Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vila Velha celebra a Padroeira Nossa Senhora do Rosário de 7 a 10 de outubro

01/10/2021

Notícias

A cidade de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, celebra a sua Padroeira, Nossa Senhora do Rosário, no dia 7 de outubro. Ela é também a Padroeira da Paróquia da qual pertence o Santuário do Espírito Santo dos Frades Franciscanos da Província da Imaculada Conceição. Desta igrejinha, uma das mais antigas do Brasil, nasceram todas as demais igrejas da cidade. No final do século XIX, a Igreja separou-se do Estado, criando o Bispado do Espírito Santo. Surgiram, então, as capelas de Barra do Jucu, Jaguarussu, Ponta da Fruta, Paul, Glória, Ibes, São Torquato, Cobilândia, Boa Vista e Praia da Costa, entre outras.

Seu registro como sede da Paróquia é do século XVIII. A prática religiosa se resumia à páscoa anual, rezas, ladainhas procissões e catequese. Com a vinda de D. Pedro II, em 1860, foi determinado que arranjassem um padre para as celebrações.

O tema escolhido para este ano para celebrar a Padroeira é inspirado na Ladainha Oficial de Nossa Senhora do Rosário, proposta pela Igreja Católica, “Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!”. E, a cada dia, foi criado um subtema para nortear a celebração, que complementa a oração.

A festa da Padroeira será celebrada com um Tríduo, entre os dias 7 e 10 de outubro, na área externa da Igreja Matriz, para garantir a segurança de todos os presentes. De quinta a sábado, as missas acontecerão sempre às 19 horas e, no domingo, dia em que será celebrada a Solenidade, às 18 horas.

Em cada um dos dias, um segmento pastoral da Paróquia será responsável pela celebração que terá a participação dos paroquianos das diversas comunidades e momentos especiais de devoção.

Os frades da Fraternidade do Santuário Divino Espírito presidirão as celebrações e, no sábado, dia 9, Dom Frei Dario Campos, OFM, arcebispo de Vitória, presidirá o último dia do Tríduo juntamente com a juventude paroquial.

Segundo a Pascom do Santuário, pede-se para levar a cadeira ou banquinho para maior conforto durante as celebrações. Caso as pessoas não possam participar presencialmente, todos os dias de festejos serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Paróquia.

PROGRAMA

– Tema da Festa: Nossa Senhora do Rosário; Rogai Por Nós!
– Dia da Festa: 10 de Outubro, às 18hs

– Tríduo de preparação: Dias 7,8 e 9 de outubro, sempre as 19hs.
– Tema do Tríduo e Equipes Responsáveis:

1º dia Tríduo – 19 horas:
Tema: Nossa Senhora do Rosário; Saúde dos enfermos
Celebrante: Frei Clarêncio Neotti
Equipe Responsável: Pastoral Familiar (Nível paroquial)

2º dia Tríduo – 19 horas:
Tema: Nossa Senhora do Rosário; Consoladora dos aflitos
Celebrante: Frei Adriano Dias do Nascimento
Equipe Responsáveis: Catequeses (Infantil, Perseverança, Crisma e Adultos)

3º dia Tríduo – 19 horas:
Tema: Nossa Senhora do Rosário; Auxílio dos cristãos
Celebrante: Dom Dario Campos, OFM
Equipes responsáveis: Jovens (Todos os segmentos paroquial)

DIA DA PADROEIRA
Missa Solene às 18 horas
Celebrante: Frei Djalmo Fuck


Veja mais: https://paroquiadorosario.com/