Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Onécimo a Frei Gabriel: “Viva o sacerdócio ministerial com coração sinodal”

20/05/2023

Notícias

Rodeio (SC) – A imponente Igreja de São Virgílio, da Comunidade Rodeio 50, ficou ainda mais bonita neste sábado, 20 de maio, às 16 horas, com a Ordenação Presbiteral de Frei Gabriel Dellandrea. Pela imposição das mãos do bispo diocesano de Rio do Sul (SC), Dom Onécimo Alberton, Frei Gabriel recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, tornando-se o segundo “filho padre” de Dª Terezinha e o Sr. Sérgio. O primeiro a se ordenar presbítero foi Frei Daniel (dia 18 de outubro de 2008).

A grandiosidade do rito de ordenação garantiu belos e emocionantes momentos em duas horas com a igreja lotada. A começar pela solene procissão com os presbíteros e religiosos franciscanos, o bispo Dom Onécimo e Frei Gabriel ao lado de seus pais.

Os aspirantes do Seminário de Ituporanga, noviços e religiosas, principalmente as Irmãs Catequistas Franciscanas, e o povo rodeiense se juntaram a um grupo de amigos de Imbariê, na Baixada Fluminense, que veio de ônibus para partilhar deste momento único na vida de Frei Gabriel. Presentes o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e o Vigário Provincial, Frei Gustavo Wayand Medella. O cerimoniário foi Frei Rodrigo da Silva Santos e Frei Diego Melo fez os comentários.

O rito da ordenação obedeceu à seguinte ordem: a eleição do candidato; homilia, propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Após a proclamação do Evangelho, o diácono Frei Augusto Luiz Gabriel convidou Frei Gabriel para o Rito de eleição, quando foi confirmado pelo testemunho do irmão e Definidor Provincial, Frei Daniel Dellandrea, e pela acolhida do bispo em nome da Igreja.

Na sua homilia, o bispo agradeceu o convite para estar neste momento tão especial na vida de Frei Gabriel. Recordou a entrevista que Frei Gabriel deu a este site e que falou do significado da ordenação presbiteral como serviço. “De fato, Jesus não procura os sábios, mas os disponíveis. A primeira resposta amorosa que Jesus espera de nós, é e sempre será a disponibilidade para o seu serviço. Com o coração e os olhos fixos Nele, com a diaconia e o sacerdócio, na missão evangelizadora e pastoral que te será confiada, és chamado todos os dias fazer o que Ele fez: ‘Se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós’ (Jo 13, 13-15)”.

“Caríssimo irmão, viva o sacerdócio ministerial que te será confiado, com coração sinodal, permanecendo unido a Cristo, à sua Igreja e à Ordem Franciscana, conforme o apóstolo Paulo exorta na leitura que acabamos de escutar: ‘Como, num só corpo temos muitos membros, cada qual com uma função diferente, assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e todos membros uns dos outros'”.

O bispo pediu que Frei Gabriel permaneça fiel a Jesus e e sirva-O nos irmãos e irmãs, sobretudo, nos mais necessitados. “Faça isso consciente do que Ele nos diz no Evangelho: ‘Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'”.

 

E continuou: “Se Jesus te convida para estar com Ele na Cruz, para viver Nele a fecundidade da tua castidade, na obediência amorosa, viva a preciosidade da pobreza evangélica como oferta de tua vida, vocação e missão”, disse, lembrando: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto”.

Dom Onécimo falou do lema de ordenação, extraído da oração de São Francisco diante do crucifixo de São Damião: “Grande e magnífico Deus, meu Senhor Jesus Cristo, iluminai o meu espírito e dissipai as trevas da minha alma. Dai-me uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita. Concedei meu Deus, que eu vos conheça muito, para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa Santíssima Vontade”.

“Na presença de Deus, seja esta oração vivida por ti todos os dias, e diante do crucifixo de São Damião, como Francisco, continue a obra de edificação de sua morada em ti, para edificar com tua vida, vocação e missão a Igreja de seu filho Jesus”, pediu.

“Que Maria Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, dos vocacionados e dos sacerdotes, seja para ti modelo de quem procurou em tudo, fazer a vontade de Deus. Assim seja!”, concluiu.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

Na continuidade do rito, o bispo convidou, então, o eleito a declarar perante a Igreja seu propósito de desempenhar sempre a missão de presbítero, pelo ministério da Palavra, pela celebração da Eucaristia e da reconciliação, pela fidelidade assídua ao dever da oração e pela entrega pessoal a exemplo do Cristo Senhor. Diante da Igreja e no diálogo com o bispo, Frei Gabriel disse sim ao ministério presbiteral, suas funções e seu modo de vida. Então, ele se prostrou ao chão, como sinal de total entrega a Deus, enquanto Frei Gustavo Medella iniciou a Ladainha de Todos os Santos, implorando ao Senhor a graça para aquele que será ordenado.

No momento central, Frei Gabriel se colocou de joelhos e, em silêncio, bispo e presbíteros impuseram as mãos sobre ele, seguindo a prece de ordenação feita pelo bispo.

De pé, o ordenado foi revestido por seu irmão Frei Daniel, por Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Roger Strapazzon (confrades de turma) com a estola, sinal de seu serviço, e a casula, a veste própria do pastor. Teve as suas mãos ungidas e amarradas com uma fita, que foram desatadas pelos pais, Terezinha e Sérgio. Eles, assim como Frei Daniel, o irmão Elton, a cunhada Carolina e as pequenas sobrinhas receberam a primeira bênção presbiteral de Frei Gabriel. Dom Onécimo, a seguir, lhe entregou a patena e o cálice, exortando-o a conformar-se ao mistério da Cruz do Senhor, pondo em prática o que vai celebrar.

Recebido o abraço de todos os presbíteros, com quem dividirá o ministério, e confrades presentes, Frei Gabriel subiu ao presbitério para concelebrar pela primeira vez a liturgia Eucarística.

Ao término da qual, fizeram seus agradecimentos o representante da Comunidade, o Ministro provincial e o ordenado.

 

Em nome do Conselho Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Valcir Ferrari agradeceu a Dom Onécimo, aos frades em nome do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto, às Irmãs Catequistas, aos paroquianos e aos missionários. “Um agradecimento especial ao ‘sim’ de Frei Gabriel, à sua família pela graça de ter mais um filho presbítero. Através de nossas orações, possam alcançar todos os santos e santas para que interceda junto a Deus e para que dê a Frei Gabriel discernimento e coragem para conduzir o seu rebanho até Deus, o nosso Pai”, disse.

O Ministro Provincial disse que quando a Fraternidade elege um irmão para assumir o ministério presbiteral, ela conta com o esforço de muita gente. E agradeceu a todos os formadores e professores da Província. “Quando o Frei Gabriel, no alto da sua juventude, sorrindo em simpatia, diz ‘eu quero fazer parte desta missão’, eu tenho certeza que nós todos nos animamos”, disse, mesmo os sêniores Frei Tarcísio Theiss e Frei José Bertoldi. “Todos nós nos alegramos e todos nós dizemos vale a pena. E por isso esta Semana Missionária, tenho certeza, preencheu os corações das famílias que nos acolheram. Nessa certeza, vale a pena, vale a pena ouvir o Senhor, vale a pena colocar os nossos passos nas pegadas de Jesus Cristo e sair anunciando ao mundo inteiro o Evangelho da Paz e do Bem”, acrescentou Frei Paulo

E dirigindo-se a Frei Gabriel, apontou para os frades. “Quanta gente você pode contar! São os frades, seus irmãos. São padres que, com você, formam o Colégio dos Presbíteros. E o bispo, que, com tanta paternidade, nos acolheu e fez você um servidor da Palavra, fez você uma pessoa disposta a lavar os pés, sobretudo daqueles que mais sofrem.  Nós nos alegramos muito com o seu ‘sim’. E aqui nesta casa, o ‘sim’ das Irmãs Catequistas. Mulheres com coragem que, olhando a realidade e vendo a necessidade, disseram sim. Saíram pelo mundo vivendo em fraternidade, inspiradas em Clara e Francisco de Assis”, emendou.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Ao povo de Deus disse que tinha uma palavra: gratidão. “A todos que fazem parte desta caminhada, tenho um pedido: rezem por nós. Rezem pelo Frei Gabriel, rezem por cada frei, cada Irmã Catequista, rezem pela Igreja para que a gente tenha coragem necessária de anunciar com profecia, com empenho, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, pediu.

Frei Gabriel contou que seus pais gostam de costurar, mas que ele e o Frei Daniel não têm esse dom. “Mas nesse pouco tempo de vida religiosa, aprendi que temos de fazer sempre uma costura. Nós somos uma costura de histórias, de pessoas, de aprendizados. E apesar de ficarmos mais unidos quando costuramos novas coisas, costurar fere. A agulha para unir uma parte à outra, precisa ferir a peça. Por isso, nós também, na nossa caminhada de fé, nos unimos e nos ferimos. Por isso, desde já, no início deste ministério, peço perdão se eu vier a decepcionar alguém ou não vier exercer bem o ministério. Mas eu gostaria de fazer estes trabalhos com a ajuda dos meus confrades. Costurar é unir partes. E como é necessário unir partes. Estamos desunidos por muito pouca coisa”, observou.

 

“Por isso, eu quero costurar. Minha vida, minha Ordem. Agradeço a todos que estão aqui, de perto e de longe que testemunharam este momento. Não vou mencionar nomes e lugares para não faltar com ninguém. Mas também preciso agradecer nominalmente ao pároco Frei João Miguel, que preparou toda essa Semana e essas celebrações, e a Comunidade Rodeio 50. Quero agradecer aos meus familiares, que são a base para a minha vida. Agradeço aos amigos e confrades e, agradecendo aos confrades, agradeço nominalmente ao Frei Paulo, que foi o meu primeiro formador e me ensinou uma frase bonita: “Quem tem dom, passa bem”, revelou.

Por último, agradeceu a Dom Onécimo por ter aceitado presidir esta celebração. “Já imaginava a sua paternidade, e pude confirmar isso pessoalmente”, confessou.

Dom Onécimo, por sua vez, agradeceu por esse momento tão especial. Ele também fez um agradecimento à Província Franciscana da Imaculada Conceição: “Quero agradecer imensamente à Ordem Franciscana. E eu sou grato porque antes de ser Diocese, os franciscanos aqui já estavam. Então, a base da espiritualidade franciscana perpassa em muitas paróquias da nossa Diocese e se constituem em muitas comunidades que foram atendidas espiritualmente e acompanhadas pelos sacramentos, pelo testemunho da vida de tantos frades que nos antecederam e que faz parte da história da Igreja de Rio de Sul. Peço a Deus que sempre abençoe a Ordem Franciscana aqui na Diocese, presente também em Ituporanga e também em todas as diversas realidades em nosso país. Que Deus nos abençoe e que a fecundidade vocacional possa sempre suscitar a vida nova com o coração hoje agradecido por esse mais novo irmão em Cristo”.

Frei Gabriel vai presidir a Primeira Missa neste domingo, 21 de maio, às 10 horas, na Igreja Matriz São Francisco de Assis de Rodeio.


VEJA O VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS


Frei Roger Strapazzon e Moacir Beggo