Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Domingo de Ramos no Santuário Divino Espírito Santo

11/04/2017

Notícias

ramos830_110417Vila Velha (ES) – O Domingo de Ramos foi solenemente celebrado na comunidade do Santuário Divino Espírito Santo, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e contou com a participação efetiva dos fiéis. A celebração marca a entrada de Jesus em Jerusalém e início da Semana Santa, onde viveremos com maior intensidade o grande Mistério da nossa fé.

O Santuário esteve cheio em todas as celebrações, sendo que a missa das 19h, que é a de maior afluência de pessoas, teve o início na principal praça da cidade.

Por ser inédita a procissão da praça até o Santuário, esta celebração mobilizou na sua preparação os jovens de toda a Paróquia e diversas pastorais, com inúmeras pessoas de boa vontade e dispostas a ajudar para que o nome de Jesus fosse lindamente glorificado.

Por volta das 17h, o movimento no Santuário era intenso! Todos chegando, com suas funções previamente definidas para colocar os dons que o Espírito Santo lhes deu em ação.

Às 18h, na praça, sobre um carro de som, já havia animação com músicas de louvor. Os fiéis que chegavam eram acolhidos e convidados a participar da celebração, recebiam os ramos e o folheto da missa.

Logo depois chegaram os demais integrantes da procissão: diversos jovens caracterizados com roupas da época de Jesus, outros com tochas acesas; também um jovem vestido de Jesus, montado em um jumentinho. Participaram da celebração o Pároco, Frei Djalmo Fuck, Frei Leandro Costa e Frei Nazareno Lüdke, diácono Campelo, ministros, leitores, coroinhas e acólitos.

Ali a celebração teve início, os ramos foram abençoados e o Evangelho incensado e proclamado. Em seguida, a procissão seguiu o roteiro estabelecido até o Santuário, onde foi recebida com alegres cantos e aclamações a Jesus Cristo.

Na continuidade da celebração, Frei Djalmo lembrou em sua homilia que a Cruz de Jesus é uma realidade viva em nossos dias, mas ela tem o poder de lapidar o ser humano que, em fraternidade, coloca-se a serviço e luta pelo respeito e dignidade da vida humana.

A feliz expectativa dos momentos celebrativos que virão acompanhou a dispersão da assembleia agradecida por poder celebrar o amor, a misericórdia e a salvação de Deus no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Zilma Sousa, especial para este site. Fotos Gabriela Spalla.