Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A devoção a Frei Galvão em Angola

07/11/2019

Notícias

Luanda (Angola) – Angola é o primeiro país africano a ter a devoção a Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro, que é celebrado liturgicamente no dia 25 de outubro. A chegada da imagem na Missão de Angola, durante as festividades deste ano, foi um momento de muita devoção e fé. Frei João Alberto Bunga, frade angolano que fez o Noviciado e os estudos de Teologia no Brasil e hoje é o reitor do Santuário Kimbo São Francisco, presidiu a celebração e contou aos fiéis, que acorreram em grande afluência para acolher a imagem, os diversos milagres que o santo homem de Deus alcançou ainda em vida e depois da morte.

Frei Bunga conheceu a devoção a Frei Galvão mais de perto quando ainda era estudante e fez estágio no Postulantado Frei Galvão, que fica na terra natal do Santo, a cidade de Guaratinguetá. Ali, em contato com os romeiros que vêm de todo o país, ouviu os relatos de graças alcançadas. “Foi uma partilha de vida. A gente percebia no rosto das pessoas a esperança, principalmente das mulheres que não conseguiam engravidar”, disse. Muitas mulheres com dificuldades de conceber estavam na celebração do Kimbo e buscaram com grande fé e devoção pelas famosas pílulas de Frei Galvão. Segundo Frei Bunga, a Fundação Imaculada Mãe de Deus aguarda a chegada das pílulas do Brasil.

Frei Bunga partilhou com o povo a sua “aventura” para levar a imagem. “No aeroporto de São Paulo, a senhora que fazia o despacho não queria embarcar a imagem porque tinha receio de quebrar. Dizia que nem todos têm o cuidado com o objeto despachado. Insisti que despachasse e que a imagem chegaria inteira. Quando cheguei no aeroporto de Luanda, vendo as malas que, às vezes, caíam da esteira, pensei no pior. Mas, para minha surpresa e tranquilidade, a imagem chegou carregada, com todo o cuidado, por dois funcionários. Na mala que não despachei, trouxe também a imagem de Santa Dulce dos Pobres”, contou o frade.

Na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola é grande a expectativa dos frades que moram no convento São Francisco de Assis, no bairro de Palanca, pela difusão da devoção ao nosso Santo confrade brasileiro. Ao final da celebração, os muitos fiéis puderam tocar na imagem, e com grande fé já faziam seus pedidos. Em nenhuma outra parte de África tem-se está devoção a São Frei Galvão. Tudo está se iniciando aqui no kimbo São Francisco, e, com a graça de Deus, esperamos que ele alcance abundantes bênçãos do Senhor para o povo angolano.

Frei Jonas Ribeiro da Silva