Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Primeira Profissão e Admissão dos Noviços 2020

11/01/2020

Notícias

Kibala (Angola) – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola viveu um momento histórico em Kibala com a Primeira Profissão religiosa de onze jovens noviços que se consagraram a Deus ao modo de São Francisco de Assis neste ano em que a mesma completa os seus 30 anos de Missão. No mesmo dia aconteceu, durante as Laudes, às 6h30, a admissão de 27 postulantes ao Noviciado.

A cerimônia de profissão teve início às 10 horas e foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, e concelebrada pelo presidente da Fundação, Frei António Boaventura Zovo Baza; o mestre dos noviços, Frei Marco António dos Santos; o mestre dos professos temporários, Frei João Alberto Bunga; o guardião da Fraternidade São Francisco de Assis do Palanca, Frei João Baptista Canjenjenga; Padre Francisco Reis Franco, superior da missão de Kibala; Padre Tiago Kassoma, do clero diocesano de Benguela; e o arcebispo emérito de Lubango, Dom Zacarias Kamuenho.

Os diversos ministérios foram animados pelos noviços recém-admitidos, leigos e consagradas. A cerimônia contou com a presença massiva de crianças, religiosas de distintas congregações, familiares, amigos, a Jufra e pessoas das mais diversas comunidades de fé de Kibala.

Durante a homilia, o Ministro Provincial disse que hoje é um dia para ficar registrado na história de “nossa presença franciscana” aqui em Angola: “Primeira turma que realiza a sua profissão no Noviciado em terras angolanas”. E reiterou que “é um dia de graça abundante de Deus dentro deste período chamado ‘Ano da Graça’, este tempo privilegiado em que todos nós, os Frades Menores, somos iniciados no seguimento de Cristo, do jeito que o seguiu nosso Pai São Francisco de Assis”, destacou.

“Se o Deus encarnado em Jesus Cristo age assim, e se assim envia os seus discípulos pelo mundo, que razões temos nós para resistirmos ao abaixamento, à minoridade para construirmos verdadeiras e fraternas comunidades?”, provocou.

Dirigindo-se aos professandos, disse que todos precisamos de conversão, porque é um caminho difícil, mas único e verdadeiro. “Hoje e aqui estão vocês, queridos confrades professandos, terminando o ano de provação e pedindo para serem recebidos à obediência. Muitos irmãos e irmãs, nas diferentes etapas de formação, vividas até aqui, colaboraram para lhes mostrar o verdadeiro sentido de nossa forma de vida. Mas, principalmente, a pessoa de cada um de vocês foi importante neste protagonismo de abraçar o ‘espírito do Senhor e o seu santo modo de operar’. Para abraçar este verdadeiro espírito de penitência e conversão”.

“Uma atitude de vida, fundada na fé e no amor, é o caminho para melhor seguir os passos do Cristo e para a renovação da vida consagrada”, enfatizou.

“A Igreja e a Ordem pedem de cada um de nós, frades franciscanos, resgatarmos a nossa identidade de Menores e nosso sentido de fraternidade. Este é o nosso testemunho para um mundo que supervaloriza a eficiência e o personalismo nas ações”, acrescentou.

Segundo o Ministro Provincial, assim também deve ser o nosso discipulado, irmãos que agora professam esta forma de vida nesta parcela da Ordem chamada Província Franciscana da Imaculada Conceição e da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

Terminou a homilia pedindo para voltarmos o nosso olhar a Maria, também modelo de discipulado, “a mulher do silêncio e da escuta, e que soube dizer ‘sim’ à Vontade de Deus e ‘faça-se em mim segundo a vossa Vontade’, ela que é a Rainha da Ordem dos Frades Menores, Padroeira da nossa Província e da Fundação em Angola, ajude a cada um de nós a permanecermos firmes na fidelidade, para conhecermos melhor a revelação luminosa Daquele que nos convida a seguir os seus passos de verdadeira minoridade e fraternidade”.

PROFESSOS TEMPORÁRIOS: A primeira turma de professos temporários do Noviciado em Kibala

NOVIÇOS 2020: A turma de 27 noviços foi acolhida pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp

Ao terminar a celebração, o guardião da Fraternidade local, Frei Ivair Bueno de Carvalho agradeceu a presença de todos e, em seguida, o neo-professo Frei Hilário Ngundja dirigiu algumas palavras de agradecimento à Província, à equipe formadora e missionária de Kibala, bem como ao povo pelo acolhimento, aos familiares, confrades, benfeitores, amigos, enfim a todos os presentes.

No dia anterior, às 17h30, após o término da oração da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, os neo-professos fizeram o pedido de profissão ao guardião da Fraternidade na Capela do noviciado na presença de familiares, religiosas e confrades, onde todos receberam o novo hábito abençoado pelo Ministro Provincial.

Frei Abel Ndala Sahuma Nganji, Frei Evaristo S. Joaquim e Frei Eduardo Kamunha (fotos).


VEJA IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EM QUE FORAM ADMITIDOS 27 NOVIÇOS E ONZE FIZERAM A PRIMEIRA PROFISSÃO