Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Universidade Antonianum em pauta no Capítulo

29/05/2015

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Santa Maria dos Anjos (Assis) – Em meio à continuação dos trabalhos das comissões que estudam temas específicos, de onde sairão os mandatos (decisões operacionais) do Capítulo, Irmã Maria Malone e Frei Agostino Hernandez, respectivamente, reitora e vice-reitor da Universidade Antonianum, de Roma, à qual o Instituto Teológico Francisco de Petrópolis é afiliado, fizeram-se presentes na sala capitular na manhã do dia 29.

antonianum1Irmã Maria destacou os critérios que justificam estar o Antonianum entre as instituições universitárias: identidade e missão, qualidade da oferta e sustentabilidade econômica. No que diz respeito à identidade e missão, citou o significado eclesial do franciscanismo, a formação para evangelização, o serviço à Ordem, o estudo do pensamento franciscano e o estudo crítico das Fontes, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, entre outros.

No ano acadêmico 2014-2015, o Antonianum conta com 723 estudantes no total; destes, na sede romana, estão 472 (245 da Europa, 84 da Ásia, 74 da África, e 69 da América). Professores da sede romana: 54 frades OFM, 16 frades OFMCap, 3 frades OFMConv, 9 outros sacerdotes ou religiosos, 39 leigos/as, 7 religiosas.

À noite, Frei Adriano Appollinario, no papel de mágico-palhaço, foi a atração dos capitulares.

Uma longa tradição do Antonianum

antonianum2Na sua atual sede e com as relativas estruturas, o Antonianum teve início em 1887, graças à decisão e à iniciativa do então Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores de fundar  em Roma um estudo geral para toda a Ordem. A 20 de novembro de 1890, com a bênção do Papa Leão XIII, foram iniciadas a vida e a atividade acadêmica do Collegium Sancti Antonii Patavini in Urbe.

A 17 de maio de 1933, a Congregação para a Educação Católica declarou canonicamente erigido o Athenæum Antonianum in Urbe, com as Faculdades de Teologia, de Direito canônico e de Filosofia, autorizando-o a conferir tais graus acadêmicos. A 4 de junho de 1938, o Sumo Pontífice Pio XI concedeu ao Ateneu o título de Pontifício e a 15 de Agosto do mesmo ano foram aprovados os seus estatutos.

A 4 de Setembro de 2001, a Congregação para a Educação Católica transformou o Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, até então seção da Faculdade de Teologia do Ateneu, erigindo-o como Faculdade de Ciências Bíblicas e de Arqueologia do mesmo Ateneu, com o poder de conferir os graus acadêmicos de bacharelado em sagrada teologia, assim como a licença e o doutoramento em Ciências bíblicas e arqueologia.

O Pontifício Ateneu Antonianum, constituído por quatro Faculdades, viu-se assim em condições  para ser distinguido com o título de universidade. Com um solene ato acadêmico se celebrou a elevação do Pontifício Ateneu Antonianum à categoria de Universidade, feita pelo Santo Padre João Paulo II a 11 de Janeiro de 2005.