Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Vocacional reúne dez jovens em Petrópolis

19/06/2017

Notícias

sav_190617_G

Frei Gabriel Dellandrea

Petrópolis (RJ) – Entre os dias 16 e 18 de junho, dez jovens dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo participaram do Encontro Vocacional Regional na Fraternidade Franciscana do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis (RJ). Nesta ocasião, os jovens vivenciaram um pouco do dia a dia da casa de formação do tempo da Teologia. Além disso, aprofundaram temas para bem viver o período de discernimento sobre a vida franciscana.

Um momento forte deste final de semana foi oração da noite na sexta-feira, onde foi preparada uma decoração do ambiente com a colaboração de todos. Nessa dinâmica, numa apresentação muito simples e sincera, cada jovem pôde partilhar de sua vida e se deixar conhecer pelos demais. Nesta primeira oração já se desenhou uma característica que foi muito bem vivida por este grupo: a fraternidade.

Na parte da manhã do sábado (17), os jovens foram inseridos mais diretamente na discussão sobre a temática vocacional na Bíblia. No período da tarde, acompanhados pelos frades, puderam conhecer e se envolver com os sorrisos e a espontaneidade das crianças atendidas pelo projeto Sefras Criança na Associação de Moradores da Vila São José, área da periferia da cidade imperial. A caminhada pelas redondezas das comunidades próximas ao Convento do Sagrado continuou até o Trono de Fátima, local de devoção mariana, onde a tarde foi finalizada com a oração do terço vocacional. As atividades do dia foram encerradas com um filme e uma oração.

No domingo (18), os vocacionados participaram e se apresentaram na missa das 10h com a participação do Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis. Além disso, a manhã também foi intensa de reflexões e perguntas sobre a questão vocacional. O encontro teve seu término com o almoço. O Serviço de Animação Vocacional agradece aos confrades do regional pelo acompanhamento dos jovens e também à Fraternidade do Sagrado pela acolhida e intensa participação e interação com os vocacionados.
Se você deseja conhecer mais o processo de discernimento vocacional, entre em contato pelo e-mail sav@franciscanos.org.br