Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Manhã capitular: votação das prioridades e estratégias. Eleição do Vigário e Definidores à tarde.

29/11/2021

Notícias

O Dia de Todos os Santos da Ordem Franciscana, 29 de novembro, foi um dia muito importante para os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A manhã iniciou com o trabalho de votação das prioridades e estratégias que o Capítulo quer estabelecer para a caminhada do sexênio em nossa Província.

  1. Redescobrir o valor da vida fraterna.
  2. Consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade permanente de cada frade, fraternidade e Frentes de Evangelização.
  3. Reforçar a importância da Formação Inicial e Permanente dos frades.
  4. Definir a sinodalidade como dimensão transversal da vida Fraterna e ação evangelizadora.

Essas foram as quatro prioridades assumidas para o sexênio. Cada uma delas com estratégias bem definidas. A votação das estratégias foi bastante discutida, cada comentário contribuía para expressar de forma mais precisa os anseios da fraternidade e para fortalecer o compromisso a ser assumido por todos. Esse debate possibilita a participação de todos, verdadeiro exercício de sinodalidade.

Na segunda parte da manhã, o plenário se dedicou a votar as propostas do Capítulos, os chamados “mandatos do Capítulo”, e algumas observações mais de caráter orientativo. Para além das prioridades e estratégias que eram para o Plano de Evangelização, essas propostas mais assertivas e, por vezes, pontuais querem facilitar a dinamização da vida quotidiana e apontar metas, direcionamentos e aspirações.

Essa dinâmica própria de reflexão, discussão e assumir juntos as conclusões, faz parte do movimento da vida fraterna.

ELEIÇÃO DE VIGÁRIO E DEFINIDORES

Depois da eleição de Frei Paulo Roberto Pereira para o serviço de Ministro Provincial, os 111 frades capitulares elegem o Vigário Provincial e os Definidores nesta segunda-feira, 29 de novembro, completando assim o Governo Provincial para os próximos três anos. A eleição terá início a partir das 14h30 na Sala Capitular do  Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP). Vamos informar o andamento das eleições via site (www.franciscanos.org.br) e Facebook: https://www.facebook.com/provinciafranciscana

Os novos Definidores e o Vigário serão empossados durante a celebração de posse na capela do Seminário, amanhã, às 18 horas.

Será eleito para o serviço de Vigário Provincial o candidato que, em primeiro ou segundo escrutínio, obtiver maioria absoluta (mais do que a metade dos votos). Em terceiro escrutínio, aquele que obtiver maioria simples. Em caso de empate, será eleito o mais antigo em profissão solene e, coincidindo o tempo de votos solenes, o escolhido será o de precedência de idade.

Os seis Definidores serão eleitos separadamente e a eleição seguirá o mesmo processo para o Vigário Provincial. No caso do Vigário e Definidores não há homologação de pela Cúria Geral e qualquer um dos 111 professos solenes pode ser eleito.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.