Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Grande Ação Solidária no Santuário Espírito Santo de Vila Velha

31/08/2021

Notícias

Aconteceu ontem (dia 30), de 9h até às 16h, no Pátio do Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, uma ação social em uma parceria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Província Franciscana) com a Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Vários serviços foram ofertados no Santuário: Inclusão e atualização do Cadastro Único; testes rápidos de Covid-19, diabetes, sífilis e HIV; marcação de mamografia, aplicação da vacina contra a gripe e serviços de Procon, Sine (agência de emprego de Vila Velha), Escelsa (serviço de energia elétrica) e presença do Banestes, o banco do Estado, oferecendo crédito para pequenos empreendedores.

Frei Djalmo Fuck é o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e conta que a Prefeitura o procurou devido à boa localização do Santuário que está em um lugar central da cidade, pedindo que cedesse o espaço e a estrutura para uma ação social conjunta, oferecendo diversos serviços em um único local.

“O problema hoje é que as pessoas têm que se deslocar para vários lugares quando têm que resolver alguma coisa. E a ideia é concentrar esses serviços todos em um único local fazendo com que as pessoas não se desloquem tanto. Estão sendo oferecidos serviços de saúde como testes rápidos, exames de mamografia estão sendo marcados aqui, há a presença do Procon, do Sine e do Banestes para oferecer soluções para pessoas que têm alguma dívida ou precisam renegociar dívidas, além de linhas de crédito para pessoas mais simples”, explica o frade.

Pelo Santuário passaram mais de 5 mil pessoas ao longo do dia, inclusive com a presença do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que deseja repetir o evento em outras ocasiões e estreitar os laços de amizade e parceria com a Província Franciscana. Segundo o prefeito, “foi o evento social mais bem-sucedido da Prefeitura até o momento”. Os frades do Santuário marcaram presença, acolhendo as pessoas, sempre com muita alegria e espírito de serviço. Todos os protocolos de segurança foram tomados e evento aconteceu todo ao ar livre.


Pascom Santuário