Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“A liturgia da Igreja: teologia, história, espiritualidade e pastoral” entre os lançamentos da Editora Vozes

01/09/2022

Notícias

A liturgia da Igreja: teologia, história, espiritualidade e pastoral

Esta obra traz uma síntese do conhecimento litúrgico atual com base na visão teológica e pastoral dos ensinamentos do Concílio Vaticano II e a contribuição da segunda parte do Catecismo da Igreja Católica. O trabalho também responde à Instrução sobre a formação litúrgica nos Seminários da Congregação para a Educação Católica (03/06/1979), sobre a abordagem, propósitos e conteúdos do ensino da liturgia. O livro é estruturado em cinco partes, seguindo um capítulo introdutório sobre a formação litúrgica. A primeira parte estuda o fato litúrgico na economia da salvação e na história. A segunda parte, a celebração, com todos os seus componentes. A terceira, a Eucaristia, os sacramentos e os sacramentais. A quarta trata da santificação das horas. E a quinta trata da espiritualidade litúrgica e sua relação com outros aspectos da vida da Igreja.


Hegel e o poder: um ensaio sobre a amabilidade

A palavra do poder de Hegel “tu és carne de minha carne” sela a continuidade do si mesmo. A palavra do poder não é, contudo, a última palavra, nem mesmo a palavra por excelência. Contra a palavra do poder hegeliana que aparece como palavra da liberdade ou também como palavra do amor, o presente livro procura e ensaia tornar audível uma palavra completamente diferente que brilha, apesar da, através da ausência de poder. Dedica-se à palavra amável.


Atos dos Apóstolos e Cartas de São Paulo

Com este livro o autor oferece um instrumento de estudo para aqueles que desejam conhecer mais de perto o Livro dos Atos dos Apóstolos e as Cartas de São Paulo, dividindo-o em duas partes. Na primeira parte – Os Atos dos Apóstolos – o autor brinda o leitor com informações deste livro histórico, apresentando dados da difusão do Evangelho na Igreja nascente, discorrendo sobre a sua autoria, os tipos e composição do texto e suas fontes.

Na segunda parte – As Cartas de São Paulo – o autor apresenta seu estudo em ordem cronológica colocando cada uma das cartas no contexto em que foram escritas. Nesta perspectiva, para favorecer a compreensão acerca de cada carta, o autor procurou seguir, sempre que possível, o mesmo esquema discorrendo sobre: a cidade, a comunidade à qual eram dirigidas a carta e o fato que está na sua origem.


Caderno de exercícios para identificar as feridas do coração

A dor física é geralmente mais aceitável socialmente do que a dor psíquica. A prova disso é que a maioria de nós consulta com mais frequência os médicos e naturopatas do que os psicoterapeutas ou os psicanalistas. Não que nosso sofrimento afetivo seja menos real, mas, como o aceitamos com dificuldade, tendemos a recalcá-lo em vez de escutá-lo. A consequência é que nosso próprio mundo interior nos é desconhecido. Sendo assim, ele influencia nossas ações, escolhas, decisões e reações sem que saibamos. Nosso coração sofre em silêncio e suas feridas crescem a cada dia porque elas não são ouvidas nem identificadas. Como identificar nossas feridas do coração nesse magma de transtornos interiores completamente irracionais? Como elas formam um todo complexo no interior de nosso psiquismo, a consciência racional precisa identificá-las para encontrar meios de aliviá-las.


Ativismos no Brasil: movimentos sociais, coletivos e organizações sociais civis: como impactam e por que importam?

Este livro tem um diferencial em relação a outros que já escrevi: o tempo histórico em que ele foi escrito e a maioria dos acontecimentos que são narrados e analisados. Um tempo que afetou e impactou de forma diferente todos os seres humanos: o tempo da pandemia da Covid-19. Não só tempo de incertezas, medo do presente, mas também de busca de caminhos para mudanças sociopolíticas e culturais que possam manter viva a esperança para um futuro diferente. Um futuro que nos livre da barbárie do presente, que contemple novos horizontes, que reflita as mudanças operadas na sociedade, e não simples tentativa de regresso ao passado. Caminhos que iluminem alternativas para um futuro que restitua direitos e dignidades que estão sendo usurpados. Ou seja, um futuro com justiça social, sem desigualdades socioeconômicas, que nos dê esperança e “calma na alma”, como diria um poeta.


Retorica

A retórica é correspondente à dialética, pois ambas, de certa maneira, são comuns ao conhecimento de todos e não correspondem a nenhum tipo de ciência em particular; eis por que, de certo modo, todos os homens possuem uma parte de ambas; já que, até certo ponto, todos discutem para confrontar e sustentar um argumento, e também para se defender e acusar.


Maanuscritos econômico-filosóficos de 1844

“No presente escrito, por essa razão, a relação da economia nacional com o Estado, o direito, a moral, a vida civil etc. só se encontra referida justamente até o ponto em que a própria teoria da economia nacional, ex professo, refere-se a esses objetos.

Ao leitor familiarizado com a economia nacional não tenho de assegurar inicialmente que meus resultados foram obtidos mediante uma análise totalmente empírica, fundada em um minucioso estudo crítico da economia nacional.”


Escolas e estilos de teoria antropológica

Esta obra apresenta os leitores às origens, ao contexto e à contínua relevância de um caleidoscópio fascinante e instigante de ideias que transformaram as ciências humanas e sociais, e a maneira como entendemos nós mesmos e as sociedades em que vivemos hoje.

Cada capítulo fornece uma introdução completa, porém envolvente, a uma determinada escola teórica, estilo ou questão conceitual. Juntos, eles constroem uma introdução crítica detalhada e abrangente às áreas mais salientes do campo. A introdução reflete sobre os temas substantivos que unem os capítulos e sobre o que as

próprias noções de teoria e escola teórica trazem à nossa compreensão da antropologia como uma disciplina.

O livro acompanha uma série de palestras ministradas na Universidade de Cambridge e é uma leitura essencial para todos os alunos de graduação que estejam fazendo algum curso sobre teoria antropológica ou história do pensamento antropológico. Também será útil de forma mais ampla para estudantes de antropologia social e cultural, sociologia, geografia humana e disciplinas cognatas nas ciências sociais e humanas.


Antimanual das religiões: para acabar com as contraverdades

As ideias equivocadas sobre as religiões propagam-se mais rapidamente do que as certezas. Cuidado com os equívocos!

Nascidos de informações truncadas e às vezes de uma estratégia de manipulação, eles atravessam os séculos. Insensíveis à razão, carregados de emoções, invertem os valores. Irredutível, esse burburinho agrada a nosso cérebro reptiliano e torna plausível o que é improvável.

Os estereótipos e os preconceitos resultantes são os atalhos que nosso espírito encontra para selecionar e classificar o mais rapidamente possível e com o menor esforço os dados que recebemos. Frequentemente, então, tiramos conclusões precipitadas. Assim, o falso que nos assegura se assemelha a uma verossimilhança que nos convém. E, segundo o poeta latino Horácio, tudo o que é infinitamente repetido acaba por agradar.

As religiões, pela própria essência de seus propósitos, pela emoção que suscitam e por seu papel central na organização de nossas sociedades, são o alvo das mais espantosas fantasias.


Vocação e missão de catequista: por que um ministério?

O ministério é um serviço oficial que a Igreja entrega a catequistas bem-preparados tanto no conhecimento como no testemunho de vida que são chamados a oferecer. Isto requer a preparação e a compreensão de que se trata de um caminho permanente de crescimento, de participação, de vivência tanto dentro quanto fora do espaço da comunidade, de comunhão fraterna, de testemunho comunicativo da fé.

Cada capítulo desta obra aborda um aspecto dessa missão propondo uma reflexão para ajudar o catequista a crescer no conhecimento, mas também para olhar melhor a própria vida, percebendo que, ao ser catequista, educa outros na fé, mas, igualmente, cresce na caminhada com Jesus e na capacidade de contribuir para colocar em ação os valores do Reino de Deus.

 


Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites www.livrariavozes.com.br ou  site: http://vozes.com.br

E-mail: contato@vozes.com.br
Tel. 11 3101 8451

Editora Vozes