Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angolanos iniciam o Noviciado em São Paulo

23/01/2018

Notícias

angolanos_230118_3

Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos) e Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O tempo de Noviciado de sete jovens angolanos teve início nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, às 7h30, em São Paulo. Frei Abel Ndala Sahuma Nganji, Frei Clementino Samuel Miguel, Frei David Vicente da Conceição Gaeita, Frei Lucas Eduardo Maurício, Frei Luis António Gungo, Frei Silvano Kessongo Pinto Leitura e Frei Valódia João Manuel Baptista Domingos foram acolhidos pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, durante a Oração das Laudes, na Paróquia São Francisco de Assis e Sede Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, na Vila Clementino, em São Paulo. Eles viajarão na quinta-feira para o Noviciado de Rodeio, em Santa Catarina, onde se juntarão aos treze noviços brasileiros que foram admitidos no último dia 15 de janeiro. As duas celebrações foram necessárias devido ao atraso na documentação dos postulantes angolanos.

Antes, às 7h00, o Vigário Provincial, Frei César Külkamp, presidiu a Celebração Eucarística, tendo como concelebrantes Frei Fidêncio e Frei Raimundo Oliveira Castro. A exemplo de Rodeio, a celebração do rito de Admissão foi simples e muito simbólica, principalmente pelo momento em que o noviço recebe o hábito franciscano, ou “veste da provação” como dizia São Francisco.

Frei Fidêncio fez sua reflexão e motivação aos jovens angolanos tendo como base o Testamento de São Francisco, como fez aos noviços brasileiros em Rodeio.
“A nossa lei maior, as Constituições Gerais, nos dizem que o Noviciado é um período de formação mais intenso e tem objetivo fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco. Ou seja, vocês não vão estar sozinhos. Vocês formarão a turma de 20 noviços que vão experimentar a forma de vida de São Francisco. Experimentar significa não apenas estar vestido com o hábito, mas experimentar aquilo que é o cotidiano nosso: a vida de oração, a vida de trabalho, a formação, a convivência fraterna, as dificuldades que nós normalmente enfrentamos como pessoas humanas e as nossas inquietações”, enfatizou Frei Fidêncio.

“Experimentar não significa uma experiência teórica. Experimentar significa colocar coração, emoção, colocar a vida dentro de uma fraternidade concreta, que tem Frei Samuel como mestre; Frei José como guardião; Frei Rafael; Frei Rozântimo; Frei Pedro da Silva, que vai ajudar vocês a cantar mais bonito do que já cantam; e que tem Frei Abel Schneider, um frade com mais de 90 anos. É uma graça ter um frade com mais de 90 anos porque essa é uma realidade das nossas famílias. As nossa famílias franciscanas são formadas por jovens franciscanos, por pessoas de meia idade, mas é formada também por pessoas que viveram e testemunharam o seu profetismo franciscano por longos e longos anos em sua vida religiosa. Frei Abel é um grande formador. No seu silêncio, quase não ouve, é um bênção de Deus”, incentivou Frei Fidêncio, falando da importância da vida em fraternidade que vão formar a partir de agora no Noviciado.

angolanos_230118_1

O Mestre do Postulantado em Angola, Frei Marco Antônio dos Santos, que acompanhou esta turma em 2017, chamou diante do Provincial cada um dos noviços para que recebessem o hábito franciscano, abençoado pelo Ministro Provincial. Frei Ivair Bueno de Carvalho, como vice-presidente, representou a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

No final da celebração, Frei Fidêncio apresentou aos angolanos o Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima. Disse que ele, como Ministro Provincial, é também formador, mas no dia a dia este serviço será feito pelo Mestre e a Fraternidade Formadora de Rodeio. A celebração terminou com a Bênção de São Francisco sobre os noviços.

 

angolanos_230118_2

Da esq. para dir: Frei Valódia, Frei Luís, Frei Clementino, Frei Lucas, Frei Abel, Frei David e Frei Silvano.