Frades finalizam preparativos para XII Caminhada Franciscana da Juventude
19/06/2024
Nos dias 20 e 21 de julho será realizada a “XII Caminhada Franciscana da Juventude” (CFJ), em Sorocaba (SP). Coincidência ou não, a data escolhida para o início das atividades marca a celebração do Dia do Amigo e Internacional da Amizade, o que também faz do evento uma grande oportunidade para que os ‘amigos de fé e irmãos camaradas’ (parafraseando Roberto Carlos), estejam juntos para viver momentos de partilha e encontro especial com Deus.
Os preparativos estão a todo vapor, conforme comentou Frei Augusto Luiz Gabriel, animador da evangelização para a juventude, junto com Frei Gabriel Dellandrea e Frei Roger Strapazzon. “Desde janeiro deste ano, quando anunciamos a caminhada, durante o encerramento das Missões Franciscanas da Juventude, em Pato Branco (PR), estamos empenhados na organização. Mensalmente nos reunimos com a Comissão Central de Sorocaba, composta por frades e lideranças para planejar e articular os trabalhos. Generosamente todos os envolvidos não mediram esforços para ajustar e encaminhar as pendências que um evento desta grandiosidade envolve. Percebemos um bom clima entre as equipes, voluntários, frades, de modo que de encontro em encontro as lideranças foram aumentando”, explicou o frade.
As inscrições foram encerradas no dia 17 de junho, para que as equipes possam preparar todo material que será utilizado no evento que promete ser marcante para a história de vida dos jovens participantes.
Nesta edição da Caminhada Franciscana da Juventude, o tema será: “Como São Francisco, marcados pelo amor do Bom Jesus”, e o lema: “Chagados pelo amor, peregrinos da esperança”. Segundo Frei Gabriel, “ tanto o tema como o lema são inspirados na Celebração do Jubileu dos 800 anos das Chagas de São Francisco e no grande Jubileu que a Igreja viverá em 2025”. Ele explicou que, além dessas inspirações, os franciscanos também estão felizes com o Jubileu dos 100 anos da Paróquia Bom Jesus de Sorocaba, que acontecerá em 2026, mas que desde já está sendo preparado e a caminhada faz parte desta celebração. “ Nós franciscanos, assumimos a Paróquia dez anos depois de sua criação. Também estamos na Paróquia Santo Antônio. Por isso, esse momento também é para celebrarmos os 90 anos de presença franciscana nessa cidade paulista”, salienta.
A programação da caminhada deste ano vai contemplar momentos de oração, espiritualidade, dinâmicas, além de muitos quilômetros de caminhada pela cidade acolhedora. O trajeto contemplará ambientes rurais e urbanos. De acordo com eles, outros detalhes e surpresas ainda estão sendo preparados.
Quando perguntado sobre a importância da proximidade junto a juventude e o empenho na promoção de encontros fraternos, Frei Roger reforçou o valor presente nas relações de amizade. “Neste ano o tema da Campanha da Fraternidade nos provocou a refletir sobre a Amizade Social. Entre a juventude se faz necessário criar espaços de encontro e partilha de vida. Por isso a CFJ não tem o caráter se procissão, e sim de uma caminhada onde o jovem pode rezar nos momentos específicos, mas também ao longo do trajeto conversar, partilhar a sua vida, cantar, rir, chorar, reclamar dos morros”.
O frade salientou o papel evangelizador e catequético da caminhada dos jovens. “ Com isso resgatamos a experiencia peregrina de Jesus e Francisco com os seus discípulos, que iam pelo mundo de forma pacifica e alegre, aproveitando o caminho para partilhar suas alegrias e angustias, aprendendo e ensinando”, concluiu.
Missão franciscana
Há 12 anos a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio dos frades animadores da evangelização com a juventude, acredita que a Caminhada Franciscana da Juventude, é importante para a construção de vínculos com os jovens presentes das comunidades e para a propagação do Evangelho, por meio do carisma e da espiritualidade franciscana. Frei Augusto, Frei Gabriel e Frei Roger, que atualmente se dedicam às atividades com a juventude, estão empenhados nessa missão que acolheram.
“Uma grande discussão se acende na Igreja sobre a pertinência de eventos grandes na evangelização com as juventudes. As opiniões são diversas, inclusive com alguns defendendo que tais iniciativas não são pertinentes por serem grandes e envolverem muitos riscos. As exigências de um evento como esse fazem com que tenhamos que pensar em muitos detalhes, entretanto, nós percebemos que atividades grandes com a Juventude fazem com que os mesmos possam vislumbrar outros horizontes dos quais não estão acostumados, possibilitando uma frutuosa troca de experiências”, explica Frei Augusto.
Frei Gabriel comparou as grandes atividades e a relação delas com a caminhada do filho de Deus. “Jesus também ao longo de sua missão se utilizou de eventos grandes, como a ocasião da partilha dos pães, o sermão da montanha. Francisco de Assis também utilizou eventos grandes na animação dos frades, como o conhecido Capítulo das Esteiras. Por isso a Caminhada Franciscana da Juventude quer ser este momento de animação, encontro é ocasião propícia para buscar um novo ânimo na caminhada. E quem não precisa disso? ”, argumentou.
“A Juventude com certeza colhe bons frutos dessas experiências e retorna para os seus afazeres, nas suas comunidades, com ainda mais engajamento. Eventos grandes não são a solução única, mas no “pacote” da evangelização com a juventudes, contribuem para atingir o bom êxito no trabalho desempenhado pelos franciscanos”, finalizou Frei Roger.
Adriana Rabelo