Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Bênção das mochilas no início do ano letivo em Xaxim

11/02/2020

Notícias

Moacir Beggo

  Xaxim (SC) – O início do ano escolar em Xaxim começou com muita alegria na Paróquia São Luiz Gonzaga, ao acolher nesta terça-feira, às 18h30, crianças, jovens, professores e familiares para receberem, com muita fé, a bênção das mochilas. O guardião e vigário paroquial, Frei Vanderlei da Silva Neves, presidiu a Celebração Eucarística, invocando as bênçãos de Deus para o ano letivo que se inicia.

Pela primeira vez na Paróquia, as crianças foram convidadas a levarem até a igreja suas mochilas e os materiais escolares. A comentarista fez a seguinte pergunta antes de iniciar a celebração: “O que eu carrego na mochila?”. Segundo ela, além dos materiais escolares, a criança carrega os valores que farão parte de seu dia a dia.

Com a igreja lotada – hoje também é dia da devoção a Santo Antônio e da bênção dos pãezinhos -, o celebrante interagiu várias vezes com as crianças. Antes de iniciar a homilia, constatou o grande número de professores e crianças presentes. “Vocês, crianças, receberão a bênção das mochilas. Essa bênção, vocês têm que guardar no coração! E todas as vezes que vocês acharem que está difícil estudar, ou que às vezes a matéria que estão estudando não é muito fácil, peçam ajuda para Deus”, recomendou. “Deus, com certeza, ouvirá a oração de vocês, crianças e jovens! Deus é bom e ama a cada um de vocês”, ensinou.

Frei Vanderlei também falou com os professores e familiares para despertar nas crianças o gosto pelas coisas sagradas. “Para as crianças terem esse gosto pelas coisas sagradas, não depende só da catequista, do frei, mas de cada um de vocês, pai, mãe, avô, avó ou responsável pela criança”, pediu.

Para o celebrante, é importante falar de fé, de espiritualidade cristã para as crianças. “Nunca devemos vê-la como um peso a ser carregado. Jamais. A espiritualidade cristã ajuda as pessoas a vencerem os obstáculos da vida. Ela nos ajuda a nos aproximar das coisas boas”, disse.

Segundo Frei Vanderlei, no Evangelho do dia, Jesus condena algumas pessoas que viviam uma fé superficial, aparente, e valorizavam mais as tradições. Mais do que fazer as coisas para agradar a Deus, perde-se tempo na observância de preceitos tradicionais, que não fazem muita diferença para a vida e para as famílias.

“Essas tradições não trazem felicidade, muito menos paz interior. Jesus nos convida a darmos passos bem claros e assumir a mensagem evangélica como conselhos de vida”, indicou, pedindo que sigam os mandamentos de Deus, como amar a Deus sobre todas as coisas e honrar pai e mãe. “Nós somos pessoas limitadas, não sabemos amar. Precisamos saber amar a Deus para saber amar meu irmão, meu pai, minha mãe”, disse.

O celebrante pediu para ter Deus antes de tudo na vida, através da oração, da contemplação, mas acima de tudo na prática, com o modo de ser e de agir. “Quando eu falo prática, não estou dizendo ‘coisas extraordinárias’. Nós não somos capazes de fazer isso, mas podemos fazer aquele pouco que faz grande diferença em nossas vidas. Com certeza, se assim fizermos, seremos pessoas mais pacíficas, conseguiremos alcançar a paz interior e nos tornaremos modelos de vida eficazes para essas crianças”, ensinou.

Frei Vanderlei chamou todas as crianças para junto dele no altar durante a oração do Pai Nosso e depois, no final da celebração, pediu que viessem com as mochilas para dar a bênção final. Hoje também foi dia da bênção de Santo Antônio.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO NA PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA