Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nove frades farão a Profissão Solene

02/12/2014

Notícias

Moacir Beggo

Mais uma vez, a bela igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) vai ser testemunha da profissão solene de nove frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, no dia 6 de dezembro, às 16h15.

A profissão solene, o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa, será feita pelos jovens Frei Camilo Donizete Evaristo Martins; Frei Alan Maia de França Victor; Frei Clovis Pasinato; Frei Edvaldo Batista Soares; Frei Jean Carlos Ajlouni Oliveira; Frei Vanderlei da Silva Neves; Frei Fábio Josagrado-400sé Gomes; Frei Marcos Vinícius Brügger; e Frei Evaldo Ludwig. O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel é quem vai receber os votos desses jovens que escolheram como tema um trecho da Regra Bulada da Ordem dos Frades Menores: “Observemos a pobreza e a humildade e o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo que firmemente prometemos”.

Cada um dos nove frades farão a profissão onde se comprometem a seguir Jesus Cristo observando os conselhos evangélicos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

ALEGRIA

“Quando lemos nas Fontes Franciscanas que São Francisco de Assis sentiu uma extraordinária alegria espiritual com a chegada e a conversão dos primeiros companheiros, e isso porque compreendeu na fé que cada irmão lhe fora dado pelo Senhor, ele os acolheu como homens de valor, companheiros necessários e amigos fiéis. Esta mesma alegria espiritual eu sinto dentro de mim, aliás, não somente eu, mas toda a nossa Província e toda a Ordem, diante de um expressivo grupo de jovens que fazem a profissão solene. Portanto, rendamos graças a Deus pela dádiva da vocação na vida de cada um desses irmãos, e juntos oremos para que cada um possa levar a bom termo o propósito do lema que escolheram”, comemora o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade. Depois da leitura do evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

Segundo Frei Fidêncio, “a Profissão Solene é em primeiro lugar o ponto culminante de uma caminhada formativa amadurecida na fé, no discernimento e na resposta generosa que se dá a uma proposta de inspiração divina. Em segundo lugar, a profissão solene é também ponto de partida de um permanente recomeçar com São Francisco, um reaprender a formar-se e a atualizar-se, em vista da autenticidade evangélica que a Deus prometemos”

FREIS