nós nos reunimos nessa Casa Franciscana do Instituto Teológico Franciscano”, disse o presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos Antonio de Andrade, na abertura do evento. “Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos. Na pessoa de Frei Sandro Roberto, agradeço por abrir as portas do Instituto ao nosso coro das Meninas dos Canarinhos para juntos celebrarmos esta festa de aniversário”, disse.

Frei Marcos explicou que o coro das meninas faz parte do IMCP, da Província da Imaculada Conceição do Brasil. “Então, nós frades do ITF, do IMCP, fazemos parte dessa grande família franciscana, que tem São Francisco como modelo, como um homem de Paz e de Bem”, frisou. “Celebrar estes 34 anos do coro das Meninas dos Canarinhos é celebrar aquilo que a música pode fazer e que os nossos coros no IMCP têm por missão: levar a Boa-Nova do Evangelho que é o amor e a paz para todos. Isso tudo, através do canto e da música. Este é o grande objetivo de toda a formação do nosso instituto. Através da música, da boa música, queremos levar alegria para todos os que nos ouvem”, acrescentou.

O diretor artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt, também dirigiu algumas palavras aos presentes e manifestou sua gratidão a todas as pessoas presentes no evento. Lembrou que no ano de 1988, data de fundação do Coral das Meninas, o coro teve a regência da professora Silvia Muniz e que naquela época o coro se chamava ‘Andorinhas da Serra’, talvez, fazendo um contraponto com os Canarinhos de Petrópolis.

“O coro surgiu de uma necessidade na qual as meninas pudessem também cantar. Até então, havia apenas o coro dos Canarinhos, que neste ano completou 80 anos”, disse. “Eu quero parabenizar a todas as meninas e ao maestro Marcelo Vizani por esse belo trabalho que vem exercendo há mais de 24 anos como mentor do coro”. E, terminou com uma frase: ‘A música talvez seja de todas as artes, aquela que, sem dizer nenhuma palavra tange as cordas sentimentais da alma e do coração’. “Com essa frase eu desejo que a música também toque o coração e a alma de todos vocês”, disse.

Na sequência, o Coral das Meninas dos Canarinhos foi recepcionado pelos presentes com uma calorosa salva de palmas. Dirigindo-se aos presentes, o maestro Marcelo Vizani, também agradeceu a presença de todos. “É uma alegria estar aqui, a frente deste coro, e celebrar 34 anos de existência. Quero dividir com vocês a alegria de estarmos juntos através da nossa música”, adiantou.

A apresentação de todo o repertório contou com a participação das coralistas. Elas começaram o Concerto com a canção tradicional “Dany Boy”, escrita em 1913 por Frederick Weatherly. Seguidamente, entoaram “Love of my life”, de Freddie Mercury, composta em 1975. A música se tornou uma das preferidas do público nos shows da América do Sul no anos 80, principalmente no Brasil e Argentina. Após a morte de Freddie Mercury, se tornou um tributo ao cantor durante as apresentações do Queen.

Na sequência vieram “Days of Beaty” de Ola Gjeilo e Emily Brontë e “Yesterday” de John Lenno e Paul McCartney. Está última foi lançada em 1965 e é considerada a primeira gravação oficial da banda The Beatles, acompanhada por um quarteto de quatro cordas. Seguidamente, entoaram “Samba do Avião” de Tom Jobim, canção composta em 1962. O autor escreveu para um filme italiano e trata da paixão do compositor pelo Rio de Janeiro e ao mesmo tempo, revela seu medo de andar de avião.

“Canção da América”, de Milton Nascimento e “Over the rainbow”, de Harold Arlen e Yip Harburg foram as próximas execuções. Depois vieram “Cant help falling in love”, de Hugo Peretti, Luigi Creatore e George Weiss, canção imortalizada na voz de Elvis Presley.

A faixa de maior sucesso dos anos 60 “O Cupido”, de Neil Sedaka, arrancou aplausos do público que cantou juntamente com o Coral das Meninas. Sendo o primeiro álbum lançado pela cantora brasileira, Celly Campello, no ano de 1959, é considerado também como o primeiro LP de rock brasileiro. Após 17 anos de gravação, a música voltou a fazer sucesso, ao se tornar tema de abertura de uma telenovela da televisão nacional.

“I say a little prayer for you”, de Burt Bacharach e Hal David, é de 1967 e foi a próxima apresentação das meninas. E, na sequência, entoaram “Bohemian Rhapsody”, de Freddie Mercury, que é considerada a obra prima da banda de rock britânica Queen. A música, que tem em média seis minutos, quebrou paradigmas e vem encantando fãs ao longo de décadas.

Uma das canções mais conhecidas da banda britânica The Beatles “Eleonor Rigby”, marcou o encerramento do concerto. Originalmente lançada em 1966 tem como autores de composição John Lennon e Paul McCartney. A música é um clássico! E por fim, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso atendeu ao pedido de bis do público presente.

VEJA OS VÍDEOS DO CONCERTO


Frei Augusto Luiz Gabriel