Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Abrir generosamente o coração”, pede Frei Paulo na Assembleia Capitular de Angola

25/07/2022

Notícias

“Vinho novo em odres novos (Mt 9, 16-17)”, foram as palavras de abertura da Assembleia Capitular na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

O Capítulo teve início hoje, 25 de julho, Festa de São Tiago Apóstolo, e termina no próximo dia 28. O mesmo está sendo realizado na Fraternidade São Francisco de Assis, Palanca, e conta com 39 capitulares, vindos de Malanje, Kibala, Viana, Palanca e do Governo Provincial, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e os Definidores Frei Robson Scudela e Frei Daniel Dellandrea.

O primeiro dia da Assembleia foi reservado para o retiro e teve como pregador Frei Daniel.  Durante a homilia, Frei Daniel rendeu graças a Deus pelos 30 anos de FIMDA e pelo carisma franciscano presente em terras angolanas. Em seguida, pediu aos frades para se deixarem guiar pelo Espírito Santo, de modo que o Evangelho possa ser o vinho novo que orienta o Capítulo. “Capítulo é tempo de recordar e de guardar tudo aquilo que o Senhor nos ensinou”, disse o frade.  Também pediu que evitem a improvisação, a mesmice, o individualismo, de modo agir como fraternidade e, a partir do ardor evangélico, olhar para frente, criar maior laço de partilha e de convivência fraterna de modo que se realize a vontade de Deus. “Que o Capítulo seja o tempo de nos ouvirmos uns aos outros e de ouvir o apelo do Senhor. Que este Capítulo possa ser uma dádiva de Deus”, enfatizou.

 

Na abertura da reunião capitular, Frei Paulo destacou que o Capítulo é um espaço para abrirmos generosamente o coração para ouvirmos o que Deus nos tem a dizer. “É tempo de olhar para trás para ver o que já foi feito e de olhar para frente com esperança. Capítulo é um exercício espiritual. Que haja leveza e despojamento para ouvir o que o Espírito Santo tem a nos dizer”, disse. Igualmente, lembrou que, “ao invés de nos perguntarmos onde iremos, a pergunta a ser feita nestes dias deve ser: Onde a inspiração franciscana nos leva, como homens do franciscanismo?” E pediu que a alegria do encontro fraterno acompanhe os frades durante e após o Capítulo.

Ao decorrer do retiro, Frei Daniel questionou: “Em que odres estamos guardando o vinho do Evangelho? A exemplo de Francisco de Assis que renovou a Igreja com a vivência do Evangelho, também hoje os frades são chamados a renovar a Igreja no amor e na misericórdia”. Apelou a não se ter medo de deixar aquilo que é odre velho, aquilo que não ajuda na missão e também a não ter medo de se renovar para abraçar o vinho novo do Evangelho. “Estamos aqui para discernir a qualidade e o sabor do vinho novo e ao mesmo tempo para avaliar se os nossos sonhos, se os nossos corações, estão em condições de conservar o vinho novo do Evangelho”, recordou Frei Daniel aos confrades.

No período da tarde, Frei Daniel partilhou a carta do Ministro Geral, Frei Máximo Fusarelli, “Ao Capítulo Provincial 2021”, onde frisava: “Nós não somos um grupo de pessoas que vive junto, somos religiosos, irmãos unidos no amor de Deus, irmãos que buscam um bem comum, somos irmãos espirituais. Qual é o nosso bem comum? O que ainda nos une? O que dá sentido a nossa vida em fraternidade?”

Na sua alocução, Frei Daniel pediu que os frades sejam profetas da esperança no mundo de hoje, estando atentos à realidade à volta de suas Fraternidades. E lembrou aos capitulares que a vida religiosa pressupõe convivência fraterna, por isso, exortou a evitar o clericalismo e o individualismo para não se perder a graça de viver as virtudes franciscanas de minoridade, simplicidade, fraternidade.

“Que o Senhor nos dê a graça de não permanecer prisioneiros ou acomodados com os odres velhos remendando a vida, mas nos conceda a graça da alegria e da liberdade que a novidade do Evangelho nos traz”, pediu o Frei Daniel no fim de sua reflexão.

Ao terminar o primeiro dia de Capítulo Frei Robson apresentou o tema “Redescobrir o valor da Vida Fraterna”, onde afirmou que o carisma franciscano é ainda atual e a Ordem é a atualização do projeto de Francisco. “A dinâmica da vida comunitária se baseia em Jesus Cristo. Ele é a fonte, a medida e o modelo da vida fraterna”, disse ele.

Frei Robson lembrou que o frade menor é chamado a ser construtor da vida fraterna e não um consumidor, e os que procuram ser frades devem ter claro a missão de construir a vida fraterna e a vida de penitência. “A nossa fraternidade é uma comunidade de pecadores que caminha para a sua santificação. A paz e gosto de estar juntos é sinal do Reino de Deus”, disse e por isso, pediu que cada frade se alegre com a alegria do irmão.

Para concluir, num tom humorístico, disse que “os últimos a entrar nos céus serão os frades, não porque são os mais pecadores, mas para ter certeza de que ninguém ficou de fora do Reino dos Céus. E deixou algumas recomendações para se alcançar a harmonia fraterna: “Celebrar e festejar juntos, cultivar o respeito mútuo, orientar-se para uma missão comum e ser protagonista da vida comunitária”.

Este primeiro dia do capítulo foi encerrado com as Vésperas solenes da Festa de São Tiago Apóstolo.


Frei Canga Mazoa, Frei David da Conceição e Frei Tomás Joaquim