Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba, acolhe novos coroinhas no dia de Santa Clara
13/08/2024
No dia de Santa Clara (11/08), a Paróquia Santo Antônio, em Sorocaba (SP), ficou em festa com a chegada de 10 novos coroinhas. O pároco, Frei Gilberto Marcos Sessino Piscitelli, presidiu a Santa Missa, das 10h, em louvor à santa, que também foi dedicada aos pais.
Em sua homilia, o frade falou sobre o pão eucarístico e a vida religiosa de Santa Clara, que começou cedo na intimidade com Deus e na oração. “ Clara era da nobreza de Assis e Francisco era rico, mas não era nobre. Clara desde cedo fez uma opção pelo encontro com Jesus. Ela iniciou a vida religiosa aos 18 anos e faleceu aos 53 anos, após longo período de sofrimento em uma cama. Sua mãe e sua irmã também foram para o convento”, explicou.
Segundo Frei Gilberto, a vida de São Francisco de Assis chamou a atenção de Clara, o amor do jovem frade pelos pobres e sua relação de entrega pela pobreza, envolveu o seu coração.
Após a sua morte, o Papa Alexandre IV fez um interrogatório sobre a vida da santa e após dois anos, ela foi elevada aos altares. Sua vida, sua espiritualidade, sua opção pela pobreza, sua fidelidade, sua castidade, seu voto de castidade e por tudo que ela realizou em sua caminhada foram mais que suficientes para sua canonização, em 1255.
O frade ainda ressaltou que São Francisco de Assis e Santa Clara se encontram muitas vezes, sempre com duas testemunhas, e só dialogavam falando das coisas de Deus. Clara realizou muitos milagres ainda em vida.
“Santa Clara era amiga de Santa Inês, sua discípula, e foi a ela que Clara disse: ‘Nunca perca de vista o seu ponto de partida’. Isso também serve para nós, pois nos acostumamos com as coisas e vamos deixando. Às vezes perdemos o nosso ponto de partida. Seja no pão eucarístico, seja na vida familiar, ou seja, na vida religiosa, nós não podemos perder o nosso ponto de partida, o espírito de oração e devoção, como ensina Francisco de Assis”. Frei Gilberto finalizou sua reflexão com um trecho da Bula de Canonização de Clara.
Após a homilia, foi feita a posse dos novos coroinhas franciscanos. Um deles é Henrique Fonseca dos Santos, de 8 anos de idade. Segundo ele, a nova missão que assumiu representa um ato de doação, pois servirá a Deus e o altar com amor.
A participação da família do novo coroinha na paróquia é ativa e faz parte da sua realidade desde que era muito pequeno. O pai, Eduardo, é Diácono, a mãe, Fernanda, é Ministra da Eucaristia e a irmã, Larissa, de 16 anos de idade, é Acólita desde os 14 anos e, com 8 anos, também já servia a Igreja como coroinha.
Ao final da comunhão foi feita uma homenagem a Santa Clara, na qual os meninos vestidos de São Francisco de Assis, entregaram uma rosa às meninas vestidas de Santa Clara, simbolizando a amizade.
Fernanda Fonseca Santos – Paróquia Santo Antônio