Frades de profissão temporária realizam retiro anual em Rodeio
01/12/2025

Entre os dias 23 e 27 de novembro, os frades de profissão temporária participaram de seu retiro anual na cidade de Rodeio, na fraternidade do Noviciado. O encontro se deu em preparação para a renovação dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade.
“Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito.” (Sl 51).
Os frades retornaram ao espaço onde viveram a marcante etapa do noviciado. Esse retorno, por si só, torna-se ocasião de renovação interior e de retomada do sentido profundo da caminhada vocacional.
Durante os dias de silêncio, oração e convivência fraterna, os frades retirantes puderam também conviver com os atuais noviços, partilhando experiências e fortalecendo-se mutuamente no ideal franciscano. A rotina própria da casa, marcada por oração, meditação e vivência fraterna, contribuiu para criar um ambiente propício à escuta e ao discernimento.
Ter Coração Puro
O retiro foi conduzido pelo guardião da fraternidade, Frei Josemberg Cardoso Aranha, que propôs uma reflexão centrada na pureza de coração. “Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51).
Neste ano em que a Ordem celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas, o tema da pureza ganha ainda mais relevância. Foi essa virtude que permitiu a São Francisco contemplar a criação como irmã e reconhecer, em todas as coisas, a presença amorosa do Altíssimo. Assim como a irmã água, que corre livre, que limpa e é transparente, a pureza de coração se revela como uma disposição interior que abre o olhar para Deus em tudo.
A partir da literatura de Éloi Leclerc e de outros, os frades refletiram a pureza para além do senso comum do carnal, mas como um olhar constante dirigido à santidade de Deus. Como recorda Leclerc em Sabedoria de um Pobre:“Não te preocupes tanto com a pureza da tua alma. Volta o olhar para Deus. Regozija-te por Ele ser toda a santidade.”
Encerrado o retiro, os frades retornam fortalecidos pela oração, pela fraternidade e pela renovada disposição de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo com São Francisco.
Por Frei Patryck Dutra


