Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem por ocasião do Sagrado Mês do Ramadã

13/03/2024

Notícias

Comissão Geral da Ordem Franciscana para o Serviço do Diálogo

Que a Paz de Deus esteja sobre todos vocês!

Este ano, Deus quis que cristãos e muçulmanos vivessem juntos, por cerca de três semanas, a Quaresma e o Ramadã. Nestes dias, cada um à sua maneira e de acordo com suas tradições seculares, buscamos nos aproximar de Deus seguindo Seus caminhos (os “caminhos retos” mencionados na Surata Al-Fatiha 6) e lendo Sua Palavra. Buscamos nos reconciliar com nossos irmãos e irmãs “perdoando com um belo perdão” (Surata Al-Hijr 85) e compartilhando o que temos com aqueles que precisam (“porque o amor cobre uma multidão de pecados”, I Epístola de São Pedro 4, 8). E buscamos submeter nosso corpo à penitência do jejum, que nos faz descobrir que sem Deus nada podemos fazer (Evangelho segundo São João 15, 5) e que Ele é e será sempre o único Bem.

Nossos caminhos se cruzam, portanto, misteriosamente, mais uma vez nestes dias. Desejamos, como irmãos franciscanos que buscam conformar suas vidas à vontade de Deus, assegurar-lhes nossas orações e nossa proximidade durante este mês tão importante para todos. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, nos conceda fazer cada vez mais o que Lhe agrada.

Nestes tempos em que a paz do mundo parece tão comprometida e em que muitos povos experimentam a ferida aberta e o escândalo da guerra, também gostaríamos de convidá-los a orar conosco de forma particular para que a paz de Deus supere todo egoísmo e todo medo, em Gaza, na Ucrânia, no Congo e em tantos lugares menos divulgados de nosso mundo, de nossas sociedades e de nossas famílias. Que nossas orações e nossos esforços para vivermos melhor juntos nesta terra se unam para que se realize o projeto de Deus para a humanidade.

Feliz e sagrado mês de Ramadã a todos!

A Comissão Geral da Ordem dos Frades Menores para o Serviço do Diálogo.