Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O dom da vocação de duas gerações de frades

03/12/2016

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com suas diferentes expressões e rostos, se reuniu na Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo (PR), nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016. Porém, alguns dias antes, o definitório provincial (conselho) já marcava presença no convento. A ‘tenda do Senhor’ acolheu os freis provenientes das mais diversas localidades. A festa foi grande e o motivo subiu aos céus com louvores de gratidão pelos frades que celebram os Jubileus de Vida Religiosa e Sacerdotal neste ano. Não bastasse isso, embalados pelos mais belos cânticos do coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), os jovens frades estudantes também renovaram seus votos de Profissão Temporária, por mais um ano de suas vidas.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vamboemmel, foi o presidente da celebração eucarística, que ocorreu as 10 horas da manhã. Logo de início destacou: “A festa dos jubileus, é uma festa da província que tem como cuidadora a mãe Imaculada, por isso nós vamos hoje (02/12) rezar a missa da Imaculada Conceição”. Frei César Külkamp, Vigário Provincial e Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, guardião da fraternidade, foram os concelebrantes.

“Há muitos anos, por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição, a Província celebra a festa dos jubileus, e celebrar os jubileus é celebrar o dom da vida e da vocação religiosa e sacerdotal dos nossos confrades”, enfatizou Frei Fidêncio no início da homilia.

Em seguida, o celebrante recordou a partilha de vida feita entre os frades jubilandos na tarde da quinta feira (01/12), e afirmou: “Foi muito interessante quando os jubilandos, com a presença do definitório provincial compartilharam da própria vida e de como nasceu a vocação de cada um, em seus mais diferentes lugares e situações”. E acrescentou: “Algumas coisas me chamaram muito a atenção. São valores que vocês, de uma maneira muito sútil, expuseram. Ao meu ver, são muito importantes para este dia de ação de graças. Como por exemplo, quando dois frades disseram que ao chegar em um convento estavam famintos, e foram acolhidos com o pão. Muito significativo e eucarístico este sinal, porque acolher com pão, significa acolher aquele que se faz companheiro de caminhada, de vida, de vocação, de profissão… E, hoje quando nós rendemos graças a Deus pelo dom da vocação e da vida religiosa e sacerdotal, queremos agradecer ao senhor Deus por que vocês, irmãos nossos, se fizeram companheiros dos demais”. E, com muita alegria, agradeceu aos frades por terem escolhido a Província Franciscana, e especialmente por partilhar o pão, não apenas material, mas o pão da palavra, da vida e da vocação”, ressaltou Frei Fidêncio.

O Ministro, prosseguiu sua homilia destacando com ênfase a experiência partilhada por Dom Frei Luiz Flávio Cappio, profeta do Rio São Francisco do interior da Bahia. Na partilha de sábado à tarde, afirmou o Bispo: “depois de 23 anos, vivendo uma crise sem saber se eu estava na obediência ou desobediência, Deus me mostrou um sinal, dizendo que sim. É isso que Deus quer de mim naquela região, naquela terra…” e acrescentou o Ministro Provincial: “Às vezes queremos as coisas rápidas, para ontem, e essa experiência nos mostra que precisamos de tempo para amadurecer o querer de Deus”.

Dirigindo-se aos frades de Profissão Temporária, acentuou: “meus caros confrades, vocês são a nossa nova geração, com outra mentalidade e outros ‘chips’ na cabeça”, brincou, “porém, vocês bateram à nossa porta e certamente estão aprendendo o que significa ser pão partilhado, sendo presença viva e atuante em nossas frentes evangelizadoras”.

Com base no Evangelho, falou da eleição da Maria, afirmando que todos foram chamados e escolhidos, e alertou: “Muitas vezes relutamos, brigamos, não entendemos, nos esquivamos… O importante é deixar o coração disponível para a mensagem do Mensageiro de Deus. Portanto, deixemos que a Palavra de Deus nos abençoe e ilumine”, conclui o frade.

JUBILEU DE VIDA RELIGIOSA FRANCISCANA

Em seguida, Frei Rodrigo da Silva Santos, mestre dos frades de Profissão Temporária, convidou os freis os jubilandos de Vida Religiosa franciscana a se aproximarem do altar. Assim, deu-se início ao rito de renovação, no qual os frades pedem ao Ministro Provincial: “Pedimos humildemente a ti e a nossa Ordem, a graça do Jubileu, para agradecer a Deus por todas as graças recebidas ao longo dos anos de nossa consagração”. Prosseguindo o rito, destacou Frei Fidêncio: “Vocês em espírito de alegria e agradecimento celebram hoje 25, 50, 60 e até mais anos de vida consagrada a Deus. Ele tem sido generoso para com vocês. É graça sobre graça que vocês recebem…”. Depois prosseguiu-se com a recitação da fórmula de renovação dos votos.

JUBILEU DE VIDA SACERDOTAL FRANCISCANA

Posteriormente, Frei Rodrigo convidou os jubilandos de Ministério Sacerdotal à dirigirem-se até a frente do altar. Com as velas acessas, e com a disposição de continuar vivendo na fidelidade e entrega, renovaram os seus compromissos sacerdotais. “De Deus nos imploramos que os cubram de bênçãos para que possam crescer na doação total e generosa, e tornar-se Hóstia viva, para o louvor e glória de Deus”, desejou o Ministro.

RENOVAÇÃO DOS VOTOS DOS FRADES DE PROFISSÃO TEMPORÁRIA

Inebriados por estes lindos momentos, foi a vez dos frades de Profissão Temporária, louvarem e bendizerem a Deus por mais um ano de suas vidas, renovando suas promessas. Chamados pelo nome, e convidados pelo mestre a se aproximaram do altar, os freis se colocaram na disposição de começar tudo de novo, renovando os votos de pobreza, obediência e castidade. Renovaram seus votos: Frei Gabriel Dellandrea, Frei Hugo Câmara dos Santos, Frei Marcos Schwengber, Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belinelli, Frei Douglas da Silva, Frei Erick de Araujo Lazaro, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva, Frei Samuel Santos Soares, Frei Bruno Araújo dos Santos, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Felipe Medeiros Carretta, Frei Jean Santos da Silva, Frei Matheus José Borsoi, Frei Natanael José Barbosa, Frei Thiago da Silva Soares, Frei Tiago Gomes Elias e Frei Vítor da Silva Amâncio. “O Senhor que fez o bom começo, dê o crescimento e a perseverança até o fim, obrigado!”, agradeceu o celebrante concluindo o rito.

AGRADECIMENTOS

Em seguida, deu-se continuidade com a missa. Após a comunhão, no momento de ação de graças, Dom Cappio, como é conhecido, dirigiu algumas palavras à assembleia: “Nós já agradecemos ao Pai do céu, nós já dissemos o nosso muito obrigado a mãezinha do céu. Nós já agradecemos ao Pai Francisco. Agora, nos resta agradecer ao senhor frei Padre Provincial e a toda a Província da Imaculada por nos proporcionar esta festa tão linda, que enche nosso coração de alegria. Muito obrigado! E agradecer de coração também, ao caro Padre Guardião, e toda comunidade de Rondinha, por nos acolher assim de uma maneira tão amiga, tão fraterna, tão bonita. A todos o nosso muito obrigado. Que o nosso Deus lhes pague”, desejou o profeta do rio São Francisco. Frei Odorico Decker, presentou a todos com a bela canção da Ave Maria, tocando a sua afinadíssima gaita.

Ainda antes da bênção final, Frei Fidêncio agradeceu pela presença ímpar do coral Canarinhos de Petrópolis, sendo eles ovacionados com saudosas salvas de palmas. A festa teve continuidade no refeitório do convento, onde os frades e convidados puderam alimentar-se com o pão material. Este momento foi de gratidão pelo compromisso de vida religiosa assumida pelos frades mais experientes e renovada pelos frades estudantes.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA CELEBRAÇÃO ABAIXO: