Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Buscar o rosto de Deus como Francisco e Antônio

05/06/2015

Notícias

Moacir Beggo

 Santos (SP) – O quinto dia da Trezena de Santo Antônio no Convento Santo Antônio do Valongo, que celebra 375 anos de fundação, coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente ou o Dia da Ecologia, que tem como Patrono São Francisco de Assis. Para participar da festa do Padroeiro, o reitor do Santuário, Frei André Becker, convidou a Paróquia São Tiago Apóstolo e o Pe. Lucas Alves para presidir a celebração. Frei Rozântimo Antunes Costa, frade do Convento, presidiu o momento devocional da Trezena e concelebrou nesta sexta-feira.

Como tema para o dia, “Santo Antônio e o Santo dos Animais”, procurou-se lembrar um dos pilares da espiritualidade franciscana, que nasceu da contemplação da beleza das criaturas, dos irmãos e irmãs, como manifestação do Criador. Essa experiência mística fez Francisco ver o mundo como uma fraternidade universal. Todos são seus irmãos, até as criaturas. Como verdadeiros irmãos e irmãs, todos os seres humanos e todas as criaturas em geral devem ser reconciliados com Deus.

lucas“Olhando para todos os santos e santas, em especial para São Francisco e Santo Antônio, enxergamos com muita alegria o rosto de Deus”, disse Pe. Marcos, lembrando que os dois poderiam ter se destacado na sociedade, pois eram de famílias ricas. “Mas isso dentro de uma perspectiva humana. Mas eles um dia fizeram a pergunta: por que não ser de Deus?”, observou.

Segundo o Pe. Lucas, a união com Cristo leva à perfeição da caridade, que é a santidade. “Quando olhamos para a vida dos santos, enxergamos as virtudes de Deus. Mas você também pode, sim, buscar a santidade a partir do seu modo de ser”, indicou. Segundo ele, o discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar firme testemunho dela e propagá-la.

“Como é bom estar ao lado de uma pessoa que transmite a palavra, a alegria e o amor. Como é bom estar ao lado de um frei, do padre, do bispo, do Papa Francisco, porque enxergamos neles a figura de Deus! Como é bom estar ao lado de uma família que transmite todos os valores do Reino dos Céus!”, acrescentou.

confeiteiras

As confeiteiras começam cedo a preparar os bolos, doces, salgados, tortas. Dedicação de sobra…

“Eu gosto de estar ao lado de pessoas que me mostram o caminho da santidade. Até que ponto valorizamos a amizade das pessoas que buscam a Deus?”, questionou, enfatizando que Francisco de Assis e Santo Antônio são referenciais para um mundo carente de ideais.

“Hoje buscamos idolatrias, mas esquecemos de Jesus Cristo. Almejamos outros ideais, como o dinheiro – é claro que precisamos do dinheiro para ter estrutura em prol do bem comum -, mas isso não é tudo. A Igreja não produz ídolos, mas santos. O mundo de hoje precisa de pessoas santas”, ensinou.

No final da homilia, Pe. Lucas pediu para, a exemplo de Francisco de Assis, fazer a experiência de buscar o rosto de Deus. Encerrou com o canto atribuído a São Francisco “Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz”.

Neste sábado, às 19 horas, o tema da Trezena no sexto dia é “O Santo da Humildade” e caberá a Frei Rozântimo Costa presidir a celebração eucarística.