Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia do Rosário celebra sua Padroeira

08/10/2018

Notícias

rosario_081018p

“Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!”

Neste dia festivo em que homenageamos Nossa Senhora do Rosário, refletimos sobre o “Sim” de Maria que entregou sua vida para que se realizasse o projeto de Deus.

Com o acolhimento às dez comunidades que compõem a Paróquia, teve início a santa missa, presidida por nosso arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, que agradeceu aos freis franciscanos pelo belo trabalho e por tanto bem que a família franciscana tem realizado em nosso estado e pelo povo católico. Lembrou, ainda, que a partir da nossa paróquia, surgiram várias outras paróquias. Isso significa um trabalho que gerou vida nova entre as comunidades.

Na homilia, Dom Luiz, chama a atenção para um cenário muito especial: “Diante da igreja mais antiga do Espírito Santo, nos deparamos com um quadro muito importante que é uma paróquia sobre a bênção da mãe de Deus. Bênção da mãe de Deus em que a piedade popular expressa louvores e agradecimentos através de um gesto tão simples e tão importante: a oração do Terço. O terço é um instrumento de santificação de todo aquele que crê. Com Maria, nossa mãe, vamos restaurando a nossa vida e a vida da nossa família. A família brasileira católica, cresceu muito em volta da oração do terço. Esse era o costume das famílias antigas. A oração do terço, essa oração da piedade popular, nos leva a atitudes profundamente marianas, atitude do silêncio. E no silêncio há a abertura à ação do Espírito Santo. O Espírito Santo é que fez com que viesse até nós a palavra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, no seio de Maria, mãe da nova humanidade. Maria é mãe da vida nova. Ela é mãe Daquele que veio trazer vida e vida em abundância. Nossa Senhora é mestra da fé, que nos ensina a crer e a abrir o coração para Deus em nossa vida. Maria é modelo daquela que sabe fazer silêncio no coração, que tem o coração para Deus. Ela nos ensinou a dizer ‘faça-se em mim, segundo a vossa palavra’. Ela nos ensinou a ser obedientes aos desígnios do Senhor.”

rosario_081018_1

Dom Luiz reforça que a oração em família traz vida de união, amizade, paz e harmonia. Ele pediu para que possamos olhar para nossas famílias, para que sejam famílias de fé, esperança e caridade. E ainda que nunca desanimemos diante das dificuldades que a vida nos apresenta. Assim como Jesus não desanimou diante da cruz e venceu a morte.

Ao final da missa, foi feita uma homenagem à Nossa Senhora, com mulheres de várias gerações, retratando que a devoção e o amor à Nossa Senhora passam de geração em geração.

Pascom do Santuário Divino Espírito Santo

rosario_081018