Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Uma reflexão sobre o diálogo e a paz no Retiro dos Benfeitores

27/04/2019

Notícias

Érika Augusto

Agudos (SP) – Começou na sexta-feira, 26, mais uma edição do Retiro dos Benfeitores Franciscanos, promovido pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas (PVF). O tema escolhido para este ano é a comemoração dos 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão Al-Malik Al-Kāmil. O belíssimo Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos (SP), acolhe o grupo de 90 participantes, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Brasília e Goiânia. Do total, 27 pessoas estão participando pela primeira vez do encontro.

Na manhã deste sábado, 27, os benfeitores se reuniram logo cedo para rezar. Iluminados pelos primeiros raios de sol do dia, os participantes foram convidados a formar a palavra “paz” no centro do campo do Seminário. O momento contou com a animação da equipe de colaboradores do PVF e por Frei Alexandre Rohling, o Frei Xandão.

Frei Leandro Costa, da equipe do PVF, ficou responsável pelos momentos de formação. Ele contextualizou o período que o mundo e a Igreja viviam há 800 anos, quando aconteceu o encontro de São Francisco com o Sultão Al-Malik Al-Kāmil em Damietta, no Egito. Ele afirmou que após 800 anos deste acontecimento, o fato nos provoca a realizar gestos concretos, em vista do diálogo, respeito, tolerância, paz e fraternidade.

O frade salientou que a paz está no DNA do franciscanismo. “A paz foi o caminho, o projeto do santo de Assis”, afirmou. Ele recordou ainda que São Francisco é querido não somente pelos católicos, mas por pessoas de outras denominações cristãs, outras religiões e por pessoas sem religião. Este reconhecimento se dá através do esforço do santo de Assis em promover a paz e o diálogo. Nos dias atuais, os franciscanos são convocados a promover a paz, mesmo que o mundo secular busque o fim da violência através do armamento e da opressão. “Promover a paz sem armas, através do diálogo, pode ser sinal de fraqueza para o mundo. A paz se faz através do diálogo, respeito, tolerância. É por meio destas ações que conseguimos a verdadeira paz”, alertou Frei Leandro.

O frade afirmou que São Francisco foi ousado porque teve a coragem de pensar diferente da sua época. E que este é também o convite a todos os franciscanos. “É preciso pensar diferente da época que nos domina. Pensar diferente daquilo que vemos na TV; do que compartilhamos nas redes sociais; do discurso de muitas pessoas, que querem nos convencer de que não é possível mudar. A missão do profeta é anunciar um tempo novo, é denunciar, ser um estranho, mas convencido da proposta de Cristo, que anuncia um tempo novo”, assegurou o pregador.

Equipe apresenta os números do PVF

Na noite de sexta-feira, 26, os benfeitores foram acolhidos pela equipe do PVF. Na ocasião, eles apresentaram alguns dados sobre o Pró-Vocações.

Atualmente, o PVF conta com aproximadamente de 13.500 benfeitores. Porém, deste número, apenas 8930 são benfeitores ativos, que contribuem regularmente. Outros 4558 são os chamados benfeitores inativos, que por alguma divergência no cadastro, como a falta do número de CPF ou mudança de endereço, deixaram de contribuir. O Estado com maior número de benfeitores é São Paulo, com 2458 pessoas, seguido do Rio de Janeiro, com 2080 e Santa Catarina, com 1804.

Foi da cidade de São Paulo que veio o casal Jaqueline e Angelo. Eles participam da Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, zona Sul da capital paulista. Angelo conta que sua mãe foi benfeitora por muitos anos, mas acabaram se distanciando do PVF. Ele voltou a ser benfeitor em 2018 e neste ano vieram pela primeira vez ao retiro. Para eles, o convívio entre os benfeitores chama a atenção, além da beleza do Seminário.

VEJA ALGUMAS IMAGENS: