Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A música volta aos corredores do Instituto dos Meninos Cantores 

16/09/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – Desde o início do mês de setembro, os Corais dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) retornaram com os ensaios de modo presencial no Instituto dos Meninos Cantores (IMCP). Após um ano e meio com eventos, ensaios e concertos de forma virtual e a distância, os coralistas voltam a dar vida ao prédio do ICMP, que respira música.

Segundo Frei Marcos Antonio de Andrade, é muito bom poder ouvir novamente música nos corredores do IMCP. “Cantem muito”, desejou o presidente. A gestora do IMCP, Rose de Mello, garante que todas as medidas de segurança estão sendo cumpridas e observadas. Para o maestro e diretor artístico, Marco Aurélio Lischt, este é o momento de recomeçar aos poucos, visto que o primeiro contato com os coralistas que ingressaram no último ano foi realizado apenas agora. 

AGENDA E NOVIDADES

A agenda do coro de meninos cantores mais antigo do país já está recheada de atividades e eventos. No próximo domingo (18/09), um pequeno grupo de meninos cantores volta para o presbitério da Igreja do Sagrado, para entoar os cantos da Celebração Eucarística das 10 horas. Vale lembrar que o coro cantou ininterruptamente essa missa por mais de 78 anos. E neste último ano, o coral ganhou a força dos frades franciscanos do Convento do Sagrado que, sob o auxílio do mestre Frei Marcos, fizeram nascer o Coral dos Frades do Tempo da Teologia e foram fiéis à tradição de cantar a missa das 10 horas.

No dia 30 de setembro, o Coral dos Canarinhos fará uma apresentação ao vivo, às 20 horas, na Serra Serata, festival que homenageia a cultura italiana na Cidade Imperial e que vai ocorrer entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro. O evento é presencial e também será transmitido pelas redes sociais do IMCP.

Além disso, no dia 4 de outubro, às 9 horas, dia em que toda a família franciscana celebra São Franciscano de Assis, o Coral dos Canarinhos apresentará pelo canal do YouTube do IMCP, o “Especial de São Francisco”. 

Já o Coral das Meninas dos Canarinhos se prepara para completar 33 anos de criação em meados de outubro. Um especial está sendo preparado e vai exibir músicas inéditas “Gravada em Casa”, seguida de canções já gravadas e outras surpresas.

Acompanhe as atividades dos Corais dos Canarinhos pelo site: www.canarinhos.com.br

VEJA O VÍDEO COM IMAGENS DO RETORNO DOS ENSAIOS

Frei Augusto Luiz Gabriel