Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um dia de testemunhos no Tríduo Vocacional

18/05/2023

Notícias

 Rodeio (SC) – O segundo dia do Tríduo Vocacional, nesta quinta-feira (18/05) marcou pelos exemplos de vida religiosa. No dia em que se refletiu sobre a Vocação Religiosa, o jovem Frei Gabriel Dellandrea, que será ordenado presbítero neste sábado, teve os testemunhos de Frei José Bertoldi, de Irmã Inês, das lutadoras Irmãs Catequistas Franciscanas que se reergueram depois da enchente em Rodeio e de Frei Policarpo Berri, através do testemunho do seu sobrinho.

Para falar de vida religiosa, a equipe de Animação Vocacional da Província (SAV), da qual Frei Gabriel faz parte, escolheu a Casa-Mãe das Irmãs Catequistas Franciscanas, no centro de Rodeio (SC). Neste mês Mariano, a cada dezena do Terço Vocacional refletiu-se sobre a vocação dos consagrados e rezou-se pelas vocações no Ano Vocacional da Província da Imaculada Conceição, pela vocação de Frei Gabriel e de todas as religiosas.

A Ministra Provincial da Província Imaculado Coração de Maria, Ir. Ivonete Gardini, acolheu e saudou a todos nesta noite. “Onde está uma Irmã Catequista Franciscana, Rodeio está presente. Aqui surgiu a nossa Congregação”, disse.

“Para nós é um motivo de muita alegria e, desde já a gente agradece, a Frei Gabriel e Frei Jeâ, certamente a Província da Imaculada, que escolheram a nossa casa. Para nós, hoje é um dia muito significativo porque há quatro meses essa capela estava cheia de lama. E nós fomos acolhidos, fraternalmente, pelos frades. Nós não ficamos mais abaladas emocionalmente porque recebemos o carinho fraterno de nossos irmãos, os freis, que acolheram por muitos dias as nossas irmãs mais fragilizadas pela idade. Que bom, que gratificante abrir hoje as portas de nossa capela para acolher a Família Franciscana, para acolher a comunidade de Rodeio neste espaço, que para nós é muito sagrado”, celebrou Ir. Ivonete.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

“Queremos agradecer a Deus pelo dom de nossa vida, pelo chamado à santidade, pela graça do batismo, pela nossa vocação e por sermos Igreja de discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço das vocações, aqui e agora”, animou Frei Augusto Luiz Gabriel, que é diácono e integrou a turma de Frei Gabriel, e conduziu as reflexões a cada dezena do Terço.

Na primeira dezena refletiu-se sobre a busca. “Onde moras?” é a pergunta dos discípulos André e João a Jesus, que responde: Vinde e Vede. “Qual é o projeto de Deus para mim? O que Deus quer de mim?”, propôs o frade.

Na segunda dezena, o tema foi o chamado: “Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. E eu, quantas vezes fico preso à rotina, ao comodismo e não dou atenção ao olhar de Cristo, quando cruzo com Ele pelo caminho? Tenho medo de comprometer-me como discípulo missionário?”, acrescentou Frei Augusto.

A terceira dezena abordou o seguimento. ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga’. “Aceitar o chamado de Cristo para a vida consagrada, religiosa ou sacerdotal, missionária, matrimonial ou leiga, assumindo a vocação cristã, implica em amá-Lo e caminhar com Ele”, lembrou Frei Augusto.

A missão foi tema da 4ª dezena: “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos”. “Todos os batizados devem viver como discípulos missionários. ‘Ide, eu vos envio…’ é mandato de Cristo para todos”, realçou o frade.

Na quinta dezena, a Fidelidade radical: “Jesus chama os batizados para entregarem-se radicalmente ao serviço do Reino. Exige encontrar n’Ele o sentido da vida, o desapego do mundo e do próprio eu. Exige discernimento e resposta corajosa”, explicou Frei Augusto.

No final, Frei Gabriel manifestou publicamente sua vontade de receber o ministério presbiteral e de perseverar dentro do carisma franciscano, obedecendo aos seus votos religiosos. Ao seu lado, dois testemunhos de vida religiosa: “Temos dois consagrados, que são sinais de perseverança e fidelidade, também nascidos nesta terra de Rodeio: Frei José Bertoldi, com 88 anos; e Irmã Inês Cochner, com 96 anos”, disse Frei Jeâ Paulo Andrade, animador provincial do SAV. Frei Bepe, como é conhecido Frei José, disse que está repetindo o Noviciado: “Estou entre os noviços com muita alegria”, contou o frade. Irmã Inês disse que passou por muitos e muitos lugares, e agora voltou “para descansar na Casa-Mãe”.

As Irmãs Catequistas e suas Noviças, então, entoaram a Ladainha de Nossa Senhora.

No final, Frei Gabriel agradeceu as Irmãs Catequistas pela acolhida. “De fato, esta celebração foi pensada para esta Casa no dia que refletimos sobre a vocação religiosa. Ainda que alguns freis assumam a missão de presbíteros, permanecemos freis. Esta é a nossa vocação. Somos completos por sermos freis. E alguns de nós assume a missão, o serviço de sermos presbíteros, mas a nossa vocação primeira é sermos irmãos e frades menores”, disse Frei Gabriel, agradecendo às Irmãs, aos frades e ao povo. “Que bom que estiveram aqui conosco. Quero agradecer ao Frei Augusto (se emociona). Cultivamos uma grande amizade na nossa caminhada”, disse, pedindo uma salva de palmas a ele. Frei Gabriel lembrou que Frei Roger Strapazzon, também presente nas celebrações, é de sua turma, assim como Frei Hugo, que está em Angola.

NA COMUNIDADE DE FREI POLICARPO BERRI

Da dir. para esq.: Giovanni Paolo Berri, Natalina Stedile, Ismael Serafin Berri, aspirante Francisco e Frei Roger

Para Frei Policarpo Berri, conhecido frade desta Província e venerado pelo povo de Pato Branco (PR), onde viveu mais de 64 anos, a igreja da Comunidade Rodeio 50 “parece uma catedral”. Quem faz essa revelação é seu sobrinho Ismael Serafin Berri, que hoje reside na casa em que viveu o frade. O tio, muito querido pelo sobrinho, não deixava de voltar para o seu lar de criança.”Mas ele era muito simples. Ia sempre buscá-lo na rodovia para Ascurra e ele não trazia mala, mas apenas alguns pertences. Não ficava muito aqui e logo estava de volta a Pato Branco. Aquela cidade tinha um imã que o atraía”, diz Ismael, que nesta quinta-feira acompanhou os missionários no Rodeio 50, onde está a Igreja de São Virgílio, o lugar escolhido por Frei Gabriel para a sua Ordenação Presbiteral.

O sobrinho Ismael, Frei Policarpo, as iniciais e a data da construção da casa pelo Pai de Frei Policarpo. 

(toque nas imagens para ampliá-las)

Frei Policarpo é um dos 11 filhos de Melânia e Félix Berri. A casa onde mora Ismael ainda tem a data da construção e o nome de seu avô. “Aqui é um espaço de muita paz e tranquilidade. Aqui o garoto Policarpo brincava antes de seguir para o Seminário de Rio Negro com 11 anos de idade”, lembrou Ismael.

O bairro Rodeio 50 leva esse nome, pois a Igreja e a escola encontram-se no lote de nº 50. Segundo Ismael, a devoção ao padroeiro São Virgilio veio com os imigrantes italianos, mais precisamente da região de Trento. A construção da Capela, uma das mais belas do Vale do itajaí, começou em 1952 e foi concluída aproximadamente quatro anos depois. Segundo Ismael, hoje o bairro não tem mais que 200 famílias.

Os missionários que se dividiram para visitar as famílias nesta quinta-feira, almoçaram na Casa que é o Noviciado das Irmãs Catequistas Franciscanas. Elas estão nesta comunidade desde sua fundação em 1915, quando duas jovens naturais de Rodeio, Amábile e Maria Avosani e, posteriormente, Liduína Venturi, fundaram a Congregação. Muitos colaboraram como primeiras formadoras da comunidade, tanto na parte religiosa como na escolar. No Noviciado, quatro jovens estão se preparando para a vida religiosa.

TERCEIRO DIA DO TRÍDUO

Nesta sexta-feira, Frei Gabriel vai fazer Declaração de Fidelidade à Igreja no ministério presbiteral. O tema do dia será a Vocação Presbiteral, com o encerramento do Tríduo Vocacional na Comunidade do Gávea.

A partir das 8h45, os missionários continuam suas atividades nos bairros do Gávea, Centro, Nova Brasília, São Pedrinho, Diamante, Rio Morto. Almoçam nas comunidades e só retornam para o Tríduo. A visita deverá priorizar os doentes, idosos, pessoas afastadas das comunidades e atingidas pela enchente no início do ano.

A equipe do SAV propõe arrecadação de produtos de higiene pessoal para os seminários da Província no ofertório das celebrações, como gesto concreto da missão: (sabonete, shampoo, desodorante, pasta e escova de dente…)


Moacir Beggo