Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Renovar os votos é reforçar dentro de nós a minoridade”

08/12/2017

Notícias

renova_081217_2

Rondinha (PR) – Na solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Ordem Franciscana e desta Província, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu a Celebração Eucarística na igreja do Convento São Boaventura de Rondinha (PR), às 9 horas desta sexta-feira (8/12), quando acolheu a renovação dos votos dos frades professos temporários do tempo de Filosofia e rendeu graças a Deus pelo encerramento das atividades acadêmicas no ano.

Depois de saudar e acolher seus confrades e o povo,  Frei Fidêncio lembrou  que nesta celebração acolhia a renovação dos votos de todos os professos temporários da Província, para que assim, de novo,  pudessem dizer como Maria: “Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra”.

“Em primeiro lugar, diria que é com muita alegria que nós nos reunimos para celebrar  a renovação de vocês e, na renovação de vocês, celebrar também a renovação de outros tantos irmãos espalhados pela Província e também na Missão de Angola”, disse, enumerando os quatro frades que estão concluindo o Ano Missionário: Frei Gabriel Dellandrea, que já renovou em São Paulo; Frei Marcos Schwengber, que renova neste dia à noite em Santo Amaro da Imperatriz;  Frei Hugo Câmara, que já renovou em Angola; e Frei Roger Strapazzon, que renovou em Malange (Angola). “Anteontem à noite acolhi a renovação dos votos de nove professos temporários que estão no tempo da Teologia em Petrópolis. Hoje de manhã, na Fraternidade do Palanca, Luanda, vinte frades no tempo da Filosofia renovaram a profissão temporária e, agora vocês, 19 frades, estão renovando. No total, são 52 frades que estão renovando os votos nesses dias”, observou.

renova_081217_3

O mestre Frei Rodrigo chama um por um os frades para fazer a renovação dos votos 

Em Rondinha, os 19 que renovaram são:  Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belineli, Frei Douglas da Silva, Frei Erick de Araújo Lazaro, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva, Frei Samuel Santos Soares, do 3º ano;  Frei Bruno Araújo dos Santos, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Felipe Medeiros Carretta, Frei Matheus José Borsoi, Frei Natanael José Barbosa, Frei Thiago da Silva Soares, Frei Tiago Gomes Elias e Frei Vitor da Silva Amâncio, do 2º ano; e  Frei Francisco D. Pereira Cabral, Frei Jonas Ribeiro da Silva, Frei Odilon Voss e Frei Lucas de Moura Justino Souza, do 1º ano.

O Ministro Provincial ressaltou que era um momento especial para agradecer a Deus pelas vocações e renovações. “O que chama a atenção é que, praticamente, a metade desses professos temporários são angolanos. Isso quer dizer que o fruto da Missão está aí, graças a Deus”, disse, lembrando que três frades professos solenes angolanos terminam a Teologia neste ano.

renova_081217_8

Segundo o Ministro Provincial, muito mais do que um frio ato jurídico ou canônico, a  renovação dos votos é, acima de tudo, uma profissão de fé daquilo que acreditamos ser enquanto religiosos franciscanos. “Renovar os votos é renovar o querer de Deus em nós: ‘Faça-se em mim’, assim como Maria falou;  ‘faça-se em mim’, recria em mim este ser frade menor; ‘faça-se em mim’ ou recrie em mim essa minoridade enquanto característica fundamental da nossa vida franciscana”, refletiu Frei Fidêncio.

O celebrante lembrou que há poucos dias o Papa Francisco, ao se dirigir a toda a Ordem Franciscana nas quatro obediências, disse que se deve ser frade menor na plenitude, porque é um ato constitutivo da  vida e missão franciscana. “Por isso, renovar os votos é olhar novamente para dentro do Evangelho, como fez São Francisco de Assis. E o Papa também lembrava que, ao olhar para o Evangelho, Francisco reaprendeu a lógica do despojamento, sobretudo o despojamento do mistério da encarnação, do mistério da cruz e do mistério da Eucaristia. E aprendeu deste mistério o que significa ser menor. Portanto, a renovação dos votos, além de um ato ou fato jurídico canônico, é a profissão de tudo aquilo que somos na essência: Irmãos Menores. Renovar os votos é reforçar dentro de nós aquela minoridade que o Papa também chama de lugar de comunhão, lugar de encontro com Deus, de encontro com os irmãos da Fraternidade e, a partir dos irmãos,  com a Igreja, com os irmãos e irmãs do mundo de hoje e também lugar de encontro com a criação, lugar de encontro com a vida, assim como nos fala no documento Laudato Si’“, enfatizou.

renova_081217_5

“Deus nos abençoa na vocação, Deus nos abençoa na vida religiosa, Deus nos escolheu para que na nossa vida consagrada, na nossa minoridade franciscana, possamos ser sinais de santidade para o mundo de hoje, tão carente desses sinais”, destacou o Ministro Provincial.

Para Frei Fidêncio, Deus escolheu os frades para a santidade e também os predestinou para uma missão que ele deseja realizar através deles, enquanto Irmãos Menores. “E aí podemos ter diante de nossos olhos, de um lado, na primeira leitura, a figura de Adão e, no Evangelho, a figura de Nossa Senhora. Deus se dirige a Adão e pergunta ‘Onde estás?’ Deus encontra a criatura humana em Adão fora da obediência e porque encontrou a criatura humana fora da obediência Deus não consegue avançar no diálogo”, explicou.

Diferente é com a Virgem Maria. “O evangelista São Lucas faz questão de dizer “Ave, cheia de graça”. Deus a encontra cheia de graça, não precisa perguntar a Maria “onde estás?”. Ela já está cheia de graça aos olhos do Senhor, aos olhos de Deus. Ela está na total escuta, na total obediência a Deus. E nesta total escuta, ela dá possibilidade a Deus para que possa realizar através dela a grande maravilha de doar a todos nós aquele que é o sentido da nossa vida, da nossa morte e da nossa ressurreição: Jesus Cristo”, acrescentou o frade.

renova_081217_7

Para Frei Fidêncio, Maria permite o diálogo mesmo não entendendo e,  humanamente,  coloca-se diante do mistério de Deus. “E nessa atitude de humildade, de escuta, ela foi compreendendo que, de fato, a Deus nada é impossível. Ou em Deus nada é impossível. E ela conclui de uma forma maravilhosa, depois de compreender, de entender, de colocar-se por inteiro naquela escuta, ou na obediência, dizendo simplesmente: ‘Faça-se em mim segundo a tua Palavra’. É o que Francisco também respondeu na escuta atenta à Palavra do Evangelho: ‘É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo fazer de todo coração'”, explicou.

Frei Fidêncio concluiu pedindo aos frades que se recoloquem nessa obediência, na lógica da Virgem Santíssima, “para possibilitar que Deus, de novo, reforce este laço, este elo, esta união, esta comunhão, e sobretudo esta pertença nossa com esta família, com a Igreja, através da vida religiosa franciscana”.

renova_081217_6

O Ministro Provincial agradeceu aos formadores e professores com ênfase, citando especialmente a Fraternidade São Boaventura, ao guardião Frei Jean Aljuni, ao mestre Frei Rodrigo da Silva Santos,  ao Definidor Frei João Mannes, da Fraternidade do Bom Jesus da Aldeia, e à Fraternidade Bom Jesus de Curitiba.

“Que Deus abençoe a cada um de vocês. Que nesta renovação anual dos votos vocês se sintam acolhidos na benignidade, acolhidos como aqueles que bem nasceram para um projeto evangélico, para um projeto divino. Que Deus os abençoe e os encoraje! “, completou.

renova_081217_4

Frei Tiago Soares (foto acima), bastante emocionado, homenageou especialmente os irmãos que agora fazem o Ano Missionário, particularmente os que vão para a Missão de Angola: Frei Elias, Frei David, Frei Herbert e Frei Samuel.  “Muito obrigado pela existência de cada de vocês. Valeu a pena chegar até aqui para conhecer cada um de vocês”, disse, homenageando também Frei Estevam Gomes Pereira, o Frei Estevinho, que é cuidado por eles devido a uma cirurgia que sofreu em julho último.  Para homenagear seus irmãos na Fraternidade, cantou a canção de Renato Teixeira “Amizade Sincera”.

Nas suas últimas palavras, Frei Fidêncio exortou: “Continuem perseverando na fé”. Comparou a renovação a um nó que fica mais firme com o passar dos anos. “Quando a gente faz um nó, logo em seguida é fácil desmanchá-lo. Mas com o passar dos anos, aquele nó vai se fixando e depois de uma, duas ou três esticadas, está firme. Oxalá vocês possam fortificar esse nó de pertença, de todo coração, e para sempre. Obrigado por cada um!”

renova_081217_9


Comunicação da Província da Imaculada Conceição