Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Visita fraterna à Missão da Amazônia

27/07/2012

Notícias

O Definidor Geral Frei Nestor Inácio Schwerz e Frei Mauro Vallejo, Ministro Provincial da Província São Francisco Solano, fizeram uma visita fraterna à Fraternidade Missionária do Projeto Amazônia em Requena, no período de 27 a 30 de junho de 2012. Com uma hora de avião se faz o trajeto de Lima a Iquitos; depois, em 1h40, de microonibus, percorre-se o percurso de Iquitos a Nauta, onde se toma uma lancha rápida para seguir pelo Rio Ucayali, por três horas, para chegar a Requena.

A Fraternidade missionária é composta por seis irmãos de diferentes países da América Latina e vive em um dos prédios do Vicariato na pequena cidade de Requena, que tem uma população entre 25 e 30 mil habitantes. Todavia é uma cidade pequena, praticamente sem carros e com muito movimento e ruído. A Fraternidade missionária está composta por Frei Eugenio Ortiz (argentino, guardião), Frei Atilio Battistuz e Frei Ademir Francisco (brasileiros), Frei Edel Chanchari (peruano, ecônomo), Frei Bernardo González (mexicano) e Frei Vicente Patricio Guerra (equatoriano).

A visita consistiu em participar do cotidiano da vida fraterna e organização de três momentos: reunião com a fraternidade, na qual se fez memória do processo dos cinco meses de sua presença nessa realidade, diálogo pessoal com cada um dos membros da Fraternidade e com o bispo do Vicariato, reunião com todos os frades de Requena. No compartilhar sobre a memória dos cinco meses de constituição da Fraternidade missionária se constatou que houve um processo de construção da vida fraterna e de pequenas experiências de inserção na realidade do Vicariato e da Amazônia em seu âmbito mais amplo. Há diversidade de dons, de expectativas e motivações entre os irmãos da Fraternidade. Nestes cinco meses se buscou reforçar os laços de vida fraterna e a proposta de assumir uma missão no Vicariato de Requena e na Amazônia a partir da Fraternidade e com o testemunho da vida fraterna e os valores do carisma franciscano. E se constatou que esta é uma tarefa nada fácil. A tendência é entrar na lógica de responder às muitas necessidades. No diálogo pessoal com cada irmão ficou, contudo, mais claro a diversidade de motivações e de expectativas.

Cada irmão está disposto a contribuir com este Projeto missionário da Ordem, mas tendo em conta seus dons e seus limites pessoais. O bispo Juan também expressou sua vontade de acolher este Projeto da Ordem e colaborar da melhor maneira possível. Alguns aspectos ficaram mais claros neste processo de cinco meses e outros permaneceram abertos. No momento de projetar os próximos passos ficam evidentes os seguintes elementos: a fraternidade tem o desafio de continuar a consolidar a vida fraterna com a diversidade de seus componentes; a programação de experiências missionárias nas diferentes realidades do Vicariato com períodos mais extensos; intensificar o diálogo entre a Fraternidade missionária e o bispo e outros missionários do Vicariato; construção de projetos no âmbito da Amazônia a partir de iniciativas locais; comunicação de experiências em nível de Ordem para sensibilizar os frades e motivar a vinda de outros missionários em vista de uma presença mais significativa na Pan-Amazônia; construção gradual de uma rede de solidariedade e colaboração em nível de Família Franciscana, de leigos (as) e de outros institutos e organizações.