Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos promovem a formação pela paz nos “miúdos” de Angola

19/12/2011

Notícias

Viana (Angola) – Mais de 20 anos os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil marcam presença em Angola, sempre promovendo a paz e os valores franciscanos. Esta presença se dá por meio de diversas frentes de atuação, nas paróquias e comunidades de fé, na evangelização, nos meios e movimentos da Igreja Católica, na educação e, de modo especial, na atuação dos frades franciscanos em Viana.

Aqui está uma das casas de formação dos jovens angolanos. Nesta fraternidade vivem os frades estudantes de Filosofia e Teologia, frades professos temporários e solenes. Sua localização está próxima da capital, Luanda. Os frades da fraternidade de Viana atuam nas comunidades de fé ao redor, nas diversas pastorais e nos projetos sociais, como o “Bola da Paz” e o  “INZO Digital”.

O projeto “Bola da Paz”, através do esporte, promove a formação pela paz das crianças desta localidade. Em Angola, essas crianças são chamadas de “miúdos”. Por meio do treino de futebol, os miúdos, ao invés de ficarem na rua, vêm até o espaço do projeto para treinar bola. Há um professor angolano, que eles chamam de ‘mister’ e os acompanha sob a coordenação e os cuidados de Frei Fábio José Gomes.

Nesta última semana, de 13 a 16 de dezembro, o projeto “Bola da Paz” encerrou suas atividades com dois momentos fortes. O primeiro foi um torneio, uma espécie de amistoso entre o time “Bola da Paz” e um time de um dos bairros de Viana. Neste torneio, o time da casa estreou o uniforme doado por um grupo de amigos de Frei Fábio do Rio de Janeiro. O placar não foi outro: vitória do time Bola da Paz.

Com o encerramento do ano, os miúdos foram presenteados com uma tarde de gincana, brincadeira, comidas e sambapito (pirulito, como se diz em Angola).

A paz no mundo só será possível se começarmos pelos miúdos, pois são eles  construirão a futura sociedade de paz.

O outro Projeto que a fraternidade de Viana desenvolve é intitulado de “INZO Digital”. Sob a regência de um instrutor de informática, os interessados se inscrevem no curso para aprender a utilizar o computador, bem como alguns programas: Word, Excel e outros. O projeto INZO Digital promove a inculturação dos angolanos no mundo digital e, assim, a capacitação profissional para o mercado de trabalho.

A paz é construída por meio de ações concretas, que tornam possível um mundo mais democrático e igual. Desde modo, os frades franciscanos vêm promovendo a paz em Angola, vivendo a sua vocação de ser irmão de todo irmão e ser instrumento de paz.

Você também como colaborar com esta missão. Entre em contato com o Pró-Vocações e Missões Franciscanos e saiba como, através do e-mail pvf@franciscanos.org.br.

Veja imagens

[nggallery id=103]