Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos apresentam Oratório de Natal no Rio de Janeiro e público lota a Sala Cecília Meireles

21/12/2022

Notícias

Rio de Janeiro (RJ) – Na última segunda-feira (19/12), o Coral dos Canarinhos e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis apresentaram o “Oratório de Natal” na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, uma das salas mais tradicionais do Brasil. O concerto contou com a regência do experiente maestro e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP), Marco Aurélio Lischt e a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ. O público lotou o evento, com ingressos esgotados dias antes da atração.

O espetáculo de Bach “Oratório de Natal Bwv 248 – Cantatas 1, 2 e 3”, exigiu muita preparação e disciplina dos jovens cantores e de toda a equipe do IMCP. Desde setembro, mais de 60 coralistas estiveram ensaiando um repertório que, segundo o maestro, é normalmente apresentado somente por coros profissionais e, ainda assim, por poucos deles. Isso justifica tamanho desafio de interpretação.

“O Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach é uma peça de grande envergadura da Literatura para Coro e Orquestra e também uma das peças mais executadas no mundo inteiro. É uma obra desafiadora por conta da língua alemã e pelo entendimento de toda a retórica que se esconde atrás dos textos cantados pelo coro e que faz com que a obra seja dramatizada em cima do nascimento de Jesus Cristo”, explicou Lischt.

“Hoje é um dia de festa, é um dia muito feliz, porque nós encerramos a temporada 2022 onde conseguimos fazer mais de 70 concertos aqui neste palco, 30 destes concertos nós fizemos chegar até vocês através da Tv da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)”, disse João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, no início da apresentação. “Para que tudo isso fosse possível, nós tivemos o apoio de muita gente”, frisou, agradecendo a equipe da Sala Cecília Meireles, aos patrocinadores e a todos os músicos da temporada de 2022. 

(clique nas imagens para ampliâ-las)

Para o maestro da UFRJ, André Cardoso, encerrar a temporada de apresentações da Sala Cecília Meireles é motivo de alegria e satisfação. “Antes de tudo, queria agradecer ao José Roberto, da FUNARJ e ao João Guilherme Ripper, da Sala Cecília Meireles, que são duas instituições fundamentais para a vida musical do Rio de Janeiro. Essas duas instituições têm feito essa sala acontecer. O público que lota essa sala representa este trabalho que vem sendo realizado. Para nós, músicos, é um espaço fundamental que é muito íntimo para todos nós das orquestras e dos grupos de câmara do Rio de Janeiro. Em nome dos músicos agradecemos a FUNARJ e a Sala Cecília Meireles”, destacou.

José Roberto Gifford, presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), ressaltou a importância do evento para a cultura do Estado. “A gente conseguiu formar uma equipe muito grande e interessada no trabalho e isso não foi por outra coisa a não ser pela vontade de fazer com que a cultura pudesse voltar para o estado do Rio de Janeiro, resgatando e ressuscitando a FUNARJ”, disse, apresentando uma série de eventos que aconteceram e que ainda irão acontecer nos próximos dias. “É uma obrigação minha dizer o que estamos fazendo. Obrigado por terem vindo. E vamos ao que interessa: escutar os Canarinhos de Petrópolis”, celebrou.

Assim, foram convidados a compor o palco os músicos da Orquestra do UFRJ e os coralistas dos Canarinhos, tendo ainda a participação de Marly Montoni como soprano, Lara Cavalcanti como mezzo, Anibal Mancini enquanto tenor e Marcelo Coutinho na posição de barítono, todos sob regência do maestro dos Canarinhos. 

As músicas do “Oratório de Natal, BWV 248” de Johann Sebastian Bach são datadas entre os anos de 1685 a 1750 cujo tema principal é o nascimento de Jesus Cristo. Seu caráter é de alegria e celebração. Na sua execução, os sons triunfais dos trompetes e dos tímpanos anunciam a chegada do Salvador. 

Para este concerto, a apresentação foi dividida em três partes: I – “Alegrai-vos, regozijai-vos! Ide, louvai estes dias!”; II – “E havia pastores nos mesmos arredores” e “II – “Ó Soberano dos céus, atendei às nossas orações”. No final, o público não poupou os aplausos e ovacionou o espetáculo.

A próxima e última apresentação do ano do Coral dos Canarinhos será no dia 25 de dezembro, às 10h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis, data em que os coralistas também entrarão de férias, retornando suas atividades em fevereiro de 2023.


Frei Augusto Luiz Gabriel