Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Anunciar o amor: eis a verdadeira alegria do Evangelho

28/09/2018

Notícias

novena_280918-830Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira, 28/9, dezenas de fiéis se reuniram novamente às 15h no Santuário e Convento São Francisco, no centro de São Paulo, para participar da novena em honra ao padroeiro. O tema deste quarto dia da novena foi: “Onde houver tristeza, que eu leve alegria”, extraída da Oração pela Paz, atribuída ao santo de Assis.

A missa foi presidida pelo guardião local, Frei Mário Tagliari, e auxiliada pelo diácono Frei Marx Reis, aniversariante do dia.

Na primeira leitura, os presentes acompanharam a passagem da vida de São Francisco, onde ele, na igrejinha de São Damião, ouve as palavras do Crucificado: “Vai, Francisco, e restaura a minha igreja”. Para Frei Mário, um dos aspectos para entender a vida e a santidade de Francisco e não olhar para o fim de sua vida, já com as chagas, há poucos dias de sua morte. Ele destacou que Francisco foi um jovem normal de seu tempo, muito alegre, festivo. E que a santidade não deve ser sinal de cara fechada. “Nós temos uma ideia errada de santidade. Achamos que para ser santo, precisamos ter a cabeça torta, triste, emburrado. Isso não é ser santo”, afirmou. Ele recordou ainda a Encíclica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, A alegria do Evangelho.

O pregador falou sobre o pedido do Crucificado a Francisco. Este encontro se deu em uma época na vida do jovem Francisco em que tudo o que havia planejado tinha fracassado, seu sonho de ir para a guerra, voltar vitorioso e conquistar uma posição social na sociedade. “No caminho de volta, está doente, desiludido com seu projeto de vida. E diante desse quadro de fracasso humano, encontra-se com Cristo em São Damião”, explicou.

Num primeiro momento, Francisco começa a reconstruir a igreja de pedra, mas depois entende que sua missão era muito maior. O pregador destacou que apenas após esta mudança é que aparecem os primeiros seguidores. “Na igreja da Porciúncula este encontro vai ser decisivo. Ele vai deixar de ser um pedreiro, deixar de construir materialmente igrejas e ruínas e passará a reconstruir a humanidade”, acrescentou.

Frei Mário falou ainda da importância de não julgar e condenar o próximo, não negando possibilidades às pessoas, impondo regras e leis. Para ele, o amor é capaz de converter as pessoas. “A alegria do Evangelho é anunciar o amor. Deus te ama por quem você é”, exclamou.

O frade concluiu sua homilia pedindo que a partir da oração de São Francisco, Deus faça de cada um mensageiros da alegria.

novena_280918 b
A Novena no Convento e Santuário São Francisco acontece até o dia 3 de outubro, de terça a sexta às 15h e segunda-feira ao meio-dia. No domingo, 30 de setembro, haverá a procissão, saindo do Mosteiro São Bento às 9h30. Em seguida, às 10h30,  será celebrado o 6º dia da novena, presidido por Dom Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro.

No dia 3, quarta-feira, haverá a celebração do Trânsito de São Francisco, às 18h.

No dia 4, dia de São Francisco, haverá missa às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 18h. Durante todo o dia haverá barracas no lado externo com comidas típicas, adoção de animais, bênção das criaturas, venda de pão do convento e muito mais.