Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com alegria e emoção, termina o Congresso Nacional Pueri Cantores em Passos (MG)

16/10/2022

Notícias

Passos (MG) – “Quando um sonho é sonhado junto daqueles que conosco se esforçam por uma causa, podemos ter a certeza de que este será um sonho realizado”, foi assim que Felipe Terra, Diretor Geral dos Pequenos Cantores de Passos e organizador à frente do XVII Congresso Nacional Pueri Cantores, expressou a satisfação em poder receber os diversos grupos corais participantes do evento, que terminou neste domingo (16/10), com a celebração da Santa Missa na  Igreja Matriz da cidade de Passos (MG), Igreja Bom Jesus dos Passos.

O celebrante, o pároco padre Sandro Henrique, em sua homilia enfatizou a experiência da música como aquela que quando vinculada a oração se torna um lugar de encontro com a promessa dos céus. Segundo ele, “a cidade de Passos pôde ser testemunha da beleza de Deus, que pela vida desses meninos revela o seu projeto de amor. Como na primeira leitura, em que Moisés precisou da ajuda de Aarão e Ur para poder rezar pelos israelitas que não podiam vencer os amalecitas, assim também, estes meninos cantores partilham uma postura de união”, disse. Padre Sandro ainda acentuou a necessidade de que, “recebendo este testemunho de diálogo com aquele que me é diferente, afinal estes jovens e crianças saíram das suas realidades e se dispuseram – motivados por um projeto maior do que o muro da exclusão e do preconceito – a conviver com diferente”.

A Celebração Eucarística, cantada pelos coralistas de todos os grupos corais pueri, teve a presença de uma composição de Frei José Luiz Prim, OFM, saudosa memória. Uma composição modal cantada a quatro vozes, solene e que demarca com arranjos fortes a chegada do Cristo Eucarístico. Para os que estavam presentes, a missa transbordava alegria e emoção. O ponto alto em que muitos se emocionaram, foi quando o Grande Coro entoou em castelhano a Ave Maria de Willian Gomez, uma composição delicada e orante. A celebração foi marcada ainda pela partilha que os coralistas fizeram de um dom pelo qual cada um dos maestros, preparadores vocais, colaboradores, pôde sentir como sua a responsabilidade por estes meninos e meninas terem descobertos a música como um talento que lhes pertence.

Ao final da celebração, o atual presidente da Federação Nacional Pueri Cantores, o maestro Messias Faleiro, anunciou que a sede do 18° Congresso Nacional Pueri Cantores será no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, em 2025. Em grande coro, os coralistas então entoaram o Hino do Menino Cantor e Cio da Terra de Milton Nascimento, encerrando a cerimônia de encerramento.

Os Canarinhos de Petrópolis se direcionaram para o almoço, saindo logo depois de volta à cidade de Petrópolis. Após um merecido descanso, a agenda do Coral dos Canarinhos voltará com os ensaios normais na próxima quarta-feira (19/10), para já na sexta-feira (21/10), viajarem à Guaratinguetá para duas apresentações, uma no sábado pelas 17h30 seguindo para o canto da missa às 19h no Santuário de Frei Galvão, e no domingo às 9h30 cantarão a liturgia no Seminário Franciscano Frei Galvão.

O sábado (15/10) dos meninos cantores de Petrópolis foi de recreação. Junto das famílias acolhedoras eles puderam aproveitar o dia em um almoço no qual todas as famílias se juntaram em um churrasco fraterno, regado a piscina e a um bom jogo de vôlei. Pela noite às 19h, eles cantaram a liturgia na comunidade Nossa Senhora das Graças, pertencente a paróquia Bom Jesus dos Passos, junto do Coral Cape Diem de Itajaí (SC). Os corais foram divididos em pequenos grupo no intuito de animarem as celebrações de algumas das comunidades da paróquia Bom Jesus. Após a celebração, os Canarinhos de Petrópolis se uniram com os coralistas dos Pequenos Cantores de Passos e também os Pequenos Cantores de Cassia, e juntos terminaram o dia em fraternidade por meio de um jogo de futebol.


Frei Lucas de Moura Justino Souza e equipe do IMCP