Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Primeira Profissão e Admissão dos Noviços no dia 10 de janeiro

02/01/2021

Notícias

Quibala (Angola) – Os 23 noviços da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) vão fazer a Primeira Profissão no dia 10 de janeiro no Noviciado Santo Antônio, em Quibala. Neste mesmo dia, serão acolhidos 16 noviços no ano 2021.

Esta será a maior turma do Noviciado de Angola, que começou a ser feito em Quibala em 2019.

Os professandos são: Frei Abel Ernesto Nené; Frei Alberto Joaquim Manuel Gamba; Frei Borracha Raimundo Eduardo; Frei Dionísio Kapitango Uyombo Muhele; Frei Escovalo Gabriel Domingos; Frei Fernando Camaxilo Victor; Frei Gualter Filipe João Pascoal; Frei Hilário Kaleka Gonçalves Barros; Frei Januário Mendonça Barreto de Carvalho; Frei José Kapundi Rodrigues; Frei Luís José Fernandes; Frei Manuel Coloi Armando Camongua; Frei Manuel Katchingangu Singue; Frei Mário Catimba Dumbo Baptista; Frei Paulino Salamba Candondo;. Frei Paulo Camuanguina Alexandre; Frei Paulo Kapindali; Frei Paulo Ngungu Ngumbe Gabriel; Frei Silva Kawia Ngueve Tchimo; Frei Simão Albino Katenha Kaquinta; Frei Simeão Kapiñgala Jamba; Frei Tomás Gaspar Joaquim; e Frei Vicente Chocolate Barros.

Noviços 2021

O Noviciado de 2021, que começa com a Admissão dos Noviços no dia 10  de janeiro, terá a seguinte turma:

Benedito Cassoma, Benjamim Njle Songa, Bernardino Quessongo, Castro Domingos Gaspar, Dâmaso Tchembeka Muhepe, David Avelino Damião Vicente, Francisco Fernando Kanhanga Tchingandu, Francisco Mulimba Lino Tomás, José Cambanda Catimba; José Gregório Severino; Levi Lubaki Joaquim Afonso; Manuel Mbuta Chicunho; Manuel Sabino Anapaz Kassindula; Miguel Armindo Caquarta; Pio Cutopa Chongolola; e Valter Muhongo Quimbundo.


“UM ANO ATÍPICO MAS INTENSO”

Identidade, fraternidade e apostolado são três fundamentos que formam a nossa vida de Frades Menores.

Movidos por esta esperança estamos quase concluindo mais um ano formativo em nossa Fundação. Diz-se ‘quase concluindo’, pelo fato de que, com a Covid-19, tivemos alterações no programa escolar, pois os que estão fazendo os estudos no Ensino Médio e os da Filosofia tiveram alterados o seu programa curricular que agora se inicia no mês de setembro e se conclui no mês de julho.

Porém, os aspirantes com Ensino Médio concluído, que são oito (8), já estão de férias e se preparando para no próximo ano iniciarem o seu Postulantado. De igual modo, os postulantes que são 16, já estão de férias e, no próximo ano, iniciarão sua experiência de Noviciado. Já os noviços, que são 23, por sua vez, estão em fase de conclusão e se preparando para a Profissão, como também para as férias e a nova etapa formativa, sendo que nove (9) irão para o Bairro do Palanca e 14 para Rondinha (PR). Os confrades professos temporários do 1º a 3º ano concluirão, portanto, em 2021 seus estudos e, os que estavam no 4º ano, mesmo sem ter concluído o curso, irão para a Teologia em Petrópolis.

Tivemos um ano atípico, mas intenso e pleno de desafios em nosso processo formativo. O recolhimento social provocou-nos em nosso recolhimento espiritual e, desta forma, abriu-nos à possibilidade de uma simples e profunda reflexão a respeito do nosso modo de vida, do nosso ser religioso.

Como frade menor, nos vimos de um jeito, se podemos dizer assim, diferentemente provocados em relação à nossa identidade, pois, tivemos que nos voltar para nós mesmos, dialogarmos mais, nos compreendermos melhor. Nas etapas do Aspirantado, Postulantado e Noviciado, este caminho é mais evidente no seu processo natural, contudo, torna-se cada vez mais exigente esta experiência, sobretudo, porque na formação permanente, como refletimos e respondemos questões a respeito dos egressos, a clericalização está forjando um modo de ser que não é o do frade e, com isto, se nossa identidade não firmar caráter na fase inicial da formação, dificilmente depois tomará corpo em nossas Fraternidades. E este é um grande desafio para nós.

Na Fraternidade nos vimos dentro de um reaprendizado, tendo que nos assentar, nos vermos mais como família, abrir-nos para trabalhar juntos, pois o “ter que ficar em casa” desestabilizou as nossas “funções” e, assim, nos vimos um olhando para o outro e, tendo que, reaprender a usar o nosso tempo. Nas etapas do Aspirantado, Postulantado e Noviciado, esta dimensão de nossa vida franciscana é mais assentada e o nosso ministério formativo deve acentuá-la como vital em nossa vida fraterna, tendo sido este um percurso que juntos construímos com nossos formandos.

Em nosso apostolado, buscou-se participar dos momentos fortes de nossa Igreja local, testemunhando pela nossa presença simples e discreta a comunhão eclesial. Na responsabilidade junto às nossas comunidades de fé, nos vimos limitados, o que trouxe, como dito acima, um confronto interior e, consequentemente, fraterno. Nas etapas do Aspirantado, Postulantado e Noviciado nos vimos também limitados e sentimos não ter participado um pouco mais da realidade do povo local juntamente com nossos formandos.

Nisso tudo, o importante é que nos vimos na possibilidade de crescimento, de firmar o nosso caráter religioso como frade e, os que assim acolheram esta experiência, certamente, amadureceram como discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nesta partilha, entenda-se também, os confrades de Profissão Temporária e os da Formação Permanente.

Em São Francisco e Santa Clara: Paz e Bem!

Frei Marco Antonio dos Santos


O POSTULANTADO EM VIANA

Postulantado da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola situa-se no munícipio de Viana, região metropolitana da capital do país, Luanda, na Fraternidade da Porciúncula. Essa Fraternidade está a mais ou menos 10 km da sede da Fundação, a Fraternidade São Francisco, que localiza-se em Luanda, bairro do Palanca. Compõem o corpo formativo do Postulantado Frei Laurindo Lauro da Silva Junior, guardião e mestre; e Frei João Baptista Canjenjenga, pároco e vigário da casa. Devido à pandemia, Frei João Manoel Zechinatto, que faria seu Ano Missionário junto ao Postulantado em 2020, só chegou em Angola no mês de outubro.

A Missão Franciscana em terras angolanas vive uma bela primavera em termos vocacionais. O postulantado iniciou o ano com 21 formandos. Destes, 16 seguem para o Noviciado a ser iniciado em janeiro na Fraternidade de Quibala, na Província do Kwanza-Sul. Nos últimos anos, as Casas da Fundação, cada vez mais, estão se compondo de frades angolanos, frutos dos 30 anos de Missão. O grande número de vocações em todas as etapas da formação inicial é motivo de muita alegria e esperança. É uma realidade vocacional bem adversa daquela que vive hoje o território da Província no Brasil. No próximo ano são esperados 8 postulantes, o número menor é reflexo da pandemia que alterou o calendário escolar de Angola: agora passa a valer o sistema europeu que inicia o ano letivo em setembro.

Além da formação, uma das missões da Fraternidade Local é o cuidado da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, cuja Matriz paroquial dista 2 km do Postulantado. Outra ação dos frades em Vianna é o projeto social “Bola da Paz”, um serviço que oferece lazer e formação aos jovens do bairro a partir do futebol e do convívio fraterno.

Neste ano, assim como em todos os lugares, o Postulantado foi afetado pela pandemia. O ritmo próprio da casa não sofreu grandes alterações. Uma mudança mais significativa foi o afastamento dos colaboradores a fim de evitar contato com pessoas de ambientes externos. Diante dessa situação, os postulantes assumiram todos os trabalhos da casa: cozinha, lavanderia, manutenção, limpeza, jardins, horta, animais… todos puderam doar um pouco mais de si no cuidado e no serviço à Fraternidade. Os trabalhos pastorais foram mais restritos devido ao distanciamento social, em especial, o projeto Bola da Paz foi interrompido para evitar aglomerações em uma atividade física que poderia gerar risco às crianças.

O entorno do Postulantado, o Bairro da Estalagem, é uma região simples, a maioria da população vive de trabalho informal, principalmente com a venda de produtos nas ruas e centros de comércio da região. Foi, portanto, difícil que o cuidado com o distanciamento social, assim como orientam as medidas de segurança, fossem observados à risca. Há muitos pontos de aglomerações nas imediações da Fraternidade. Por graça de Deus, a pandemia não tem, por hora, crescido de maneira desordenada e causado os números de doentes e mortes em escala assustadora como ocorre no Brasil. A crise econômica que afeta o planeta, no entanto, não deixou de ser fortemente sentida também em Angola. Uma alta inflação, sobretudo no setor dos alimentos, recai sobre todos. Inúmeras famílias acorrem aos frades em busca de ajuda com alimentos e medicamentos.

O convívio fraterno mais estreito e intenso foi a marca do Postulantado nesse ano de 2020. Os postulantes que se preparam para cada vez mais adentrarem na vida franciscana puderam, no decorrer dessa etapa, sentirem-se provocados pelo “novo” da vida, que exigiu criatividade, paciência e dedicação. Puderam, sobretudo, viver a graça do Senhor manifestada nos pequenos gestos de doação e serviço aos irmãos que são instrumentos de Deus no chamado de serem autênticos frades menores, pequenos e servos de todos.


Frei Laurindo Lauro da Silva Junior e Frei João Manoel Zechinatto