Segundo dia do Tríduo da Ordenação Presbiteral de Frei Danilo
22/11/2024
“Pois o Amor não é amado” foi a frase da canção que embalou o momento de ação de graças da missa do segundo dia do Tríduo em preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Danilo Santos Oliveira. Mas antes de a comunidade e os missionários serem acalentados pelas vozes do grupo de canto, houve muita visita e bênção de casas.
A manhã e a tarde do dia 21 foi embalada pelos missionários percorrendo as ruas das comunidades São Francisco e São Benedito. A visita aos doentes foi a busca de oferecer uma presença fraterna àqueles que com dificuldade não conseguem mais participar da vida eclesial presencialmente com frequência. Além disso, um grupo de missionários visitou uma escola, buscando oferecer uma mensagem de paz e bem às crianças, adolescentes e jovens.
Na comunidade São Francisco, no final da tarde, um grupo de missionários fez um encontro fraterno com a Ordem Franciscana Secular. A dinâmica utilizada foi baseada no texto do Espelho da Perfeição onde São Francisco descreve o frade perfeito. Neste caso, cada irmão da OFS teve a oportunidade de salientar a qualidade de um irmão do grupo, exercitando a gratidão pelo dom da fraternidade.
A programação do dia encerrou com a missa na comunidade São Benedito. A pequena capela dedicada ao santo franciscano viu seu espaço ser preenchido pela família carismática do padroeiro. Antes da celebração Frei Gabriel Dellandrea explicou, a partir do hábito de Frei Danilo, o significado de cada parte da veste franciscana. Frei Leandro Costa Santos, presidente da celebração, durante a homilia lembrou a vocação de Frei Danilo, deixando claro que ao assumir o ministério presbiteral o frade terá como diferencial a sua vocação franciscana. O celebrante fez memória da frase que Frei Danilo utilizou como lema na sua profissão solene: “Muitas coisas prometemos a Deus, mas maiores nos são prometidas”, que é um trecho do Testamento de Sena dito pelo Pai Seráfico da Ordem dos Frades Menores. O presidente lembrou que Deus tem uma promessa a cada um, e o dom de cada pessoa, por mais simples que seja, completa a comunidade.
Depois das encorajadoras palavras de Frei Leandro, Frei Danilo leu a Declaração de Celibato diante de toda comunidade e de Frei Roger Strapazzon, delegado do Ministro provincial para atestar neste momento. Ao final da celebração Frei Danilo convidou a todos para o restante da programação.
A comunidade o homenageou cantando a música que traz o verso que foi recordado no início deste texto. Esta canção, segundo Frei Danilo, foi a primeira música franciscana que ele aprendeu e que há 15 anos ele encenou naquela mesma igreja. O último dia do tríduo será intenso com visitas às famílias, instituições de ensino, casa de repouso e grupo de jovens. A missa de encerramento do Tríduo será na sexta-feira (22/11), às 19h30, na Comunidade Divino Espírito Santo.
Frei Gabriel Dellandrea e Frei Jeâ Paulo Andrade – Fotos: Pascom Itapeva