Missões Franciscanas da Juventude em Ituporanga
23/02/2014
“O rosto de Deus é jovem também, e o sonho mais lindo é ele quem tem, Deus não envelhece, tampouco morreu continua vivo no povo que é seu. Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar” (Jorge Trevisol)
Frei Diego Melo
Eis-me aqui, envia-me! (Is 4,8) Motivados por esse lema e pelo apelo do Papa Francisco, que ao final da JMJ Rio 2013 enviou os jovens, pedindo: “Ide, sem medo, para servir”, aproximadamente 100 jovens responderam com coragem a esse apelo e se dirigiram a Ituporanga, cidade que acolheu os jovens para essa experiência de missão juvenil.
Contando com representantes das fraternidades de SC e PR, a missão, organizada pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, foi um verdadeiro sucesso, não só pelo número, mas principalmente pela empolgação contagiante da juventude que foi ao encontro das pessoas, das famílias e dos jovens.
Acolhidos no Seminário São Francisco de Assis, cada jovem, ao chegar, já deixava a marca de seus pés em um grande cartaz intitulado “Benditos os pés que Evangelizam”.
Assim, a quinta (20/2) e a sexta-feira (21/2) foram dedicadas para a acolhida, integração e formação dos jovens missionários. Momento marcante aconteceu na noite de quinta-feira, quando Frei Florival, juntamente com os jovens Huan e Ariana, apresentaram suas belas canções do CD Perfeita Alegria. Momento de profunda espiritualidade franciscana!
Na sexta-feira pela manhã, os jovens puderam conhecer a realidade da Diocese de Rio do Sul, assessorados pelo Padre Osmar Debatin, coordenador da Pastoral Diocesana. Frei João Pereira Lopes, Pároco da Paróquia Santo Estevão, também nos falou sobre a Paróquia e deu as boas vindas a todos. Em seguida, iluminados pelas palavras do Papa Francisco, divididos em grupos, os jovens estudaram e partilharam a “A Alegria do Evangelho”, documento iluminador e inspirador para nossas missões. À tarde, após um momento de esportes e gincanas, todos foram divididos e enviados para as comunidades, que ansiosamente os esperava.
Se na sexta-feira à tarde o Seminário São Francisco ficou vazio e silencioso, as seis comunidades da Paróquia que receberam os jovens se encheram de alegria, entusiasmo e jovialidade dos missionários, que ao longo do sábado visitaram inúmeras famílias.
Na noite de sábado (22/2), cada comunidade pode realizar uma celebração, contando com a criatividade e presença dos jovens missionários. Uma muda de árvore foi plantada em cada comunidade, marcando aquele momento histórico e despertando para a importância do cultivo desse espírito missionário.
No domingo (23/2), nem o tempo fechado e a chuva foram capazes de tirar a alegria dessa juventude missionária, que novamente se reunia para celebrar com toda a paróquia o encerramento das missões. Trazidos pelas famílias que os acolheram, os jovens retornavam das comunidades trazendo nas suas bagagens muitas histórias, amizades e experiências.
Em torno do altar, não faltaram motivos para a nossa Ação de Graças: Jesus, nosso exemplo e mestre na missão; nossos missionários, o rosto jovem da nossa igreja; as famílias e comunidades que nos acolheram, exemplo de acolhida e fraternidade; o povo de Ituporanga, exemplo de generosidade e partilha, os freis, exemplo de fraternidade e dedicação. Enfim, muitos foram os motivos para se celebrar.
Por fim, São Francisco deixou-nos novamente sua mensagem, apresentada pelo grupo de teatro do Frei Pascoal Fusinato, que vieram de Blumenau especialmente para estar conosco.