Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Paz é tema da 23ª Exposição Franciscana de Presépios

08/12/2012

Notícias

O tema da paz, tão atual e tão desejado na cidade de São Paulo nos últimos meses, foi escolhido para a 23ª Exposição Franciscana de Presépios, que será inaugurada no próximo dia 8 de dezembro, às 9h30 horas, no Claustro do Convento São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, região central de São Paulo.

Sob a coordenação artística de Frei Róger Brunorio, esta Mostra apresenta ao público 30 presépios inéditos. “A Coleção Franciscana de Presépios ficou mais enriquecida este ano. Isso porque recebemos cerca de 50 novos presépios oriundos de diversos países. Mas, para esta Exposição, selecionamos 30 conjuntos”, explica Frei Róger, lembrando que a Mostra ficará aberta ao público de 8 a 30 de dezembro de 2012.

Este ano, o salão São Francisco, no Claustro do Convento, onde acontece a Exposição, terá um tom mais claro, cor palha, para remeter ao tema da paz. “Além disso, escolhemos presépios feitos com barro e modelados a mão. O barro nos remete à criação do homem e, com as mãos, o artista mexe e modela as obras de arte. Neste caso, as mãos simbolizam aqueles que promovem a paz”, explica Frei Róger, que é museólogo e responsável pelo Departamento de Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Segundo o frade, que realiza pela terceira vez esta mostra em São Paulo, esta Exposição promoveu também um intercâmbio cultural internacional. “Duas artistas  brasileiras fizeram presépios em estilo japonês e uma artista alemã fez um conjunto em estilo africano. Esse respeito às diferenças culturais ajudam a promover a paz”, diz o franciscano, lembrando que nos últimos anos há um acentuado aumento de intolerância, extremismo e violência em todo o mundo.

“Natal é tempo novo; é tempo de solidariedade”, acrescenta o coordenador, informando que esta ação solidária será feita durante a Mostra, já que os visitantes são convidados a doar 1 kg de alimento não-perecível. No final, todos os alimentos serão doados para o Serviço Franciscano de Solidariedade, que em São Paulo tem projetos sociais voltados para pessoas em situação de rua, soropositivos/HIV, idosos, crianças em situação de risco e um serviço de apoio à reciclagem.

O presépio é uma devoção franciscana que nasceu em 1223, na cidade italiana de Greccio, por iniciativa de São Francisco de Assis. No Natal daquele ano, ele promoveu a representação ao vivo, usando animais e pessoas da região do Vale de Rieti.

A exposição tem entrada franca e estará aberta das 10 às 17 horas, no Claustro do Convento São Francisco de Assis, 133. Não haverá visitação nos dias 24 e 25 de dezembro. Mais informações, pelo telefone (11) 3291-2400.