Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vila Velha: espetáculo natalino encanta o público

19/12/2018

Notícias

Vila Velha (ES) – Celebrando a festa de Deus que se fez menino, foi realizada na noite da sexta-feira (14/12), no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES), o 2º Concerto de Natal da Paróquia do Rosário e dos Franciscanos de Vila Velha. “Lembranças de um Natal” foi o tema de uma noite histórica, inesquecível e emocionante, com a participação de crianças, jovens, adultos da Paróquia, dos frades e de um grupo de surdos.

Após quase dois meses de organização e ensaios, o concerto, que nasceu no coração dos Freis Djalmo Fuck, Florival Mariano de Toledo e Leandro Costa, foi apresentado com perfeição, tendo também como objetivo unir cada vez mais os paroquianos, devotos, fiéis e a Fraternidade.

O evento teve início às 19h30, com a apresentação da produtora e uma das organizadoras, Gabriela Spalla. Ela deu as boas-vindas a todos e explicou o público iria assistir. Em seguida, teve início o espetáculo: as luzes se apagaram e sons de chuva, vento, pássaros, ambientavam os momentos iniciais. A voz do Frei Florival narrava o início da história: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam…”

Na sequência, um quarteto vocal do Santuário entoou a canção: “Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos o Salvador!” (Cristãos, Vinde Todos).

As crianças se apresentaram em seguida. O Coro de Crianças e Adolescentes introduziu o cântico “Vamos todos celebrar, hoje é dia de folia, Jesus nasceu, glória a Deus! Que alegria!”, em uma versão mais popular. Quando o menino Daniel entrou, a “folia” ficou completa, com o “ritmo nordestino do Forró dos Anjos”. Ainda com a presença das crianças, as nove lavadeiras entraram e começaram o desenvolvimento da história. Com bacias, roupas e vestidas tipicamente com vestidos coloridos, elas dançaram forró e depois sentaram, ilustrando o cenário das antigas lavadeiras de roupas. Em determinado momento das “conversas de lavadeiras”, uma delas sugeriu: “Acho que tive uma ideia muito da boa. Já que esse povo todo veio aqui para nos ‘espiá’, a gente chamasse aqueles nossos dois amigos… Maria e José!”

Frei Leandro entrou em cena interpretando José, o pai de Jesus, e a jovem Mariana Daleprani fez a interpretação de Maria. Eles entraram conversando, relatando a história do nascimento e da vida de Jesus, a partir da experiência deles. José segurava um “álbum com as muitas pinturas e os relatos dos escritos de Lucas”. A cada folha que passavam, davam risadas e Maria demonstrava emoção por “recordar o nascimento do Menino Deus. Foi aí que então, para ambientar melhor a história, uma jovem interpretou a canção “Magnificat”, do Evangelho primeiro de Lucas: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é Teu nome…” tendo um anjo perto de Maria e de José, para representar a Anunciação.

O momento mais emocionante e reflexivo ainda estava por vir. Um grupo de deficientes auditivos, composto por 15 pessoas integrantes da “Pastoral dos Surdos”, foi regido por Brígida, Kátia e Romulo. Eles interpretaram uma versão em libras da música “Noite Feliz”. Não havia quem não se emocionasse. Ainda com a presença dos surdos, foi apresentada a música “Trem-Bala”.

A orquestra de violões apresentou as canções “Ode à Alegria, de Bethoven” e “Anunciação”, já com todos no palco. Com presença dos surdos, agora com os rostos pintados, Frei Florival cantou “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos. Todos entoavam o refrão: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar…” No meio dos surdos, ele fez o refrão em libras, emocionando muitas pessoas.

Frei Paulo César Ferreira, do Convento da Penha, cantou “Ave Maria do Morro”, indo do grave ao agudo, soltando a voz e encantando a todos com a bela e afinadíssima voz.

Finalizando o inesquecível espetáculo, Frei Florival cantou “Os Pastores”, com o coral das crianças e adolescentes. Por fim, enquanto cantavam “Feliz Natal”, foi erguido um varal onde Maria, José e as lavadeiras estendiam as roupas e lençóis.

Frei Djalmo agradeceu a todos: “Foi uma noite de prece, oração, comunhão e, principalmente inclusão, onde todos puderam festejar o Menino Jesus. Foi o Natal mais inclusivo que já celebramos… Um feliz e abençoado Natal!”

CONVENTO DA PENHA TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Nos dias 20 e 21 de dezembro, às 20h30, o Convento da Penha apresentará o evento “Natal da Paz e do Bem”, com inauguração de presépio em tamanho real, apresentação de corais, orquestras e projeção de vídeo mapping. Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos na lanchonete do Convento ou no site: www.blueticket.com.br

Confira algumas fotos:

Fonte: Convento da Penha