Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

350 anos da Província da Imaculada marca celebração histórica em Curitibanos

08/12/2025

Notícias

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil comemora seu jubileu dos 350 anos em 2025. Os frades do Regional Frei Bruno do oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná estiveram reunidos na última quinta-feira (04), às 19h, na Matriz em Curitibanos (SC), na Celebração Eucarística para render graças a Deus bem celebrando este jubileu.

Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada por outros frades da Província da Imaculada das oito fraternidades pertencentes ao regional. Neste momento comemorativo, em ação de graças, Gilberto Silveira da Costa Júnior renovou seus votos. Estiveram presentes na celebração os membros da Ordem Franciscana Secular.

As comemorações em Curitibanos marcam datas importantes: os 125 anos da presença da Fraternidade Franciscana na cidade, os 150 anos da criação da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e os 350 anos da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

Frei Paulo acolheu a todos os fiéis presentes e aos que o acompanhavam pelas redes sociais, e ressaltou a alegria de estarem reunidos na igreja matriz de Curitibanos para celebrar as três datas importantes para a Província e para a Paróquia, que está em festa pela Imaculada Conceição.

Em frente ao altar, o Ministro Provincial pediu para que a fraternidade de Curitibanos estivesse presente juntamente com Frei Gilson Kammer, definidor Provincial e do Regional, para a renovação dos votos de profissão temporária de Gilberto Silveira da Costa Júnior, que esteve em ano missionário.  

A renovação dos votos de um frade é a profissão de fé daquilo que acredita ser enquanto religioso franciscano. Enquanto assinava a confirmação de seus votos, Frei Paulo convidou a todos para aplaudir esse momento importante na vida de Frei Gilberto, que no próximo ano estará em Petrópolis na fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, iniciando os estudos de teologia.

Na sua reflexão, Frei Paulo destacou que a Celebração Eucarística reúne muitos motivos para bem celebrar. “Estamos aqui a celebrar 350 anos da Província, 150 anos de criação da Paróquia, 125 anos que nós, frades, temos o privilégio de morar nesta paróquia com a presença franciscana. Temos a renovação dos votos do Gilberto e ainda o aniversário do Frei Pedro, que é hoje e merece uma salva de palmas bem bonita. É muito motivo que nos reúne aqui e, claro, celebrando a preparação da Festa da Imaculada Conceição”, afirmou o frade.

Conforme o frade, é importante salientar alguns momentos da história destes 350 anos. “A história dos Franciscanos aqui no Brasil, com a presença de Frades aqui, tem 350 anos como instituição. Mas todo mundo lembra nos livros de história que aparece a primeira missa no Brasil e, se você reparar direitinho, você vai ver naquela representação o hábito franciscano. Então, o Brasil nasceu franciscano. Nós hoje celebramos a chegada nesta Província. Antes, com a primeira província franciscana criada no Brasil, que é a Província de Santo Antônio, no Nordeste, e logo em seguida nós, então, fomos criados”.

Frei Paulo ressaltou que todos fazemos parte da belíssima história franciscana e da Província: “Nós fazemos parte de uma história belíssima, e não só nós, frades, todo o povo de Deus que crê. Nós todos fazemos parte de uma história dadivosa, de uma história fecunda, de uma história cheia da graça do Senhor. É a nossa história de filhos e filhas de Deus. Redimidos pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que ressuscitado atrai todos ao céu. É nossa história, minha história, sua história, é a história de cada um de nós que hoje nós trazemos para o altar dizendo muito obrigado, Senhor! Muito obrigado! Falando especificamente da história da Província, aqui nestas terras, nós devemos recordar o vigor missionário que anima a igreja desde que foi criada”, disse o frade.

Nesse espírito missionário, o Ministro Provincial enfatizou que todos são missionários, recordando o Evangelho: “Receba o Espírito Santo para sair anunciando. Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho. Ide pelo mundo inteiro e dizei aos homens e às mulheres que estão caídos: eu quero erguê-los. E a igreja nasceu assim, com espírito missionário. E esse espírito missionário fez com que estivéssemos aqui nestas terras. Uma vez que nós celebramos os 150 anos de criação desta paróquia, os 125 anos de presença dos frades aqui junto deste povo, nós renovamos a nossa disposição de também nós sermos missionários”.

Os paroquianos presentearam os frades com uma lembrança da comunidade, entregando o quadro comemorativo dos 350 anos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil para cada paróquia do regional. O presidente da celebração eucarística encerrou o momento, convidando a todos para a bênção final.


Por Camila Mendo