Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A visita fraterna do Ministro Provincial Frei César Külkamp a Angola

26/12/2018

Notícias

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Luanda (Angola) – Um mês depois de ser eleito Ministro Provincial no Capítulo Eletivo em Agudos e de participar das duas etapas do Congresso Capitular, Frei César Külkamp, visitou, de 14 de 23 de dezembro, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Este foi o seu primeiro compromisso como Provincial e a quarta viagem à Missão Franciscana de Angola, onde os frades da Província da Imaculada estão presentes há 28 anos. Frei César viajou em companhia de Frei Diego Melo, animador do Serviço Vocacional (SAV) da Província.

“Foi uma viagem rápida, mas intensa e muito proveitosa, tanto no contato com meus confrades neste momento pós-Capítulo e Congresso Capitular, como no contato com os seminaristas, com o povo e os assistidos dos projetos sociais nos lugares onde estamos como Província na Fundação Imaculada Mãe de Deus”, contou Frei César, enfatizando a acolhida fraterna dos frades nas visitas a Kibala, Malange e Luanda. O presidente da Fundação, Frei José Antônio dos Santos, recebeu Frei César.

O primeiro compromisso do Ministro Provincial foi durante a Primeira Missa de Frei João Bunga, no dia 16, quando foi o pregador convidado pelo neopresbítero. “Gostei muito de participar desse momento especial na vida de Frei João, da Fraternidade e da Missão. Momento de beleza na liturgia própria e muito viva do povo angolano. A receptividade do povo foi muito bonita”, disse Frei César, que na segunda-feira, dia 17, viajou para Kibala, onde está a Fraternidade que vai receber pela primeira vez o Noviciado da Fundação Imaculada Mãe de Deus. Até este ano, os noviços de Angola fazem o Noviciado em Rodeio (SC) junto com os brasileiros. “Pude celebrar com Frei Ivair de Carvalho e Frei David Belineli e alguns postulantes que ainda estavam ali”, lembrou o Ministro Provincial.

No dia 18, Frei César partiu para Malange, onde há duas Fraternidades: a do Seminário Monte Alverne e a São Damião, além das Irmãs Clarissas. Foi em Malange que teve início a Missão da Província há 28 anos, quando o bispo fez o convite aos frades para dar assistência às Irmãs Clarissas. Frei César pôde conhecer as adaptações e melhorias no Seminário para receber a nova turma em 2019. “Estava lá o Frei Ermelindo Bambi, recém-ordenado presbítero e orientador do Seminário, muito animado para as atividades que vão começar”, adiantou.

No retorno a Luanda, Frei César se encontrou com os frades no tempo da profissão temporária e com as 43 Irmãs Clarissas do Mosteiro de Luanda. “Um dos pedidos das Clarissas é que os frades continuem presentes na formação delas”, contou o Ministro Provincial.

Frei César também conheceu o Centro Franciscano de Solidariedade (Solcefra), formado pelos Projetos Nossos Miúdos (fundado por Frei Márcio Terra), Bola da Paz, Pão da Paz, Inzo Digital, Biblioteca São Boaventura e Justiça e Paz e Integridade da Criação. Frei José Antônio, que acompanhou o Ministro Provincial, apresentou primeiro as antigas instalações do Projeto Nossos Miúdos, que estão sendo reformadas para serem a sede administrava e serviços sociais e residência dos voluntários da Missão. A nova sede do projeto Nossos Miúdos fica no Bairro do Bita-Sapú, onde funciona desde agosto último a Casa São Francisco. “Trata-se de um espaço, adaptado e amplo, onde vivem 11 meninos, que poderiam estar nas ruas, ou que são oriundos de famílias muito carentes. Ali recebem todo o cuidado e atenção dos frades”, explicou Frei César, que tomou conhecimento da vida quotidiana deles e do funcionamento do centro, partilhou o lanche com eles e ouviu um pouco da experiência que cada um dos meninos.

Frei César também visitou, em Viana, a casa do Postulantando. “É necessário fazer várias melhorias e adaptações para esta etapa, já que junto a esta etapa vai funcionar o Aspirantado Adulto, chamado assim porque, no Seminário Monte Alverne, há os aspirantes que cursam o último ano do Ensino Médio. Em Viana ficam os aspirantes que já concluíram o Ensino Médio. Existe uma expectativa muito grande de um Noviciado numeroso em 2020. Isso tudo precisa ser bem preparado. Os frades estão animados, como Frei Laurindo Júnior nesse trabalho formador e Frei Valdemiro Wastchuk na Paróquia Nossa Senhora Fátima”, acrescentou Frei César, que neste dia 26, dia de Santo Estêvão, presidiu a Missa Solene na Paróquia Santo Estêvão de Ituporanga e seguiu para o Noviciado de Rodeio (SC).