Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola celebra a “Semana de Misericórdia pela Terra”

30/04/2019

Notícias

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Angola – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), em parceria com a Comissão Episcopal de Justiça, Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), promoveu, entre os dias 22 e 27 de abril, uma jornada do cuidado com o meio ambiente, com o lema “Todos unidos pela nossa Casa Comum”, em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril.

Os frades se uniram a várias organizações para promover ações que mobilizem as pessoas a terem gestos concretos que expressem o cuidado com o Planeta Terra e a proteção das espécies ameaçadas no terreno angolano. A Jornada aconteceu em parceria com a Rádio Ecclesia, a Rádio Maria Angola, a TV Zimbo, as escolas católicas e os escoteiros.

A cerimônia de encerramento aconteceu no dia 27 de abril, na Universidade Católica de Angola, com o lançamento da estufa e da horta e com a plantação de árvores, como forma de mobilizar a sociedade a se comprometer com a criação. Por fim, realizou-se também uma mesa redonda, que contou com a ambientalista Dra. Eufrazina Paiva, deputada e jurista; de Pe. Celestino Epalanga, jesuíta e Secretário Nacional da Justiça, Paz e Migrações da CEAST; do representante do Ministério do Ambiente, Dr. Nascimento; e do Frei André Gurzynski, responsável da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola.

Em sua intervenção, Frei André afirmou ser necessária uma ecologia integral, conforme pede a Encíclica Laudato Si’. Para Frei André, “há quem cuida bem das plantas e dos animais, e esquece-se das pessoas. E há quem é humanista, trata bem das pessoas, mas maltrata as plantas e os animais”. Segundo o frade, para os franciscanos o “Cântico do Irmão Sol” testemunha um olhar contemplativo das criaturas do céu e da terra. E ressaltou que a natureza precisa da nossa atenção.