Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de Frei Galvão no Santuário de Guaratinguetá começa amanhã

15/10/2021

Notícias

 

O carisma franciscano está no centro da temática da primeira Festa de Frei Galvão com a presença dos frades no Santuário do primeiro santo brasileiro em Guaratinguetá. “Frei Galvão e a espiritualidade franciscana. As raízes da vida do primeiro santo brasileiro” serão o tema e lema para celebrar Frei Galvão no dia 25 de outubro. Esta festa, contudo, começará com a Novena, no dia 16 de outubro.

“A motivação para escolher este tema e lema, em primeiro lugar, é porque neste ano estamos celebrando 260 anos da profissão solene de Frei Galvão. Em segundo lugar porque nós, franciscanos, pela primeira vez estamos à frente desta festa e queremos também mostrar a importância que o carisma franciscano teve no processo de santificação de Frei Galvão e queremos fazê-lo a partir de nossa vida aqui”, explicou Frei Diego Melo, reitor do Santuário.

“Então, nosso modo de ser, estar, evangelizar, conduzir, administrar este santuário quer também atualizar essas raízes que levaram Frei Galvão à santidade e que são uma inspiração de santidade para todos nós ainda hoje”, observou o frade, ressaltando o envolvimento de toda a comunidade na preparação desta festa.

Além dessa espiritualidade franciscana, Frei Diego informou que o Santuário está concluindo duas grandes melhorias para bem realizar esta festa. Segundo o frade, a primeira delas é a conclusão das obras da primeira etapa Laudato Si’ no dia 25 de outubro. “Daremos a bênção de inauguração da nova alameda Frei Galvão, para onde será transferida a grande imagem de Frei Galvão, abençoada pelo Papa Francisco”, explicou Frei Diego. “Então, aquele trabalho que começamos no dia 5 de junho, agora estamos entregando para a comunidade. É a primeira etapa de obras da construção do novo Santuário”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, segundo o reitor, foram investidos tempo e dedicação nas melhorias do atual santuário para receber bem os peregrinos. “Estamos concluindo a construção de três novos confessionários, reformamos toda a sacristia e fizemos uma pintura externa em todo o complexo do santuário, formado pela igreja, escritórios, muros e lanchonete”, adiantou Frei Diego. Mas a obra mais importante e de maior impacto, que é a pavimentação do santuário, terá a primeira etapa entregue também no dia 25 deste mês. “Serão 1.9 mil metros quadrados que eram de terra e estarão pavimentados com os blocos. Então, essas melhorias querem mostrar a importância deste santuário e o quanto nós zelamos por este espaço”, ressaltou o frade.

Para o frade, essa motivação vem exatamente de Frei Galvão, de sua fé e do espírito audacioso. Frei Diego lembrou que em tempos que eram proibidas as construções de novos mosteiros, templos e igrejas, essa fé, essa coragem, essa ousadia evangélica, fizeram Frei Galvão enfrentar o decreto de Marquês de Pombal para construir o Mosteiro da Luz. “É essa fé de Frei Galvão, mesmo em tempos de pandemia, de dificuldades, principalmente econômicas, que faz darmos esse passo na fé e acreditarmos na intercessão de Frei Galvão, acreditarmos no apoio e no envolvimento de toda a comunidade e realizarmos essas grandes obras de melhorias e construção do nosso novo Santuário”, avalia Frei Diego.

Nas celebrações litúrgicas, Frei Diego informa que os padres diocesanos participarão da condução da novena, mostrando essa comunhão e eclesialidade com a Arquidiocese de Aparecida. “Ao mesmo tempo, cada dia da novena teremos uma temática em que acreditamos ser relevante não só na esfera religiosa, mas também para a sociedade civil. Então, serão as missas em que os paraninfos serão advogados, trabalhadores da construção civil, assim como Frei Galvão é Padroeiro, os sobreviventes da Covid etc. Enfim, a festa de Frei Galvão quer dialogar e ser relevante para todas as pessoas em geral, não só para aquelas que estão dentro do nosso ambiente religioso ou eclesial”, completou Frei Diego.

Todas as celebrações poderão ser acompanhadas pela TV Frei Galvão (YouTube). No dia solenidade, será possível acompanhar nas emissoras: TV Canção Nova, às 12h. TV Aparecida, às 18h.

Novena comprometida com as pessoas vulneráveis

Todos os dias os fiéis serão convidados a fazer a oração da novena. Para cada dia da Novena os fiéis serão motivados para um gesto concreto, na doação de alimentos para montagem de cestas básicas para a população carente.

Inauguração da Alameda Frei Galvão

Dia 25, às 9h30, com missa Solene, presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, será inaugurada a Alameda Frei Galvão, conforme fala do dia da posse dos frades, dia 11 de abril de 2021.

Para as celebrações eucarísticas, com a participação povo, serão tomados os devidos cuidados sanitários. O uso de máscaras, álcool gel A temperatura será aferida nas porta de acesso à igreja. Para o número excedente de fiéis, favorecendo a participação dos devotos, serão disponibilizadas cadeiras, telões com som e tenda na lateral da igreja.

No tocante a festa externa, haverá algumas barracas com venda de comidas e bebidas. Este ano a festa externa em grande proporção não será possível, dado o contexto da pandemia.

Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Avenida José Pereira da Cruz, nº 53 – Jardim do Vale I Guaratinguetá – SP