Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ato marca a reabertura da Igreja do Rosário

19/12/2016

Notícias

 

Érika Augusto

Vila Velha (ES) – No dia 18 de dezembro, domingo, a cidade de Vila Velha foi presenteada com a reinauguração de um dos seus marcos históricos mais significativos: a igreja do Rosário, localizada na Prainha. É a igreja mais antiga em funcionamento no Brasil. Foi construída em 1535, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho. Ali celebraram Padre Manoel da Nóbrega, fundador da cidade de São Paulo, e São José de Anchieta, em 1597. O franciscano Frei Pedro Palácios também celebrou nesta igreja, que neste domingo foi entregue à comunidade totalmente restaurada.

No ato de reinauguração participaram o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o pároco Frei Djalmo Fuck, o vigário paroquial Frei Clarêncio Neotti, e todos os frades das fraternidades de Vila Velha, Padre Paulo Régis, representante da Arquidiocese de Vitória, pároco da Catedral e vigário responsável pelo Departamento Patrimonial. Também estiveram presentes o governador do Estado, Paulo Hartung, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o prefeito eleito, Max Filho, os secretários, Fábio Brasileiro, diretor da empresa Vale, uma das patrocinadoras do restauro e diversas autoridades.

A comunidade vilavelhense respondeu positivamente, comparecendo em peso para a reinauguração. A Praça da Bandeira, onde fica localizada a igreja do Rosário, estava repleta de pessoas.

O ato começou com a apresentação do Coral Jovem Música Vale, que cantaram músicas natalinas e obras da música popular brasileira, encantando os presentes. Logo em seguida, o governador foi convidado a cortar a fita da porta principal da igreja do Rosário. O Ministro Provincial fez então a bênção da igreja, e todos puderam entrar para conferir o restauro. O movimento foi intenso durante toda a noite. Todos queriam entrar para ver e registrar este momento tão importante para a comunidade local e a cidade de Vila Velha.

Uma das visitantes mais idosas no local era a Dona Marina. Aos 84 anos, ela fez questão de estar no ato de reinauguração da igreja. Ela afirmou que atualmente não mora mais tão perto do local e não participa com frequência, mas que sua família sempre vinha aqui.

Paroquiano há mais de 40 anos, Odílio Fernando de Abreu é membro do Conselho de Pastoral do Rosário e ajudou no processo de restauração, fazendo a ponte entre a comunidade e Instituto Modus Vivendi, responsável pelas obras de restauração. Odílio destacou o trabalho dos frades em todo o processo, bem como o trabalho da equipe, a produtora e coordenadora de restauro Erika Kunkel e Raquel Diniz.

Para Frei Fidêncio, a igreja do Rosário é um marco histórico para a cidade, o estado e o país, mas também é um local de extrema importância para a igreja local. “Estamos diante de um monumento “sagrado” da história do povo capixaba; estamos diante de um monumento-berço que é sinal visível da história da evangelização que aconteceu a partir desta singela igreja do Rosário; estamos diante de um templo de Deus, ponto de referência da primitiva cidade de Vila Velha; enfim, estamos diante da pequena “igreja-mãe”, geradora de novas comunidades e paróquias nesta cidade de Vila Velha”, afirmou o Ministro Provincial.

Frei Djalmo Fuck, pároco, destaca a importância do restauro para a comunidade local. “Hoje nossa paróquia está em festa, a comunidade católica da Prainha está em festa, o município de Vila Velha está em festa, o Estado do Espírito Santo está em festa. Junto à velha e agora restaurada igrejinha da Prainha, pulsa o coração e alma dos capixabas, expressão grandiosa da fé de um povo, de sua fé viva, de suas celebrações, cânticos e preces. Marco da colonização do solo Espírito-santense, símbolo do povo capixaba e de seus monumentos históricos. Aqui nasceu o Estado do Espírito Santo. E agora, graças à parceira do poder público e a iniciativa privada, nossa igrejinha é devolvida novamente ao povo, seus verdadeiros donos, agora ainda mais bela”, afirmou, agradecendo o empenho de toda a equipe que trabalhou no último ano no restauro.

O governador descerrou a placa que marca a reinauguração da igreja e, em seguida, todos participaram da apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado, que fez uma belíssima apresentação, coroando assim este dia tão importante para a cidade de Vila Velha. A Casa da Memória e a comunidade do Rosário entregaram ao Ministro Provincial uma escultura com os principais pontos turísticos da cidade, entre eles a igreja do Rosário e o Convento da Penha. Foi entregue também ao governador uma placa de agradecimento. A pedido de Paulo Hartung, a música de encerramento foi O trem das Onze, de Adoniran Barbosa.

O dia ainda foi marcado pelo aniversário do Definidor Provincial e Reitor do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira. A Sinfônica fez sua homenagem, tocando o Parabéns a você para o aniversariante. Os frades terminaram a noite em clima festivo, celebrando o aniversário de Frei Paulo numa pequena confraternização no Convento da Penha.

A primeira missa na igreja do Rosário acontece nesta terça-feira, dia 20, às 19h30, onde acontecerá também a transladação do Santíssimo.

 

LEIA ABAIXO O DISCURSO DE FREI FIDÊNCIO VANBOEMMEL:

Ilustríssimo Sr. Governador Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, Sr. Prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda e todas as demais autoridades civis e militares;
Caríssimo Pe. Paulo, representante do nosso Arcebispo Dom Luis Mancilha Vilela;

Caríssimo Frei Djalmo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, e com ele todos os Confrades do Santuário do Divino Espírito Santo e do Convento Nossa Senhora da Penha;

Saúdo toda a Comunidade e todas as pessoas que se empenharam na restauração desta linda e histórica igreja de Nossa Senhora do Rosário.
A cada um e a cada uma, minha saudação Franciscana de Paz e Bem!

Neste fim de tarde, no 4º domingo do Advento e há uma semana da Solenidade do Natal do Senhor, as nossas atenções estão voltadas para esta Igreja do Rosário, restaurada com técnica e carinho, pronta para ser devolvida à Comunidade.

Aqui não estamos tão somente diante de um monumento histórico de grande valia, restaurada com esmero por todos os Órgãos competentes do Estado do Espírito Santo.
Estamos diante de um monumento “sagrado” da história do Povo Capixaba; estamos diante de um monumento-berço que é sinal visível da história da evangelização que aconteceu a partir desta singela Igreja do Rosário; estamos diante de um templo de Deus, ponto de referência da primitiva cidade de Vila Velha; enfim, estamos diante da pequena “igreja-mãe”, geradora de novas comunidades e paróquias nesta cidade de Vila Velha.

Por isso, olhando para esta igreja recém-restaurada, gostaria de contempla-la franciscanamente e diante dela proferir a oração que São Francisco de Assis pedia que os frades rezassem quando avistavam uma igreja ou outro sinal da cruz em meio às itinerâncias missionárias: “Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo, AQUI e em todas as igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo”.

E nas cartas que São Francisco escreveu aos Frades, aos Fiéis, aos Clérigos e aos Governadores dos Povos, ele muito insistiu na importância que se deve dar a tudo o que é visibilidade do Sagrado. Por isso, nesta tarde, parabenizo toda a sociedade Capixaba e especialmente a querida Vila Velha, por este esforço coletivo. Vos parabenizo franciscanamente no tempo da Igreja do Papa Francisco, porque todos se uniram à voz do mandato mais bonito que São Francisco um dia ouviu a partir do Crucificado na igrejinha de São Damião: “Vai, Francisco, e restaura a minha Igreja”.

Quando a Diocese de Vitoria, mais precisamente o Bispo Dom Luiz Scortegagna, escreveu carta pedindo que nós, “Frades Franciscanos” cuidássemos desta Paróquia, “dada a situação difícil que se encontrava a Paróquia de Vila Velha”, também fez questão de dizer que o “Santuário da Penha se situa na Paróquia”. Com isso quero entender, comunidade aqui presente, que a Igreja nos conferiu uma missão: que a Paróquia do Rosário e o Convento da Penha, sob a materna proteção da “Virgem feita Igreja” (Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Alegrias), dois monumentos sagrados deste Estado do Espírito Santo, façam pulsar no povo capixaba o que de mais sagrado existe no coração deste povo: o temor do Senhor e o carinho filial com a Mãe de Deus.

Em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, particularmente dos meus Confrade aqui de Vila Velha, mais uma vez lhes desejo a Paz e todo o Bem, como também os votos de um Santo Natal e um abençoado Ano Novo!

LEIA ABAIXO O DISCURSO DE FREI DJALMO FUCK

Em nome da Paróquia Nossa Senhora do Rosário gostaria de saudar e acolher a todos os presentes, mas de modo especial o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung; o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda; o diretor da Vale, Fábio Brasileiro; o representante da Arquidiocese de Vitória, Padre Paulo Régis, pároco da catedral e vigário responsável pelo Departamento Patrimonial e de modo muito particular e todo especial, Fr. Fidêncio Vanboemmel, ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, responsável por esta igreja e pelos frades que aqui trabalham e evangelizam.

Hoje a quase quincentenária igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, segundo os historiadores datada de 1535, agora também padroeira do município de Vila Velha, considerada a igreja mais antiga do Brasil em funcionamento, está sendo entregue novamente à comunidade, depois de um minucioso e dedicado restauro. Hoje nossa paróquia está em festa, a comunidade católica da Prainha está em festa, o município de Vila Velha está em festa, o Estado do Espírito Santo está em festa. Junto à velha e agora restaurada igrejinha da prainha, pulsa o coração e alma dos capixabas, expressão grandiosa da fé de um povo, de sua fé viva, de suas celebrações, cânticos e preces.

Marco da colonização do solo Espírito-santense, símbolo do povo capixaba e de seus monumentos históricos. Aqui nasceu o estado do Espírito Santo. E agora, graças à parceira do poder público e a iniciativa privada, nossa igrejinha é devolvida novamente ao povo, seus verdadeiros donos, agora ainda mais bela.

Queria destacar aqui o trabalho dedicado e competente do Instituto Modus Vivendi, por meio da arquiteta Érika Kunkel, responsável pelo restauro. Qualificação técnica, profissionalismo, diálogo com a comunidade e respeito ao patrimônio religioso se fizeram presentes em todo o processo. Queria agradecer cada profissional que aqui se empenhou, desde os restauradores profissionais até os mais simples operários. Cada um fazendo bem a sua parte para que pudéssemos hoje contemplar tamanha beleza. Destaco ainda o diálogo fecundo e a parceira com o IPHAN, na pessoa Elisa Machado Taveira, superintendente do mesmo aqui no ES.

Enfim, penso que todos nós, paróquia, município e Estado, temos a responsabilidade comum de agora em diante cuidar deste patrimônio restaurado. A beleza do mesmo não poderá ser contemplada exclusivamente pelos fieis católicos no momento das missas e demais celebrações. Este patrimônio é do povo, dos turistas que por aqui passam, daqueles que visitam nossos monumentos históricos. Temos que criar condições para que esta igreja possa permanecer aberta, com segurança e o trabalho de restauro cuidado e preservado, para que as futuras gerações, orgulhosas de nossa responsabilidade, possam ter na igrejinha da Prainha uma referência para sua fé, um marco de sua identidade cultural e espiritual. Muito obrigado!