Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A alegria dos adolescentes e jovens volta ao Campinho da Penha

23/04/2022

Notícias


Vila Velha (ES) – Com apenas cinco anos de existência, a Romaria dos Jovens e Adolescentes vem crescendo a cada ano. Grupos de Perseverança e Adolescentes da maioria das paróquias de Vitória e Vila Velha estiveram presentes, como se pôde ver durante a concentração na Prainha deste sábado. Para fugir do sol forte, as sombras das árvores acolheram os adolescentes, que, portando bandeiras, camisetas e outros adereços, fizeram muito barulho para homenagear Nossa Senhora.

Às 10 horas, os grupos se uniram e subiram o Morro da Penha para a Celebração Eucarística, às 11h00, no Campinho. Pe. Ruan Coutinho da Cruz, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, Guarapari, foi o presidente. Em sua homilia, ele questionou os jovens: “É impossível ser santo se não tivermos alegria no coração”, disse.

“Não existe um santo na história da Igreja que não experimentou a alegria do coração. E aí nós precisamos fazer uma diferenciação importante aqui. Que alegria que nós estamos falando?”, perguntou.

“Vou falar de duas formas, vocês vão ver qual é a mais adequada: Nós temos a alegria frisante. Quando você abre aquele refrigerante e depois vem aquela espuma. Só que depois que começa passar o tempo, quem aguenta tomar refrigerante quente? Eu te apresento um copo d’água geladinho. Deixa o tempo passar, não faz barulho, ele está ali. E você pode beber depois. Essas as diferenças das duas alegrias: uma é barulhenta, faz espuma, mas daqui a pouco acaba. A outra é silenciosa como a água e vai nutrindo. Jesus disse que quem tem sede vem a mim e beba. E essa água, que é o próprio Jesus, sacia a sede da nossa alma”, ensinou.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição