Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com a admissão de dez jovens, nasce o Noviciado de Angola

21/01/2019

Notícias

Kibala (Luanda) – Está aberto o Noviciado da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Este momento histórico aconteceu neste domingo, 20 de janeiro, durante a Celebração Eucarística em que ficou marcada com a admissão de dez jovens postulantes à etapa do Noviciado. A nova casa tem o patrocínio de São José, na Fraternidade Santo Antônio, em Kibala.

O presidente da Fundação e delegado do Ministro Provincial, Frei José Antônio dos Santos, presidiu a Celebração Eucarística que contou com a presença de quase todos os frades em Angola, sacerdotes locais, as Irmãs Franciscanas da Visitação, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, Irmãs Vicentinas e fiéis da missão de Kibala. O clima de ação de graças tomou conta do Noviciado, ora aberto. Ele representa os esforços que a Ordem dos Frades Menores e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil têm empreendido nestes quase trinta anos de presença ininterrupta em Angola.

Desde o dia 12 de novembro de 2018, a Fundação tomou conhecimento do decreto de criação do Noviciado em Angola, confirmado pelo Ministro Geral, Frei Michael Perry. Kibala, que por muitos anos foi a casa da etapa do Postulantado da Fundação, doravante é a Casa-Mãe e lugar do “Ano da Graça”, da iniciação. “É o tempo de integrar os valores do Evangelho com os valores e dons que cada um traz consigo. E fazer este seguimento como irmãos que se amam e se ajudam é a alma unificadora de nossa fraternidade franciscana. E como é iniciação, é o começo, mas também fundamento da caminhada de cada um”, disse na mensagem aos noviços o Ministro Provincial, Frei César Kulkamp, lida antes da vestição (veja abaixo a mensagem na íntegra).

Receberam as vestes da provação Frei Adriano Fernando Sumbelelo; Frei Daniel Carlos Teresa; Frei Fernando José Dange; Herculano José Nuñgulo; Frei Hilário Kapiñgala Ngundja; Frei Francisco Luis Lupasso; Frei Jerónimo Cheia Mário; Frei Inácio Filipe Puto; Frei João Pedro Lima; e Frei Venâncio Kanombelo Kandundu das mãos de Frei José Antônio, que, na sua homilia, falou da importância do ano da provação: “O noviciado de um ano é um tempo de iniciação mais intenso, com a possibilidade de fazer uma experiência profunda da vida evangélica franciscana em suas exigências fundamentais de seguimento a Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado numa vida em fraternidade vivida na minoridade, como irmãos dos mais necessitados”. Acrescentou que esta etapa exige uma opção livre e madura pela vida religiosa consagrada.

Sobre o uso do hábito nesta etapa, o presidente da Fundação explicou que é o símbolo de consagração dos franciscanos e que nesta etapa também começam a ser chamados de freis. “As roupas que vestimos devem ser sinal da consagração a Deus como Irmãos Menores”, disse Frei José. O celebrante pediu aos sacerdotes e fiéis apoio na formação e orações pelos noviços, pois espera que, no futuro, o Noviciado São José receba sempre noviços e que estes, depois desta etapa, “sejam humildes, bons e autênticos no que dizem e no que fazem”.

Terminada a homilia, os candidatos foram chamados, individualmente, e perguntados sobre o que desejavam. Responderam que desejavam, sob o impulso do Espírito Santo,  condividir a vida da Família Franciscana na Ordem dos Frades Menores. “Vos pedimos, portanto, de revestir-nos das vestes da provação, de ajudar-nos a trilhar o caminho da penitência, a viver segundo a forma do Santo Evangelho, a seguir a humildade e a pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo, a possuir sempre o Espírito do Senhor e rezar sempre a Deus com o coração puro, e a crescer no espírito do amor fraterno”. Frei José dos Santos, na condição de delegado do Ministro Provincial, os acolheu neste “ano de penitência” na vida dos Frades Menores.

Depois do rito de vestição, os noviços, já de hábito, fizeram a entronização solene da imagem de São José, e, diante do altar e dos presentes, consagraram-se ao Padroeiro. No final da cerimônia, os noviços ofereceram também uma vela a Frei José António dos Santos pelos seus 25 anos de vida religiosa, completados no último dia 15 de janeiro.

Frei Ivair de Carvalho, vice-presidente da Fundação, leu a Acta da abertura da Casa de Noviciado da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Por fim, o presidente da Fundação entregou os noviços à Fraternidade Santo Antônio, composta por Frei Ivair Bueno de Carvalho, guardião e vice-mestre; Frei Marco Antônio dos Santos, mestre dos noviços e vigário; e Frei Fábio José Gomes.

Terminada a Missa, a equipe missionária de Kibala, os benfeitores, amigos, simpatizantes do carisma franciscano no Cuanza Sul e os fiéis foram convidados a participarem de um momento de confraternização.

Agradecemos à nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição, de maneira especial a Frei Fidêncio Vanboemmel, o Ministro Provincial anterior, a Frei César e ao Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans e a Frei José Antônio, que souberam acolher, entender e encaminhar esta necessidade da Fundação em ter um noviciado. Agradecemos ao Governo Geral pela pronta acolhida e a todos que conosco rezam para que possamos chegar sempre a bom termo.

Frei Evaristo Joaquim e Frei Crisóstomo Ñgala.


MENSAGEM AOS NOVIÇOS DA FIMDA

Caros confrades, Frei José Antônio dos Santos, Frei Marco Antônio dos Santos e demais irmãos que consagram sua vida ao povo querido de Angola; de modo bem especial, quero saudar os dez confrades noviços, hoje recebidos à Ordem dos Frades Menores, na Fraternidade Santo Antônio, em Quibala.

A todos vocês, peço que o Senhor lhes dê a Paz!

Hoje é um dia histórico para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e para a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Depois de receber, do Ministro Geral, a confirmação de criação do Noviciado em Quibala, recebemos o que é mais importante numa fraternidade de Noviciado: os irmãos noviços. Bendito seja Deus que vos escolheu para caminhardes conosco! Todos nós, frades, nos alegramos convosco e vos acolhemos na nossa fraternidade da Ordem, da Província e da Fundação!

É São Francisco mesmo quem vos acolhe! Em sua Regra, ele nos pede para receber benignamente todos aqueles que, movidos por inspiração divina, vierem ter conosco. E, em seu Testamento, nos afirma: “E depois que o Senhor me deu Irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia Viver segundo a forma do santo Evangelho”.

Assim, com o coração aberto, e na alegria da fraternidade, vemos vocês, queridos noviços, como o presente mais precioso que o Senhor enviou à nossa Fraternidade.

O Noviciado é o “Ano da Graça”, o tempo privilegiado em que somos iniciados no seguimento de Cristo, do jeito que O seguiu São Francisco. É o tempo de integrar os valores do Evangelho com os valores e dons que cada um traz consigo. E fazer este seguimento como irmãos que se amam e se ajudam é a alma unificadora de nossa fraternidade franciscana. E como é iniciação, é o começo, mas também fundamento da caminhada de cada um. Pois, com o Noviciado se inicia a vida na Ordem. É o tempo de buscar com todas as forças o Verdadeiro Mestre, que também se faz nosso caminho!

Vivam com alegria, entusiasmo e profundidade este tempo que vos é dado! E assim, toda a vossa vida será a continuidade fecunda numa Fraternidade que se pretende contemplativa-em missão!

Espero logo estar com vocês nesta nova Fraternidade do Noviciado, o que, se Deus quiser, acontecerá em maio próximo.

Hoje estou em Rodeio recebendo, em nome da Fraternidade, mais quatro noviços. Daqui estamos em comunhão com vocês. Somos uma só Província e uma só Ordem!

A Virgem Imaculada, Mãe de Deus, que neste domingo nos pede “fazer o que Ele vos disser”, interceda por todos nós e nos ajude a sermos fiéis seguidores da santíssima vontade de seu Filho, Jesus Cristo! 

Frei César Külkamp, ofm

Ministro Provincial


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA