Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A programação mariana no Convento da Penha

01/05/2021

Notícias

                                                                                        Imagem de Nossa Senhora das Alegrias, a Virgem da Penha

Os frades franciscanos do Convento da Penha (da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil) vão realizar uma programação especial para o “Mês de Maria”. A meditação dos mistérios da redenção e das Alegrias de Maria é “um compromisso de gratidão e de compromisso de solidariedade com os que sofrem, com aqueles que trabalham, sobretudo na linha de frente do combate ao coronavírus e um compromisso de fé que reafirmamos em cada Ave Maria que recitamos”, explica o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.

Para Frei Paulo, que está se recuperando depois de ter vencido a Covid-19, “a oração do terço nos faz contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe. Na meditação do terço, nos unimos e reunimos como família espiritual, que pede a superação desta terrível doença. É na oração persistente que renovamos nosso desejo de santidade, sobretudo de sermos, na família, na sociedade e no mundo, pessoas melhores, que espalham a paz e o bem”, finaliza.

Desta forma, todos os dias do mês de maio, os Franciscanos do Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES, vão rezar o terço pelas redes sociais. Os fiéis poderão deixar as intenções, preces e súplicas, bem como acompanhar e rezar o terço, em casa, através das redes sociais do Convento (Facebook, YouTube e Instagram).

As segundas, quartas, quintas e sextas, a oração do santo terço será às 18h. Já nas terças-feiras, o encontro virtual será às 19h (como já ocorre tradicionalmente todas as semanas, o Terço das Famílias). Aos sábados, os homens de grupo de Terço dos Homens de paróquias e comunidades da Arquidiocese de Vitória, subirão à Penha para meditar o rosário, a partir das 14h. Já aos domingos, a oração será ao meio-dia. Sempre pelo horário de Brasília.

A programação do “Mês de Maria” no Convento da Penha não para por aí. No dia 8 de maio, sábado das Mães, o Convento realiza a tradicional “Romaria das Mães ao Convento” que já ocorre há mais de 60 anos. O momento deverá ocorrer, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual e interativa. O Convento recebe no último sábado do mês (dia 29 de maio), o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Na programação, música, interação, a oração do terço e um programa especial pelas redes sociais. A Missa de Encerramento do encontro será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, OFM.

Vale lembrar que o tradicional “Terço Gigante” erguido entre as palmeiras imperiais do Campinho do Convento, permanece no local até o fim do mês de maio, portanto, o visitante que desejar visitar a Penha Sagrada, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde, poderá contemplar a beleza do principal símbolo da devoção mariana.


Assessoria de Comunicação do Convento da Penha