“O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou e me enviou a servir e amar o seu povo”
17/11/2025

No dia 16 de novembro, a Custódia Da Imaculada Mãe de Deus de Angola, representada por 15 freis, juntamente com o Custódio, Frei Ivair Bruno de Carvalho, se alegrou desde as terras longínquas de Caconda. Na ocasião, o filho desta linda terra de valores Frei José João Ganga, que foi ordenado presbítero em 02 de agosto do ano corrente, celebrou a sua primeira Eucaristia na cidade angolana.
A Celebração teve início às 9 horas da manhã, na Missão Católica de Caconda, que tem como superior o reverendo padre Mbelesse.
Com esta celebração, Frei Ganga enaltece a Deus pela vocação de Sacerdote que d’Ele recebeu. Porém, não enaltece sozinho, mas com toda assembleia que de perto e longe, padres e leigos, bendizem a Deus por este irmão, servo do Senhor, filho de Caconda, chamado a servir o povo de Deus ao modo de S. Francisco de Assis.
Tanto é que o verso “O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou e me enviou a servir o seu povo” ganhou voz e melodia na Ação de Graças que marca o dia de hoje.
Ademais, o Padre David Sandambongo, na conversa de Família (Homilia), perguntou: “quem é o padre?”. Parafraseando o papa Francisco, disse que “o mundo precisa de padres santos e não apenas de alguém que exerce funções porque, isto, exercer funções, qualquer um pode fazê-lo”.
Ainda o reverendo padre Sandambongo exortou que “o padre é o homem da palavra e o homem do silêncio”. É Embaixador da palavra de Deus no meio dos homens, sobretudo, “àqueles são às ovelhas perdidas de Israel”.
O padre deve ser amigo do silêncio para falar com Deus, a exemplo de Jesus Cristo que se isolava para rezar, para falar com o Pai. O mundo de hoje é barulhento, mas a onda do padre deve ser de paz e silêncio.
Nesse ínterim, o padre sendo homem da palavra e do silêncio, deve amar o amor não amado já há muito dito por Francisco de Assis, o Santo.
Estavam nesta especial celebração o santo povo de Deus e não obstante, o clero Diocesano como Espiritano e algumas irmãs de S. José de Cluny e FMM.
“O Senhor é que dirige o caminho, Ele é o refúgio que garante a Salvação”.














