Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Frades do tempo de Filosofia fazem retiro para a Renovação dos Votos

06/12/2020

Notícias

No dia 5 e 6 de dezembro realizou-se na Fraternidade São Francisco de Assis, em Palanca,   propriamente no Centro Franciscano o retiro para a renovação dos votos, previsto para dia 8 de dezembro, dos professos temporários do tempo da Filosofia, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), e do frade brasileiro que se encontra em ano missionário, Frei João Zechinato. Mais uma vez, em função da Covid-19 realizou-se  em casa. O mesmo o teve como pregador Frei Laurindo Lauro Júnior da Silva.

Refletiu-se sobre o tema “Conselhos Evangélicos como Base na Construção Fraterna”. O retiro teve início na tarde de sábado com a primeira sessão. No domingo, começou- se com a missa realizada no mosteiro das Irmãs Clarissas, Sagrado Coração de Jesus, presidida por Frei Laurindo da Silva. E, posteriormente, deu-se início a mais uma sessão de forma expositiva e à tarde fez-se a plenária, onde alguns puderam fazer questões e dar as suas respectivas contribuições referente ao tema em estudo.

O pregador baseou-se nas citações de Mateus 4, 1-11, Marcos 1, 12-13 e Lucas 4, 1-13, onde são relatados as tentações que Cristo sofreu no deserto, referente ao pecado do prazer, poder e ter. Segundo Frei Laurindo, frente a essas tentações, o frade é chamado a dar uma resposta contrária, assim como Cristo fez. Acrescentou que “ os conselhos evangélicos vivem-se na unicidade porque na espiritualidade franciscana quem feriu um feriu todos”.

Chamou a atenção dos presentes de que “essa tríplice tentação sempre existirá na nossa vida e deve ser combatida com os votos. A profissão religiosa põe no coração de cada um de nós, o amor do Pai, aquele amor que está no coração de Jesus, redentor do mundo”, disse.

“O voto de castidade, de pobreza e obediência dão ao nosso itinerário uma característica cristocêntrica particular e imprimem nele um sinal específico da economia da redenção”. Para que haja uma fraternidade sadia, o pregador disse que na sua construção deve haver o gosto pela escuta recíproca, pela partilha de vida e pelas comunicações fraternas que favorecem o crescimento da comunidade, sem esquecer a liberdade de elogiar e de criticar e parar com melindres.

Após a plenária houve momentos de agradecimentos, onde Frei Inoc Joaquim agradeceu, em nome dos participantes, a presença e a disponibilidade de Frei Laurindo da Júnior e, posteriormente, como de costume, houve o momento de adoração no mosteiro das Irmãs Clarissas.


Frei Abel Ndala Sahuma Nganji, Frei Hilário Ngundja (texto) e Eduardo Camunha (foto)