Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos de Petrópolis levam solenidade ao bicentenário de Frei Galvão em Guaratinguetá (SP)

22/10/2022

Notícias

Guaratinguetá (SP) – Pela primeira vez no Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP), o Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) encantou o público neste sábado (22/10), às 17h, durante Concerto que fez parte das festividades da Festa de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. Logo em seguida, às 19h30, o Coral marcou presença na missa de 7° dia da Novena e animou a celebração com os cânticos litúrgicos.

Realizado no palco na área externa do Santuário, o concerto de músicas populares levou aos presentes um show de clássicos que tocou o coração dos participantes que lotaram a tenda montada em frente ao palco. Pelos bastidores, os telespectadores comentavam sobre a alegria de ter na terra de Frei Galvão os Canarinhos de Petrópolis. Mas também, mostraram-se conhecedores da música popular, muitas vezes entoando juntamente com os Canarinhos as conhecidas músicas como “Cio da Terra”, de Milton Nascimento; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barrosso; “A Paz”, de Roupa Nova, entre outras.

“Depois de dois anos de pandemia é uma alegria retornar aos palcos e estar aqui em Guaratinguetá. Preparamos um repertório bem eclético”, disse o maestro Marco Aurélio Lischt, no início da apresentação.

No repertório do Coral dos Canarinhos que durou aproximadamente uma hora, os coralistas também entoaram as músicas “Ave Maria”, de Bach e Gounoud; “The Lord Bless you and keep you”, de John Rutter; “Hallelujah”, de G. F. Haendel; “Suíte Nordestina”, de Ronaldo Miranda; “Azulão”, de Jayme Ovalle; “Vira Virou”, de Kleiton & Kledir; “Sapato Velho”, de Paulinho Tapajós; “Correnteza”, de Tom Jobim; “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa e como bis, “Andanças”, de Paulinho Tapajós.

Segundo o reitor do Santuário Frei Galvão, Frei Diego Atalino de Melo, a presença do Coral dos Canarinhos de Petrópolis encantou o público. “É, sem dúvida, um momento histórico. Os Canarinhos deram o tom de solenidade que um bicentenário merece. Então, nos 200 anos de morte de Frei Galvão, precisávamos de um grande momento como este e a apresentação dos Canarinhos aqui é a coroação na grandiosidade deste momento do jubileu de nosso querido Frei Galvão”, disse.

Frei Leandro Costa Santos fez a apresentação do Coral e explicou que o Santuário Frei Galvão estava recebendo um coro que foi fundado em 1942 pelo franciscano Frei Leto Bienias e que, neste ano, completou 80 anos de trajetória.

“Neste período já realizou viagens internacionais para a Europa, Argentina, Venezuela e Estados Unidos; cantou com o Papa Paulo VI; se apresentou na final do jogo do Brasil na Copa do Mundo; gravou 18 CD’s – um deles com tiragem de 300 mil cópias; se apresentou com renomados artistas brasileiros a exemplo de Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ângela Maria, Luiz Ayrão e o grupo Roupa Nova; e conta com 40 ex-Canarinhos que, atualmente, vivem da música”, disse o frade.

VISITA ÀS CLARISSAS E À FAZENDA DA ESPERANÇA DE GUARATINGUETÁ

O Coral dos Canarinhos chegou em Petrópolis ainda na sexta-feira a noite (21/10), onde foram recepcionados pelas famílias acolhedoras, que gentilmente cederam espaços em suas casas. Como é o caso da Dona Eni, que acolheu seis jovens cantores e não escondeu a alegria e satisfação pela oportunidade, mostrando que a cada viagem a Família Canarinhos não só aumenta em tamanho, mas também em significado.

Durante a manhã deste sábado, os Canarinhos tiveram a oportunidade de conhecer a Fazenda da Esperança Santa Edwirges, de Guaratinguetá. E se o Coral dos Canarinhos veio a Guaratinguetá para cantar na Festa de Frei Galvão, confrade de Frei Leto Bienias, também tiveram a oportunidade de conhecer outra obra franciscana de outro confrade de Frei Leto, dessa vez do religioso Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga.

Ao chegarem ao local, os coralistas foram recepcionados pelos acolhidos e dirigiram-se a capela das Irmãs Clarissas, no belo mosteiro Mater Christi, situado no interior da Fazenda da Esperança. Ali, ouviram testemunhos de alguns jovens que estão no processo de recuperação. Foi um momento de partilha e troca de experiências, bem como de perguntas e questionamentos.

No entanto, um momento especial chamou a atenção de todos os Canarinhos: o encontro com as irmãs Clarissas. Segundo Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, as Irmãs Clarissas acompanham a vida e a rotina dos coralistas, através dos meios de comunicação da instituição. Para os coralistas, foi uma grata surpresa saber que as religiosas, mesmo enclausuradas, rezam e estão na intercessão deste projeto que já completa 80 anos.

Como retribuição pela acolhida, os coralistas entoaram três músicas. “Ave Maria” de Tomas Luiz da Vittoria, “Psalmus Brevis” de João Guilherme Ripper e “Azulão” de Jayme Ovalle. No final, as Irmãs Clarissas logo pediram bis. O Coral cantou então “Conversa de Botequim” de Noel Rosa.

As irmãs então cantaram a bênção de Santa Clara e abençoaram os Canarinhos, que ficaram emocionados com tamanha simplicidade, proximidade e simpatia.


Frei Augusto Luiz Gabriel